12 de agosto de 2019

[Resenha] Poesia que transforma

POESIA QUE TRANSFORMA
Autor (a/es): Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Ano: 2018
Páginas: 192
Classificação: 4/5


Sinopse: Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes.
O livro inclui o poema Recomece e ilustrações do artista baiano Elano Passos.
“O Bráulio mexe com nossas memórias, nossos sentimentos, faz aflorar o melhor da gente. É poesia que sai do coração. Que alegria tê-lo toda semana no meu programa!” - Fátima Bernardes.
“Cada palavra que sai da boca do Bráulio Bessa toca minha alma de uma forma raríssima.” - Milton Nascimento
“Bráulio Bessa é um hipnotizador de palavras. Tem o coração rimado. Quando fala, o verbo venta verso.” - Fabrício Carpinejar
“Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.’” - Bráulio Bessa
Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.


Bom dia leitores do Pacote Literário! Como perceberam, andei um pouco sumida devido a um probleminha de saúde, mas já resolvi e está tudo bem.

Devido ao ocorrido, me atrasei com a leitura do desafio "12 livros para 2019", cuja resenha sairia hoje, mas prometo trazê-la o quanto antes.

Hoje estou aqui para falar com vocês do livro de Bráulio Bessa, um autor que tenho certeza que você já conhece.

Bráulio ficou famoso no programa Encontro da Fátima Bernardes e emprestou o seu rosto e sua voz a muitos vídeos que rolaram no WhatsApp, sem sabermos que, na realidade, ele não apenas apresentava, mas era o autor daqueles lindíssimos poemas que declamava.

O livro "Poesia que transforma" chegou à minha estante por indicação de uma amiga que sabe do meu gosto por poesias. Comecei a ler de forma despretensiosa e percebi a grande simplicidade de Bráulio para se expressar.

Dividido entre prosa e poesia, o livro intercala poemas sobre a vida, sucesso, dinheiro, amizade, relacionamentos e outros tantos temas comuns do cotidiano. Nos textos, o autor nos conta um pouquinho de sua vida, desde o início de sua infância até o momento em que despontou para o sucesso, em dias mais atuais

Inicialmente, tendo escrito sobre o Nordeste em sua página na internet, Bráulio foi duramente criticado e atacado, mas o que mais me encantou foi ver a volta por cima que o autor deu ao fazer a página Nação Nordestina crescer mais, o que prova que ainda há mais amor que ódio em nosso país.

Em muitos trechos, me emocionei com a capacidade do autor de olhar o lado bom das coisas e de acreditar em si mesmo. E me pareceu que essa capacidade não surgiu depois de adulto, nem depois que o sucesso chegou.

Prova disso foi na sua adolescência, quando insistiu em vestir um casaco que ganhou em visita a seu pai em São Paulo, no calor que fazia em Alto Santo.

Outra comprovação de sua crença em si mesmo veio quando o autor, mesmo com muitas dificuldades financeiras, não concordou em "vender "sua página no Facebook para um terceiro que estava interessado. Ali, ele nos conta que percebeu quanto valor tinha sua página e, se aquele comprador fez aquela proposta, era porque a página, na verdade, valia muito mais!



Dali para frente, Bráulio viu que sua poesia realmente era capaz de encantar e transformar. E foi exatamente isso o que eu senti ao ler os livros, tanto nas poesias quanto nos textos.

Não posso esquecer de mencionar as ilustrações que tratam sobre as questões narradas nas páginas do livro. Simples como a escrita, as ilustrações são perfeitas para provocar a reflexão que o autor pretende.

Confesso que a prosa me encantou mais que suas poesias, mas gostei das rimas simples e da métrica utilizada nelas.

Li a versão virtual, então não posso falar sobre a parte física da obra. No entanto, ressalto que não encontrei problemas na edição e achei ótimo o trabalho da Editora Sextante.

Recomendo a quem curte poesia, a quem valoriza talentos brasileiros, e a todos os que procuram uma nova forma de ver a vida: a simplicidade.

E você, já leu este livro ou outros que tratam sobre o assunto? O que achou? Conte-nos nos comentários!





6 comentários:

  1. Oi querida
    Conheço o autor da TV, mas não li nada dele ainda
    Depois do seu post fiquei com mais vontade ainda de ler!
    Vai pra lista já!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Eu não leio muitos livros de poesia/prosas e olha que a minha sogra é poeta.
    As palavras tem grande poder e a poesia nos encanta até a alma.
    Vou procurar saber mais sobre o autor.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Livros de poesia são sempre encantadores e envolventes, Karla! <3
    Gostei da dica da vez, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu vi ele no programa e passei a acompanhar alguns de seus trabalhos na internet. Como sou nordestina, achei cada poema dele, com as rimas e toda a história por trás delas! <3 Eu adoro ele como pessoa e acredito que sua escrita acrescenta muito a qualquer um que a leia!

    Adoei a resenha :D

    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karla.
    Confesso que não sou muito fã de poesia.
    Já li excelentes críticas sobre esse livro e até cheguei a ganhar um exemplar, mas decidi dar o livro de presente para uma tia que sei que é fã do autor!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi Karlinha, não li esse livro, mas estou bem curiosa para conferir, mesmo poesia não sendo muito o meu forte... Mas eu lembro dele no programa da Fátima Bernardes.
    Bjks e até o mês que vem! =)

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.