10 de abril de 2016

[Resenha] A Fofa do Terceiro Andar



Autora: Cléo Busatto
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Páginas: 144

O livro nos conta a história de Ana, uma adolescente de 14 anos, com excesso de peso que, ao se mudar para a nova escola, sofre bullying e começa a ter diversos "apelidos" como "Ana bola", "Ana tonelada", "Ana baleia". Isso tudo, misturado às mudanças que são normais nessa fase da vida, a faz entrar em depressão.

Sempre que possível, Ana pega um caderno antigo e escreve o que ocorreu em seu dia e como se sente em relação a isso, bem como seus pensamentos sobre as pessoas, sobre o que fez e deixou de fazer.

Assim, o livro é narrado em primeira pessoa, pois, na verdade, é a leitura desse caderno de Ana.


"As pessoas morrem de fome, de sede, e de falta de amor. Os adultos ficam se matando em guerras imbecis. Matam-se por pouco, nas ruas e dentro de casa. Estamos carentes de paz."


Ana nos revela diversas histórias que viveu, algumas tristes, como os episódios em que todos os colegas riem de um tombo seu, outras alegres, como a sua relação com o seu gatinho.

Sua mãe, psicóloga, tenta auxiliá-la e apoiá-la a todo momento, mas costuma se reunir a familiares e fazer receitas deliciosas, coisas que Ana adora, o que, segundo ela revela, atrapalha bastante as suas dietas e acaba por deixá-la triste e desacreditada de si mesma.

No começo do ano, Ana vai para outra turma e se envolve com Francisco, um menino que não liga por ela estar fora de forma e ele começa a lhe fazer muito bem.


"A verdade é que criei um monstro dentro de mim: o medo. Ele me impede de me atirar nas coisas. Tremo só de pensar em me expor, errar, ser alvo de gozação."


No início, Ana não compreende porque ele se interessou por ela, mas logo que conhece sua família, percebe que lá ninguém se importa com as aparências e todos sabem enxergar beleza interior nas outras pessoas.

A história se desenvolve de maneira suave em alguns pontos, mas não deixa de ter seus dramas e momentos fortes e difíceis de ler.

Penso que, em algum momento do livro, a autora se perde e se desvincula totalmente do tema bullying, o qual poderia ter sido mais bem explorado, de modo a alertar o leitor para alguém que passe pela mesma situação e de forma a propor meios para não incentivar e para solucionar o problema.


"Crise. Uma palavra que me define. Confusão dentro de mim. Não é apenas uma gordura, o regime. É tudo junto. Às vezes acho que não vou dar conta."



De toda forma, a leitura é muito recomendada, é um relato muito bem feito, pelos olhos de quem sofre bullying.






Clique aqui e adicione A Fofa do Terceiro Andar no Skoob


35 comentários:

  1. Ooi! Achei o nome e a capa do livro bem legais, mas a premissa não me pegou de cara. Para ser honesta não sou muito ligada em historias que tratam bullying e poucos acabam me chamando atenção.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse livro desfilando por ai e confesso que acho interessante autora falar de bullying nos olhos de quem sofre ele. O livro deve ser muito bom
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Esse é um livro que não me pegaria pela capa e pela sinopse, eu sofri muito bullying na escola e acho legal ser um tema bastante abordado atualmente. Mas por outro lado, ele ser bastante abordado tira um pouco da originalidade da história. Então, sou totalmente a favor de fazerem muuuuuitos livros como esse, mas eu não sou o tipo de pessoa que os pegaria para ler, talvez com uma abordagem bem diferente. Mas a resenha ficou boa ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu sempre achei que o tema desse livro era outro, e me surpreendi enquanto lia a sua resenha. Já faz um tempo que a Galera Record tem investido em livros com a temática do bullying, e acho que isso é um ponto positivo para a editora. Em diversos momentos da sua resenha eu me coloquei no lugar da Ana, porque é complicado de aceitar que você é o motivo de chacota das pessoas ao seu redor (já aconteceu comigo e até hoje eu tenho certa dificuldade em me relacionar). Fiquei feliz quando li que ela conheceu Francisco, e quero saber o que tão de especial tem na família dele!
    Uma pena que a autora tenha se perdido em certo ponto da história, mas vai ver ela fez isso para não deixar o clima mais pesado!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! A editora realmente está de parabéns por divulgar o tema bullyng através de seus livros. Pois é, também fiquei pensando depois que a autora pode ter optado por não deixar o livro pesado e difícil de ser lido! Beijos!

