28 de julho de 2017

[Resenha] No Reino das Girafas


NO REINO DAS GIRAFAS
Autora: Jacqueline Farid
Editora: Jaguatirica
Ano: 2017
Páginas: 110

Livro cedido em parceria com a Oasys Cultural


SinopseUma mulher enfrenta o desejo da separação do companheiro e as dúvidas desencadeadas pelo desejo, tendo como cenário a exuberância da Namíbia. A solitária viagem de carro pelas cinematográficas paisagens namibianas são o pano de fundo para reflexões sobre o amor, a natureza, viagens e os hábitos contemporâneos. Jacqueline Farid mistura diário de viagem e ficção para contar a história de dois personagens que se apaixonaram e reforçaram os laços afetivos no país africano – o mesmo que, paradoxalmente, será o território do seu rompimento. Como ocorre em toda viagem a paisagens longínquas e aos próprios sentimentos, o que a espera é o inesperado.




Olá!!

Hoje venho com a resenha do livro No Reino das Girafas, de Jacquline Farid.

Esse é o primeiro romance da autora e ela nos guia pelas belas paisagens da Namíbia.

O livro é uma espécie de diário de bordo, onde a autora mistura realidade e ficção, contando um pouco da história, da cultura e da população dos lugares por onde passa e, ao mesmo tempo, ela também nos conta como uma mulher conheceu seu companheiro em terras africanas e hoje se prepara para o inevitável rompimento.

“Fecha os olhos e vê ele ao seu lado, a desfrutar daquele momento na mesma freqüência apaixonada que ela. É sua única experiência de telepatia, os dois a compartilhar o infinito, os retalhos do eterno que compõem a atmosfera de Etosha a fluir entre eles, formando uma inquebrantável aliança visível. O escuro da noite que desaba sobre a savana a encontra duplamente sozinha.”



O cenário exuberante e tão cheio de peculiaridades serve como pano de fundo para uma profunda reflexão do romance que seguiu os mesmos passos por onde essa mulher hoje passa em uma viagem solitária.

"Sente ali, pela primeira vez, a falta dele, que transforma o que para ela é o suplício das grandes mercearias em uma verdadeira excursão. Um tremular dos lábios enquanto os olhos se enchem de lágrimas torna a nova frase uma única palavra que não precisa ser escrita. Saudade."

Eu gostei muito do formato do livro em diário de viagem, e ao mesmo tempo, devaneios e reflexões de uma mulher às portas de um rompimento com seu companheiro.

A cada lugar que ela visita podemos conhecer um pouco, através de suas descrições, os moradores do local, hábitos, a vida selvagem e até mesmo o trato com os turistas.

É uma verdadeira viagem pela África e eu achei excelente para os que curtem viagens exóticas e para conhecer novos lugares e hábitos.



A parte do romance, mergulhamos fundo nas reflexões dessa mulher, todo passo que ela deu com seu companheiro e hoje o refaz sozinha. Refletindo sobre o amor e tudo o que o permeia.

É um bom livro para conhecemos um pouco mais da cultura africana e percebemos que, mesmo em lugares tão próximos, existem muitas diferenças de um para o outro. E eu gostei de ter conhecimento de um país que tenho curiosidade de conhecer.

"...mergulhada no cenário onde compartilhou os melhores momentos, está tão ávida de sinais confiáveis do futuro que procura algum indício até mesmo nas manchas da doce girafa, que obviamente não dizem nada. Resiste em compreender que este é um lugar onde não há porvir, onde o presente engole tudo."

A escrita da autora é bastante simples e de fácil compreensão. Só algumas partes que considerei descritivas demais e que podem tornar a leitura mais arrastada para alguns.

Gostei muito da capa. Perfeita para o contexto da história! A edição está bem feita e não encontrei nenhum erro.



 Clique aqui e adicione No Reino das Girafas no Skoob


7 comentários:

  1. Olá!

    Li esse livro recentemente e adorei! História curta, mas com uma mensagem bem forte, só não curti o final, que ela ficou de frescura, mas tirando isso, o livro é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda! Parece ser um livro interessante, com uma história linda e emocionante, apesar de não ser do gênero que estou acostumada a ler fiquei curiosa para conhecer um pouco sobre a cultura africana e a jornada da personagem. Sua resenha está linda, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Ola Fe lindona, não conhecia o livro, gostei da sinopse e achei bem interessante o cenário utilizado pela autora, para relembrar bons momentos e inciar uma nova fase com esse mesmo cenário. Gostei da capa também, dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem??

    Não conhecia esse livro, mas adoro quando conheço lugares que nunca imaginei através da leitura. E ainda quando junta um romance fica melhor ainda.
    Sou como você acredito que descrição d+ arrastam a leitura. Pena que isso ocorre, pois o livro tinha tudo para ser maravilhoso.
    Estou na duvida se leio ou não.
    Mas adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Não conhecia o livro nem a autora, mas amo livros que nos apresentam a novas culturas. Acho isso muito valido é uma bagem enorme. Trazer o livro em forma de diário de bordo foi uma ideia bem bacana até mesmo para a leitura ficar mais fluida. Quando vi o titulo podia jurar que era uma especie de documentário. Achei a dica super valida a dica e amei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. oie, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já adorei a premissa. Parece um livro bastante poético e como eu adoro descrições, as partes bastante descritivas não seriam um problema para mim. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu não conhecia a obra e fiquei curiosa para conhecer a premissa da obra. Gosto de obras que tragam essa bagagem para os leitores. Saber que foi uma leitura agradavel me ganhou!
    Dica anotada

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.