11 de dezembro de 2020

[Resenha da Karla] Textos sentidos

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autores diversos
Editora: Inverso
Ano: 2018
Páginas: 134
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Ler, escrever e editar - verbos sonhados que se transformam em realidade quando ministrados a oito mãos. Desde a concepção de um curso por um Instituto que visa o fomento da cultura e arte, na arte do ilustrar o imaginário repassado aos alunos atentos com a nova dimensão; na criação, a escrita, a provocação vinda de uma mente iluminada, colorida e ativa escritora - até o desenvolver do formato e desbravamento do mercado, instigado em um desnude de alma.

Grimalda Amorim  (IDM), Rosângela Grafetti (artista plástica), Glória Kirinus (escritora)  e Cristina Jones (editora InVerso), respectivamente, com a melhor matéria prima em mãos, seus alunos, encaminharam o "Textos Sentidos". E dos alunos, estes engenheiros, advogados, donas de casa - e de tantas outras atribuições - nasceram crônicas sentidas e trabalhadas  em doação e desprendimento amadurecidas neste livro.

Que a leitura lhe seja prazerosa e que o movimento perdure , rendendo mais livros e textos sentidos.




Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar sobre esse livro com lindíssimas crônicas que eu recebi em parceria com a Editora Inverso.

São crônicas lindas e fortes sobre a vida. Algumas contêm toques de humor, outras são repletas de nostalgia e várias são muito emocionantes!

Mineira que sou, me encantei logo pela crônica que tem um trecho de uma música especial de Flávio Venturini que fala de sonhos que não envelhecem. Em linguagem figurada, a mensagem chegou direto ao meu coração.

Também gostei muito das críticas sociais abordadas. Uma delas trata sobre as falácias que tentam trazer sobre os agrotóxicos, em um projeto para tentar chama-los por um nome mais “ameno”. Na contramão do mundo, o Brasil quer aprovar o uso de venenos abolidos em todo o mundo.

Gargalhei com a crônica da batata doce "fitnnes". Meus pais foram criados em condições similares às contadas na crônica e também tinham batata doce do café da manhã na infância. Cresci sabendo que se tratava de algo gostoso, mas totalmente desvalorizado. Também ainda me assusta a importância que dão a esse legume (como sendo o "salvador da malhação") nos dias de hoje.

Uma das crônicas que mais me marcou tem a ver com o maior pesadelo da vida de um filho. A perda do pai, a falta que ele faz, narrada de forma bem doída, me arrancou lágrimas.

#PRACEGOVER: Fundo verde, dois vasos de planta com galho e sem flor. O livro apoiado no vaso à direita.



Divertida, me identifiquei muito com a crônica que conta sobre alguém que foi trabalhar de chinelo, tendo em vista que eu também já passei pela situação: só vi que havia ido trabalhar de chinelo quando já estava na frente do meu superior, à época!

A realidade sobre a maternidade jorra em uma crônica sobre fadas, aqueles seres com poder de ajudar (ou de atrapalhar bastante) a maternidade! Ri muito dessa também.

Um livro escrito por vários autores. Algumas crônicas de cada um e todas me fizeram refletir.

A edição está lindíssima, com as crônicas separadas por autor. Antes da parte de cada autor, uma estampa e seu nome, sua foto e um pouco da sua história. Achei bem legal conhecer os rostos dessas pessoas capazes de escrever cada uma daquelas histórias que mexeram com meu coração.

Amei e recomendo para quem curte crônicas.

E vocês, gostam de crônicas? Me contem nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo branco, um desenho de galho de planta ao centro. Abaixo, nomes dos autores e título.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.