      Excluir
  5. Oi Karla, já tinha lido algo sobre o livro nas redes sociais mas não fazia muito ideia do que se tratava a obra. Agora não sei o que pensar kkkkkkkkkk, gostei da premissa e achei que a história pode chegar até a ser fofa, mas o objetivo da autora pelo visto não foi apenas projetar como uma pessoa que sofre bullying reage ao "mundo", já que em algum momento ela se perde nisso, ainda assim fiquei curiosa com a história e estou muito afim de ler. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    O livro parece ser bem interessante, mas, acredito que a autora pecou um pouco ao desviar o assunto do bulling, mas, mesmo assim acho que daria a chance pra uma leitura.
    Já sofri bulling e com certeza é um tema que deve ser tratado nos livros, pois, você se sente muito sozinha quando passa por isso.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Karla.
    Penso exatamente o que você falou sobre esse livro. Em algum momento da história a autora se perdeu. Eu estava gostando muito do livro, mas de repente o foco mudou e eu considerei um livro apenas bom, mas que tinha tudo tudo para ser ótimo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oláa!
    Gostei muito da sua resenha e de conhecer melhor esse livro! Gosto de narrativas em forma de diário ou anotações, e esse parece ser assim mesmo. Que pena a autora ser se afastado do tema inicial :/ Mas ainda assim acredito que seja uma leitura válida, então darei uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Karla.

    Até o momento eu li um livro que aborda Bullying como tema principal. Eu gostei da sua resenha por mostrar que o livro fala deste tema, mas de forma leve, pena que a autora se perdeu um pouco do seu objetivo. Mesmo com essa pequena falha, eu fiquei interessada em ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Karla lindona eu adoro essa capa, acho tão meiga, faz tempo que quero ler esse livro, pena que a autora se perdeu um pouco no tema, aliás tema de suma importâcia que deve ser tratado de maneira série porém leve ainda mais em uma garota de 14 anos. Ainda quero muito ler esse livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei essa capa e já fiquei com vontade de ler assim que a vi. A leitura vale a pena pela leveza e humor com que a autora aborda um tema tão pesado. Já li outros sobre bullyng e fiquei com nó no estômago de tão pesados. Esse se difere dos demais também por isso. Leia sim depois volte pra contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  11. Oi,
    Já li esse livro, super concordo com você quando diz que a autora acabou se perdendo do tema que era bullying. O engraçado é que com essa capa nem desconfiamos que teremos momentos bem tensos durante o livro! Parabéns pela resenha e pela sinceridade!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oi karla, sua linda, tudo bem?
    Acho muito importante os autores falarem sobre bullying em seus livros que deveriam constar na lista de livros adotados nas escolas, onde o problema é foco. Parece ser um bom livro mesmo que não seja perfeito, pois infelizmente a autora se perdeu. Gostei da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Karla,tudo bem? Meu TCC da pós foi relacionado com o tema bullying e acho super interessante, foi uma pena ler que a autora se perdeu do temaproposto. É importante realmente chocar as pessoas, principalmente por se tratar (pelo que entendi) de um livro que tem como público alvo os adolescentes, que atualmente é quem pratica mais o bullying. É uma ameaça silenciosa que pode trazer sérios danos para quem é vítima. De toda forma acho a leitura válida, mesmo que de outra perspectiva, para que possamos entender melhor o que se passa na vida e na cabeça de quem sofre esse tipo de agressão! Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Parabéns pelo seu trabalho na área, pois pode ajudar a muita gente! Sofrer bullyng modifica a visão da pessoa sobre o mundo, acredito que as decisões da pessoa agredida mudam pelo resto da vida, complicado né? E a autora faz isso de forma mais leve que outras obras que já li, então, acho que vale a leitura. Beijos!

      Excluir
  14. A capa desse livro é um primor. Um juvenil bem fofinho! O enredo é real e acredito que o público alvo se interesse justamente por isso, se assemelha a realidade de muitos. Já havia colocado em minha lista de leitura para trabalhar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Olá...

    Não tinha ouvido falar sobre "a fofa do terceiro andar", confesso que gostei muitíssimo da capa deste livro (achei super fofa) e, ainda, pela história. Esse com certeza é um livro que eu leria, principalmente em razão do tema.

    Gosto de temas atuais sob o ponto de vista de quem sofre a situação, porque sempre nos ensina algo sobre superação e em qualquer momento das nossas vidas, superação é tudo - é o que nos move pra frente, é o que nos faz levantar depois de um queda....

    Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Keyla - Blog Leituraterapi (http://www.blogleituraterapia.com.br/)

    ResponderExcluir
  16. Ja tinha ouvido falar dessa história, mas é a primeira resenha completa que eu leio. Eu gosto de tramas com assuntos fortes como o bullying, e fiquei curiosa para conferir. Já fiquei muito chateada com o que a menina sofre... :( rsrs
    Pena saber que a autora se perde um pouco no tema, mas quero ler assim mesmo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a resenha e vou procurar para ler!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Eu li esse livro em fevereiro! Tinha altas expectativas para ele e, acabei me decepcionando.

    A história é legal, a ideia é boa mas, infelizmente, o livro não é nem ¹/3 do que eu esperava.

    Concordo contigo: a autora acabou se perdendo totalmente no meio do livro. E o foco do bullying foi removido. Acredito que ela tinha uma ótima histórias nas mãos e acabou a desperdiçando.

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Achoque eu já vi esse livro por aí na blogosfera e sempre tive vontade de l^-lo. Bullying é uma coisa séria e gosto quando os autores abordam, ainda mais sendo com o tema obesidade. Uma pena a autora ter se distanciado disso, acho que deveria ter se focado mais. Ainda assim, quero ler.
    beijo

    ResponderExcluir
  21. Meninas queridas, o blgo está delicioso, parabens!
    Li e gostei muito deste livro!
    So senti falta aqui de saber qual de vcs postou a resenha :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clauo! Que bom que gostou do blog! Fui eu quem li e postei a resenha desse livro. E acho que o primeiro contato que tive com ele foi através de você. Quando quiser, podemos conversar sobre ele. Beijos!

      Excluir
  22. Oii,

    Já tinha visto esse livro, mas não curti muito a sinopse. E parece mesmo que a autora se perdeu no meio do caminho, pelo que você relata na resenha. A história parece ser bem confusa.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Ei, tudo bem?
    Achei a história bem legal e pretendo ler um dia. O bullying é um agressão que ainda ocorre em grande escala nas escolas e mesmo o livro não dando tanto enfoque a esse ponto, acredito que valha a pena a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Oi. Lembro quando vi esse livro no Facebook da editora, tinha achado a capa dele bem fofa (olha o trocadilho), mas até então, não tinha lido a sinopse dele. Agora que soube do que se trata quero muito ler. Gosto de livros com esse tema e acho que vou gosta desse!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Karla
    Gosto de ler livros que abordem esse tema. Uma pena que a leitura se perdeu em algum momento, pois a premissa é muito boa.
    Eu leria esse livro se tivesse oportunidade, mas não seria uma leitura obrigatória.
    De qualquer maneira, o livro parece valer a pena e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho tão legal os autores escreverem sobre esse assunto,principalmente quando é de forma leve,pena que a autora, nesse caso, se desviou um pouco do tema, mas acho que sempre fica uma mensagem positiva para quem sofre esse tipo de agressão.

    O livro parece ser uma ótima leitura.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro, mas achei a temática super interessante e diferente do que vc falou penso que a autora não quis focar tanto nas pessoas que praticam o bullying e sim nas que conseguem enxergar o que as pessoas têm por dentro. Mostrando assim para os leitores dessa história que no mundo existem tanto pessoas que tentarão te colocar para baixo quanto pessoas que te levarão para alturas. Então cabe a cada um focar em quem lhe faz melhor. Claro que o mal existe e é importante refletir e discutir sobre ele, mas muitas vezes o bem e o bom ficam em segundo plano.
    Enfim fiquei com vontade de ler esse livro. Parabéns pela leitura e obrigada pela sugestão.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Aline e volte para me contar se gostou! Para quem gosta do tema, é realmente um prato cheio, vale a pena a leitura. Beijos!

      Excluir
  28. Olá, Karla!
    Confesso que o livro não me atraiu, mas pelo tema abordado seria ótimo que todos lessem. Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. oi, tudo bem?
    eu gosto muito da temática bullying, mas tenho fugido de juvenis assim, com personagens tão novos. Por isso, saber que autora ainda fugiu do tema me desanimou de ler. Minha pilha de leituras atrasadas já está enorme por si só, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá... tudo bem??
    Eu acho a capa desse livro muito bonita... porém mesmo o tema sendo algo que quero me aprofundar mais na leitura, eu não me sinto cativada em ler neste momento, mas isso pode mudar... a protagonista me inspira porque passei pelo o que ela passou... sofri na escola por cheinha e era muito ruim e assim como Ana, passei a escrever, mas eu escrevia histórias que eu gostaria de viver e ser o que eu tinha vontade e fiz muitas... quando fui para o ensino médio, tudo mudou, passei a não me importar com o que os outros pensavam e fui muito feliz. Que bom que a leitura te cativou... Xero!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.