1 de setembro de 2019

[Resenha] E se for você?


E SE FOR VOCÊ?

Autor (a): Rebecca Donovan

Editora: Globo Alt
Ano: 2016
Páginas: 416
Classificação: 4/5






Sinopse: Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor.
Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. 
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.
Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.
Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

Olá, queridos leitores do Pacote Literário!

Hoje venho contar para vocês a história desse livro que comprei de forma despretensiosa na Black Friday de 2016 e ainda não o havia retirado da estante. Ainda bem que o incluí em nesse desafio, pois foi muito prazerosa a leitura.

Vale observar que a publicação desse desafio é realizada todo dia 12 de cada mês, mas em virtude de um problema de saúde que tive, publico hoje a resenha referente ao mês de agosto.

No livro, conhecemos a história de amigos de infância, dentre eles, Cal e Nicolle que, após algum tempo e muitos acontecimentos, perderam o contato e não têm mais notícias um do outro.

Cal entra na faculdade e lá se encanta por um par de olhos que jura conhecer, mas a garota por trás daqueles olhos tem um nome desconhecido para ele. O comportamento dela também é diferente, mas ele se apaixona e tenta descobrir quem é aquela mulher misteriosa.

A garota que se apresenta a ele é Nyelle é uma jovem extremamente ousada, sonhadora, que gosta de realizar algumas "maluquices" que acabam por deixar Cal ainda mais de queixo caído por ela...

Cal e Nyelle passam a se conhecer melhor e ele fica cada vez mais convencido de que ela é Nicolle, uma garota por quem ele se apaixonou na infância e continuou carregando esse amor pela vida toda.

Cada vez que se encontram, Cal percebe em Nyelle gestos e trejeitos daquela que fora sua amiga de infância e o leitor fica curioso para saber se ela é realmente Nicolle e seus motivos para mudar seu nome e seu comportamento.

O livro tem capítulos do passado e do presente. Os capítulos que tratam do presente são sempre narrados por Cal em primeira pessoa. Os que contam sobre o passado são narrados em terceira pessoa e intercalam entre narrações de Nicolle e Richelle, uma amiga em comum entre eles.



Adorei a forma como o livro se desenvolve, com detalhes dramáticos da família de Nicolle, muitas aventuras de Cal e Nyelle e o desvendar dos mistérios que cercam a leitura.

Vários personagens secundários me chamaram a atenção. Richelle, pela forma como foi criada, pela maneira como sua mãe conduzia as coisas, me fez querer ser amiga dela também! Rae, a melhor amiga de call, também se mostrou uma ótima amiga, desses personagens que dá vontade de tirar do livro e trazer para a vida.


"_ Você é minha melhor amiga. Quando dói em você, dói em mim também."

O final do livro condiz com toda a expectativa criada e, dentro do possível, é um final feliz e realista após toda a narrativa!

Este é o primeiro livro que leio da autora, amei a escrita de Rebecca, apesar de considerar que alguns trechos poderiam ser mais resumidos (culpa da total falta de controle da ansiedade dessa leitora).

A edição está maravilhosa, sem erros de ortografia. Também não encontrei problemas na tradução.

A capa é chamativa, com letras coloridas e o rosto misterioso com o belo par de olhos azuis que dão todo um charme ao livro.

Recomendo a quem curte um bom e leve romance com lições de amizade, de amor e de vida!

Essa leitura faz parte do desafio #12livrospara2019 (referente ao mês de agosto) e também do Projeto #leiamulheres, já explicados aqui no blog.

E você, já leu este livro ou outros dessa autora? O que achou? Conte-me nos comentários!



14 comentários:

  1. Olá...
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, até então ainda não tinha parado para ler alguma resenha, sendo assim, amei quando encontrei esse livro aqui!
    A premissa é bem interessante e amei saber que é um livro que mescla romance com lições de amizade... Amei!
    Dica anotada <3

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane! Obrigada por seu comentário! Que bom que gostou da dica! Beijos!

      Excluir
    2. Já li e gostei tem outros livros dela que muito bom o livro eu escolhi respirar e bom também

      Excluir
  2. Ah, eu adoro histórias assim, que alternam passado e presente! Livros dramáticos estão me chamando bastante a atenção também, principalmente porque abordam uma amizade e um amor incondicional. E eu também adoro ser surpreendida por livros que estão há tempos na estante, e que depois se mostram excelentes. Parabéns pela resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! Obrigada pelo comentário! É uma delícia de leitura e eu espero que você curta esse drama! Beijos! Karla Samira

      Excluir
  3. Eu já vi algumas resenhas positivas também desta obra, parece ser aquele livro que é bom de ler para passar uma ressaca literária. Sobre os trechos serem mais resumidos eu gosto quando tem bastante coisa descrita, mas é bem de ansiedade mesmo. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Obrigada por seu comentário! Sim, o livro é ideal para curar ressas literárias, leve e de leitura rápida. Beijos!

      Excluir
  4. Poxa q situação :o , Até fiquei curioso pra saber se ela é mesmo a Nicolle kkkkk, e também sobre as maluquices da Nyelle, parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio! Obrigada por seu comentário. Coisas malucas como misturar Doritos com algo doce ou subir em uma árvore alta são as maluquices de Nyelle. Mas se ela é mesmo a Nicolle, só lendo pra saber! Abraço!

      Excluir
  5. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro, já tinha visto a capa desse livro por aí mas ainda não sabia do que se tratava, lendo seu post fiquei super curiosa para ler e descobrir se a personagem é ou não a que o protagonista conheceu no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari! Obrigada por seu comentário! Fico feliz em saber que o post lhe trouxe curiosidade sobre o livro, espero que leia e venha nos contar o que achou. Beijos! Karla Samira

      Excluir
  6. Adorei a dica e a sua postagem deste mês na nossa TAG, Karlinha!
    Não conhecia este livro, mas parece bem bacana, fiquei curiosa para ler também. Adoro livros com amigos de infância :)
    Ja vai pra lista!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clauo! Obrigada por seu comentário! Acho que você vai adorar essa leitura. Beijos! Karla Samira

      Excluir
  7. Oi Karla, adorei a dica!
    Estou precisando de leituras leves para tentar voltar ao ritmo, com certeza esse vai pra lista, rsrs. Adorei todo esse mistério ❤️
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.