5 de dezembro de 2023

RESENHA: A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER

 



AMOR NO FIM DA VIDA


Aqui temos um encontro com aquilo que, a maioria de nós, faz tudo para adiar: o fim da vida.

O que fazer quando não há mais nada para fazer? Será que é bem assim?

A autora é médica especialista em cuidados paliativos, ou seja, dedica a sua vida a cuidar de pacientes que sabem que não há mais chances de cura.

Ela enfrenta muitos desafios. De um lado, o paciente, muitas vezes, quer desistir de continuar a viver. Por outro, muitos profissionais da saúde não entendem que devem "gastar seu tempo" com aqueles pacientes.

E por quê é um livro para todo mundo?

Porque, talvez não como médicos, mas como pacientes, vamos passar por isso. E, obviamente, também com as pessoas a quem amamos.

Ver a vida se esvair de um familiar ou amigo não tem nada de fácil. A morte ainda é um tema que carrega um enorme tabu e acredito que, ler um livro como esse, torna tudo um pouco menos pesado.

As reflexões propostas pela autora me fizeram projetar um futuro muito mais de "ser" do que de "ter", pois os maiores arrependimentos dos pacientes terminais têm relação à quantidade, ao poder, ao financeiro. Muitos se esquecem de viver enquanto isso.

Perdões dados no leito de morte, questionamentos que vão embora com o apagar das luzes, respostas que jamais terão os vivos, revelações na hora da partida... Essas são algumas das partes desse livro emocionante.

Sobretudo, o que achei muito interessante é a força dessa médica em acompanhar o paciente até o seu momento final. Isso é que é não ter medo da morte, não é mesmo? Ou talvez, apenas entendê-la como algo natural, algo que deve ser.

Amei essa leitura e recomendo muito.

E aí, já leu ou tem vontade de ler esse livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.