15 de dezembro de 2017

[Filme] Lion - Uma jornada para casa



Gênero: Drama/Biografia
Ano: 2016
Elenco: Dev Patel, Rooney Mara, Nicole Kidman, David Wenham, Sunny Pawar, Priyanka Bose, Tannishtha, Nawazuddin Siddiqui


Dirigido por Garth Davis, o filme é baseado em uma história real e nos conta a história de uma criança indiana, de nome Saroo, que insiste em acompanhar seu irmão mais velho em uma noite de trabalho e se perde na estação de trem localizada em Calcutá.


Saroo, aos 5 anos de idade, tenta com todas as suas forças, voltar ao seu lar, mas tem um destino que pode ser considerado cruel aos olhos da maioria dos espectadores: perdido pelas ruas, é enviado ao sistema de adoção.



Essa parte do filme é maravilhosa, pois mostra todos os sofrimentos por que passam as crianças de rua em geral, além dos obstáculos específicos de uma cidade com uma cultura muito diferente da que estamos acostumados.

Não posso deixar de ressaltar a atuação de Sunny Pawar que, ainda criança, me arrancou suspiros e encenou brilhantemente um papel com a despreocupação típica da infância e, ao mesmo tempo, o peso do drama de ter se perdido.

Saroon foi enviado para adoção por uma família australiana e o filme nos mostra todos os detalhes da chegada e da adaptação dele ao novo lar.



O filme dá um salto no tempo e nos mostra Saroon já adulto, em festas de faculdade até que, dentro de um relacionamento amoroso, certo dia, tem contato com algo que o relembra de sua infância.

A partir desse momento, se inicia uma grande busca de informações para que possa conseguir voltar ao local onde nasceu e rever seu irmão e sua mãe biológicos.



Essa busca é instigante e, ao mesmo tempo, triste, pois não temos esperanças de que ele realmente consiga, com tão pouca idade, relembrar tantos aspectos e detalhes que possam fazê-lo voltar para casa.

Lion é um filme que mexe com nossos corações do início ao fim, com dramas familiares fortíssimos e a busca incansável pelo passado.

O final é simplesmente de tirar o fôlego e, claro, me arrancou lágrimas, me fez amar o filme e refletir sobre diversos aspectos da vida!



Na opinião da maioria dos críticos, Lion não teve uma produção digna das indicações ao Oscar 2017, que foram 6: melhor filme; melhor ator coadjuvante, para Dev Patel; melhor atriz coadjuvante, para Nicole Kidman; melhor roteiro adaptado; melhor trilha sonora e melhor fotografia.

Tendo assistido à maioria dos filmes indicados ao Oscar desse ano, posso dizer com firmeza que discordo de tais críticos: este filme mereceu cada uma das indicações e é mais um que merecia o Oscar de melhor filme, tanto pelo assunto retratado, quanto por ser uma história real que, da forma como foi dirigido, nos comove do início ao fim!

E você, teve já assistiu ao filme? Gostou dos detalhes mencionados? Conte-me abaixo, nos comentários!






4 comentários:

  1. Oi Karla
    Ainda não assisti, mas está na minha lista!!
    Pretendo assistir agora nas minhas férias
    Adorei seu post e quero ver, urgente. Depois te conto
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse filme, mas já me apaixonei pela história. O garotinho que faz a primeira fase é uma gracinha e aparenta ser mesmo de arrancar lágrimas.
    Bjks!

    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima história, não sabia que era história real e já estou louca para assistir. Obrigada pela indicação. Beijos

    ResponderExcluir
  4. O motivo pelo qual "Lion - Uma Jornada Para Casa" se sustenta tão bem durante a maior parte do tempo é que se fixa muito mais em seu primeiro momento, onde o grande destaque é o pequeno Sunny. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os filmes baseados em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressi

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.