12 de setembro de 2022

[#12livrospara2022] Depois a louca sou eu

  

#pracegover Fundo de plantas, livro ao centro. A capa é amarelada, traz nome da autora e título acima e várias bolinhas pretas.



Sinopse: Em Depois a louca sou eu, Tati Bernardi escreve sobre a ansiedade com um estilo escrachado, ágil, inteligente e confessional. As crises de pânico, a mania de organização, os remédios tarja-preta e os efeitos da ansiedade em sua vida aparecem sob o filtro de uma cabeça fervilhante de pensamentos, mãos trêmulas, falta de ar e, sobretudo, humor. Tati consegue falar de um tema complicado, provocar gargalhadas e ainda manter o pacto de seriedade com o leitor. A capacidade de rir de si mesma confere a tudo isso distância, graça e humanidade. Depois a louca sou eu é a entrada em cena de uma escritora que ombreia com os melhores da nova literatura brasileira.




Oi, oi gente!

Dia 12 é dia do post do desafio dos #12livrospara2022 que a gente tanto ama produzir e é realizado em parceria com as queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Clauo, do Mãeliteratura.

Para o mês de SETEMBRO, o tema do nosso desafio foi Literatura Brasileira e o livro que vocês escolheram foi "Depois a louca sou eu", da @tatibernardi publicado pela @companhiadasletras

São crônicas que a autora escreveu contando um pouco de sua vida. Mas o viés que ela utiliza pra contar tudo é a saúde mental.

Tati nos leva para dentro de seu corpo - e suas reações - enquanto ela tem crises de pânico, ansiedade, depressão e, ainda, como as consequências disso têm potencial para estragar um momento, uma viagem, seus projetos, sonhos e vida.

Do medo de avião ao pavor de precisar usar o banheiro na primeira viagem com um namorado novo.

Tudo é narrado com muito humor e, por trás de cada história, há uma grande "sacada" da autora, que confessa se esvaziar de si mesma para fazer os outros rirem, com mais frequência do que deveria.

Eu gostei bastante da forma como a Tati colocou as coisas, fazendo com que um tema tão grave seja tratado de forma leve. Até dei risadas de alguns trechos!

Mas o principal, no meu modo de ver, foi a identificação - direta ou nem tanto - com as questões que, muitas vezes, podem parecer pequenas e sem sentido (para os outros), mas que doem mais do que gostaríamos. Situações que, muitas vezes, acabam nos paralisando, quando se tem uma crise.

Um livro extremamente verdadeiro e super necessário, que amei e recomendo demais.

E você, já leu ou tem vontade de ler esse livro? Qual foi o último livro que você leu e aborda saúde mental? Comente aqui embaixo.

Ah, e não deixe de passar nos blogs da Hanna e da Clauo para ver os livros vencedores e ler as resenhas que elas fizeram.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


2 comentários:

  1. Oi, Karla. O livro parece ser bem interessante, não conheça a autora, e quanto as minhas últimas leituras, não me lembro de alguma obra que tenha lido que se tratasse de saúde mental. Por isto já vou anotar para procurar mais sobre. Abraços!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Karlinha, esse realmente foi um livro impactante, mas ao mesmo tempo necessário de se ler, né? Não conhecia, mas adorei a dica e suas impressões. Bjks e até o mês que vem, =)

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.