29 de agosto de 2023

Resenha: A elegância do ouriço




CHOREI NO FINAL, SIMPLES ASSIM!

E olha que nem me considero tão "manteiga derretida" assim não!

"A elegância do ouriço", da Editora Companhia das Letras, traz a história de personagens completamente diferentes:

- Renée, a zeladora de um prédio elegante de Paris, fã de ninguém menos que Tolstoi;
- Paloma, uma menina de 12 anos que não vê sentido na vida;
- Kakuro Ozu, um senhor japonês que vem habitar o prédio e as encanta com sua leveza.

Renée me pareceu uma senhora ranzinza mas, conforme desenvolvi a leitura, tive acesso às suas ideias, pensamentos e sentimentos e, no fim das contas, nem a achei tão "brava" assim.

O dia-a-dia do prédio e dos personagens é abordado de forma natural, com seus dramas, com o mal humor de alguns moradores, a pressa de outros e o impacto do trabalho da zeladora para quem reside ou faz uma entrega ali.

Os personagens principais nos levam a grandes reflexões sobre coisas como a banalidade da vida, a espera de sua finitude, a (pouca?) diferença que nossas atitudes podem fazer no mundo.

Sempre filosóficas, com muita ironia e até certo exagero nos valores, Renée e Paloma conseguiram me fisgar e me surpreender na medida certa durante toda a leitura.

O final do livro é, de certa forma inesperado. Mas, quando volto aos ensinamentos dos próprios personagens, percebo que há um propósito extremamente importante no fato ocorrido que, como eu disse acima, me fez chorar.

A elegância do ouriço é um livro que mexe com o leitor, pois nos convida a ter empatia pelos personagens, de forma que passamos a sofrer suas dores muito naturalmente.

Entendi porque esse livro se tornou um clássico e vendeu quase 1 milhão de cópias na França logo em sua estréia. Favoritei e recomendo muito a leitura!

Já leu ou ficou com vontade? Me conta aqui embaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.