26 de dezembro de 2020

[Resenha da Karla] Uma certa história de amor

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Milena Agus
Editora: Leya
Ano: 2018
Páginas: 144
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Uma certa história de amor, romance da escritora italiana Milena Agus, é de leitura tão suave que, num piscar de olhos, se chega ao fim. No entanto, este livro, como todas as boas histórias de amor, é cheio de segredos. Sua narrativa precisa, que não desperdiça palavras, e também apaixonada, mantém o leitor atento, curioso, ávido por apenas mais um encontro, e vai se revelando aos poucos, surpreendendo em cada detalhe.
Desde o início da década de 1940 até os primeiros anos deste século XXI, acompanhamos a vida de personagens que combinam a sensibilidade do sonho e a crueza e espontaneidade do corpo. O mundo muda vertiginosamente, mas eles permanecem fiéis ao desejo de conhecer o amor verdadeiro, “a coisa mais importante que existe”.
Na Itália das ilhas e do Continente, das aldeias e das cidades à beira-mar, das cores vivas e dos cheiros característicos, a história de amor que uniu a moça de cabelos negros, meio louca e imoral, o viúvo refugiado solitário e o veterano de guerra cheio de dúvidas reúne personagens tão intensos e inesquecíveis quanto os de Elena Ferrante – e vai arrebatar o leitor brasileiro como já fez com milhares de pessoas em todo o mundo.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar como foi a leitura de Uma certa história de amor, publicado pela Editora Leya, escrito pela italiana Milena Agus.

Parte dessa história se passa na Sardenha, no período de guerra e, por mais que esse não seja o tema principal, é um cenário importante para a trama.

Eu, iludida de que seria um romance levinho, me surpreendi muito com o desenrolar dessa história e com o efeito que causou em mim.

"E para fazer um sacrifício assim, de desaparecer pelo bem do outro, é necessário amá-lo de verdade."

O livro vem nos contar a história de uma mulher que sonha em ser amada. Contraditoriamente, ninguém queria se casar com ela. Por “sorte”, sua família deu abrigo a um viúvo que, por pena, se casou com ela.

Agora escrevendo a resenha, me dei conta de que não conhecemos o nome dessa mulher durante toda a trama.

Se o casamento arranjado tardiamente já despertava na sociedade boatos sobre sua incapacidade como mulher, a certeza chegou quando ela não teve filhos logo após o casamento.

Engravidou algumas vezes e perdeu os bebês. E aqui a autora me emocionou ao falar sobre ilusões e esperanças. O motivo de não conseguir ter os filhos provavelmente tinha a ver com as pedras nos rins que lhe davam crises frequentes.

#PRACEGOVER: Pilha de livros ao fundo, um enfeite de gato em cima, o livro em destaque à frente.



Então, nossa personagem principal foi a outra cidade realizar um tratamento. O que eu não imaginava era que essa viagem fosse mudar a vida dela, de uma forma impossível de se prever.

Os acontecimentos nesses dias de tratamento me proporcionaram um olhar totalmente diferente para as dificuldades da vida, para as coisas que não podem ser curadas, entendidas, nem explicadas.

A escrita da autora é muito gostosa, objetiva e de fácil entendimento. A narrativa é feita em primeira pessoa, pela neta da personagem principal.

Existem outras personagens marcantes na história, mas confesso que o que mais gostei foi de saber sobre a avó paterna que, para mim, foi a principal nesse livro. O final me surpreendeu bastante, gostei muito!

"Era tudo tão estranho e tão sombrio, sob aquele céu cheio de nuvens, que pensou já estar no além, porque era assim que a morte devia ser."

Algo que eu admirei bastante foi que a autora escolheu trechos em italiano para constar no livro, o que me fez adentrar ainda mais naquele universo dos personagens.

Um livrinho tão pequeno que me tocou tanto! Só posso sentir gratidão por ter lido!

Para os amantes do cinema, fica a dica: o livro foi adaptado para as telonas com o nome Um instante de amor e eu quero assistir em breve!

E vocês, gostam de leituras de amor dramáticas? Me contem nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa tem como fundo uma praia. Abaixo, a foto de uma mulher deitada. Centralizados, título e nome da autora.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.