13 de julho de 2016

[Resenha] A Condessa de Assis



Da Ascensão ao apogeu # Tomo I
Autor: João Paulo Foschi
Editora: Chiado
Ano: 2015
Páginas: 330

Livro cedido em parceria com o autor



Eu aprecio muito romances históricos e "A Condessa de Assis", de João Paulo Foschi, foi uma leitura muito prazerosa e surpreendente para mim.

A história acontece no Rio de Janeiro do século XIX. Lorena, filha única de um abastado comerciante, muitas vezes humilhada por sua condição social, é forte e determinada e, além disso, ambiciosa. Ela passa desejar, a todo custo, a ascensão social.

Lorena é uma jovem de beleza extraordinária que adora romances de folhetins, e os idealiza para a própria vida. Tem por amigas, Mercedes e Carolina.

Apaixonada por Rafael Abrantes, jovem bonito e de uma alta posição na sociedade carioca, a jovem sofre um grande abalo ao saber que ele ficou noivo da arrogante Carolina.


"Certamente, Rafael não poderia ser de Carolina! Ela precisava impedir esse casamento, e assim começou a elaborar um plano."


Mesmo assim, Lorena se declara a Rafael. Em uma noite, bêbado, ele cede aos encantos da moça, para logo após, desprezá-la e abandoná-la a própria sorte.

Com isso surge uma grande raiva e o enorme desejo de vingança que, mesmo após o casamento de Rafael com Carolina e de seu próprio casamento com Atílio Santiago, o Conde de Assis, Lorena continua obcecada.


"Chorou pela vergonha de ter se submetido àquela situação, desprezada pelo homem que escolhera para amar e vendo-se diante de outro que confessava amá-la, mesmo diante de sua atitude egoísta."


Atílio é muito apaixonado por Lorena, gentil e atencioso, ela passa por cima de tudo e de todos para ficar com sua amada.

Lorena foi uma personagem que me impressionou muito, de jovem sonhadora à ambição por uma posição na sociedade. Do amor ao desejo de vingança. Chegando a uma Condessa retraída e por fim uma mulher forte e decidida.


"Entretanto, ninguém ali presente no salão, nem mesmo Mercedes, Carolina, Atílio ou Rafael, podiam imaginar o que a mente da burguesinha residente em Botafogo estaria arquitetando. Todos ali, posteriormente, seriam vítimas do que ela era capaz de fazer  para conseguir o que queria."


"A Condessa de Assis" foge de todos os clichês! O autor apresenta uma trama intensa, como traições, inveja, ambição, vingança e morte. E ainda temos ilustres personagens como D. Pedro II e a Princesa Isabel, fazendo parte da história e trazendo questões sobre as campanhas abolicionistas da época.




A escrita do João é fluída e rica em detalhes, dando a sensação de realmente estarmos vivendo a época, bem como os costumes. Com personagens fortes, bem construídos e marcantes.

A edição está muito bem feita. Folhas amareladas, com tamanho de fonte adequado. A capa além de linda faz jus ao enredo. 

A história mexeu muito com minhas emoções, fiquei com raiva, apreensiva e curiosa. O fim é impactante, o autor deixa o leitor aflito pela continuação, eu fiquei super ansiosa.

Recomendo não só para aqueles que apreciam um bom romance histórico, mas para todos que buscam uma trama bem construída.


"Cuidado com ela! Uma mulher vingativa é capaz de tudo."


A boa notícia é que o autor gentilmente cedeu alguns exemplares para sorteios entre nossos leitores. Fiquem atentos, vale muito à pena!



Clique aqui e adicione A Condessa de Assis no Skoob



16 comentários:

  1. Olá,

    É tão bom quanto um livro faz isso com o leitor, não é? Sou louca por romances históricos e esse tá minha lista.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu não gostei muito da capa não, achei ela estranha... Já da premissa, eu gostei. Gosto de romances de época/históricos e pelo que vc apresentou, a mocinha é forte e determinada, isso me faz ter vontade de lê-lo. Espero que ela tenha aprendido a valorizar o Conde, pq me pareceu que ele é um bom homem...

    Vou ficar de olho para os sorteios. :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Já li outras resenhas dessa obra, eu estou na fase de ler romances de época e o que mais achei legal é que o plano de fundo, acaba sendo aqui no RJ é nisso que achei um barato, ler e ficar imaginando todo o enredo que se passa em épocas passadas. Vou ler esse livro com toda certeza.

    ResponderExcluir
  4. Oie, que delícia, eu amo livros históricos, principalmente quando eles se passam no Brasil. E adorei saber que temos personagens reais como dom pedro e princesa isabel. Além disso gostei de saber que o livro te causou várias emoções, isso é sempre sinal de que o livro é bom. e fiquei louca para conhecer lorena e toda a sua história. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Livros históricos já são bons, quando nos surpreendem e fogem dos clichês melhor ainda e, com uma edição bem feita que parece página antiga então. Perfeito.

    Não conheço o autor, mas como você falou tão bem da obra e o enredo parece tão bem trabalhado, acho que vou virar fã dele.

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Fiquei bem interessada nesse livro agora. Ainda nao conhecia, mas gostei bastante da premissas dele. Da trama que envolve os personagens. Vou conferir depois..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olha....com certeza essa história foge daquele clichê comum dos romances de época. Gostei muito da premissa e realmente fiquei curiosa com o desfecho.

    Vou procurar pelo luvro. Obrigada pela dica é pela ótima resenha 😊

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olha....com certeza essa história foge daquele clichê comum dos romances de época. Gostei muito da premissa e realmente fiquei curiosa com o desfecho.

    Vou procurar pelo luvro. Obrigada pela dica é pela ótima resenha 😊

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei bem legal figuras como Dom pedro e Princesa Isabel aparecerem no livro, mas não sou muito ligada em romance histórico, então vou passar a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não curto romance de época, mesmo com as figuras ilustres de dom Pedro e Princesa Isabel. Achei legal como a trama se desenvolve, se ela se passasse num tempo mais atual, ia parecer novela mexicana - e seria um ótima história!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    não conhecia o livro mas parece interessante já que elogiou tanto, é um gênero bem legal e boa dica, vou anotar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    vou te falar que eu acho que eu nunca li um romance histórico, somente romances de época... Nada que li falava de alguma época e acontecimento real, histórico e achei esse livro bem interessante, principalmente por ser passar no Rio.
    Preciso me aventurar nos romances históricos. :)
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Eu gosto bastante de histórias nesse estilo, fico apaixonada por tudo que leio dessa época.
    Muito bom quando o autor consegue envolver o leitor, parecendo que estamos ali ao lado dos personagens.
    Obrigada pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro A Condessa de Assis e achei a premissa interessante.
    Sou como vc e gosto tb de romance historico, acho que aprendemos tanto os costumes da epoca ne?
    Animei de ler demais o livro, ainda mais sabendo que foge dos cliches, eu nem ligo para isso, mas sempre é bom ver um livro diferenciado.
    Adorei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernanda, tudo bem?

    Literaturas como a “Condessa de Assis” estão em alta (os romances de época). Tenho lido várias resenhas sobre eles. Eu confesso que não gosto do estilo. Nesse que você traz a nós o que eu gostei foi o fato dele se passar aqui no Brasil. Temos que ter mais livros que se passem em nosso território. Como disse não gosto do estilo, mas estarei o indicando.

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Leio bem pouco Roamance de Época, mas gosto bastante. Esse foi para minha lista, pois gostei do enredo e de como é bem descrito.

    Bjs,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.