3 de julho de 2017

[Resenha] Desencontros e Desencantos


DESENCONTROS E DESENCANTOS
Autora: Nathália Batista
Editora: Chiado
Ano: 2016
Páginas: 256

Livro cedido em parceria com a Editora


SinopseA Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano. São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança.





Em Desencontros e Desencantos, a história se passa na Inglaterra no início do século XIX, na propriedade de Foxes Park, onde vamos conhecer nossas personagens.

A primeira é Verônica, filha da baronesa Hampton e a segunda é Suzanne, sua dama de companhia, criada pela família desde os seus seis anos de idade, após a perda da mãe, que também era dama de companhia.




Mesmo as duas tendo a mesma educação e trato, são completamente diferentes entre si.  Enquanto Suzanne é doce, delicada e de uma educação ímpar, Veronika é maldosa, invejosa e egoísta. E sente uma profunda raiva de Suzanne, a culpando pelo tratamento frio que recebe de sua mãe.

“Suzanne queria chorar...Mais uma vez precisou segurar e engolir seus sentimentos. Foxes Park era o seu lar, mas aquelas paredes da casa grande eram frias, e as pessoas tão duras que pareciam que ia sufocar a qualquer momento.”


Com a saúde debilitada, a baronesa resolve viajar para Londres com as duas garotas para debutarem nos famosos bailes londrinos e assim terem a oportunidade de um bom casamento. Essa também, foi uma promessa feita à mãe de Suzanne, de que não a deixaria desamparada.


Em Londres, Suzanne conhece o marquês Alexander Radcliff e se apaixonam logo à primeira vista.

Mas nem tudo serão flores, Verônika, cega em seu ódio, fará de tudo para separar o casal.

“A felicidade depende do quanto se está resignada diante da sua situação.”

Desencontros e Desencantos é um romance cheio de intrigas, segredos e reviravoltas. Ingredientes imprescindíveis em uma boa história e, realmente, o livro consegue te entreter, você sofre, xinga, se emociona e torce pelos acontecimentos.




Claro que tem seu lado clichê, mas a autora consegue também mexer com psicológico do leitor, sem tornar a escrita pesada. O enredo é açucarado sem cair no exagero e eu achei isso ótimo.

Em geral, foi uma ótima leitura, somente algumas partes que eu achei que foram rápidas demais e outras soaram um pouco forçadas, mas nada que estrague e tire o encanto da história.

Os personagens são bem construídos e humanos, o ideal de mocinha, mas também com seus defeitos e fraquezas. Outro ponto positivo para mim.

A edição está linda. A capa é uma das mais belas que já vi e condiz muito com a personagem, você já imagina Suzanne por ela!

Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada tão grosseiro e dá pra passar.


Recomendo aos apaixonados por romances de época!


Clique aqui e adicione Desencontros e Desencantos no Skoob



11 comentários:

  1. dificil não gostar de romances de época não é mesmo?
    Não conhecia a obra nem a autora, mas já está anotado para leitura futura.
    Adoro romances!
    Muito legal conhecer um pouco desse através de sua resenha!
    beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito romances de época, prefiro os atuais. Mas confesso que essa capa está maravilhosa e sua resenha me deixou curiosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por romances de época e ainda não conhecia esse, fiquei extremamente curiosa para conhecer essas irmãs!! Ainda bem que os erros de revisão não atrapalharam sua leitura.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  4. Oiii Fernanda tudo bem?
    Eu já realizei a leitura desse livro esse ano mesmo, e fiquei perdidamente apaixonada. Eu que não sou muito chegada em romances de época, esse me abriu ao gênero e me incentivou a ler outras obras assim, ótima resenha e lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já disse e repito: adoro um clichê! Desde que bem explorado, às vezes é bom ler algo que terminará com happy end, eu adoro ler livros com premissas mais clichês quando estou saindo de uma ressaca literária ou quando quero ler algo mais leve. Já tinha lido algumas resenhas desse livro e tenho muita vontade em conhecer a história, espero fazê-lo em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vou anotar essa dica.
    Mesmo com alguns pontos que não agradaram totalmente na trama, fiquei curiosa para poder conferir, e a capa me chamou bastante a atenção.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá! A capa é linda mesmo! Gosto de romances de época e fiquei curiosa para conhecer esse, já fiquei sensibilizada pela história só de ler sua resenha. Parece ser aquele livro que nos faz suspirar e nos derreter, dica anotada. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Um romance que mexe com o psicológico e foge do tradicional água com açúcar muito me interessa, adorei sua resenha ela me deixou com vontade de ler o livro e confesso que amei a capa.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Não sabia que a Chiado tinha romances de época em seu catalogo.
    Adorei saber mais sobre o livro "Desencontros e Desencantos" e adoro qdo tem de tudo um pouco na historia, deixando ela ainda mais interessante, prende a gente como nunca na leitura.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Até a Chiado entrou na onda dos romances de época? Uau, apesar de não fazer meu gosto, que bom que a editora está investindo neles também e assim ganhando mais fãs.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não conhecia o livro mas achei a premissa bem interessante, com certeza darei uma chance.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.