29 de novembro de 2020

[Resenha da Karla] Amor Plus Size

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 280
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho contar para vocês sobre esse livro pelo qual me interessei há bastante tempo, não só pela história em si, mas também pelo título.

Trata-se de Amor Plus Size, publicado pela Editora Verus. O livro vem nos contar a história de Maitê, bem tímida, que levava a vida sofrendo bullying na escola, devido ao seu sobrepeso.

Importante ressaltar que, inicialmente, sua mãe tinha uma obsessão para que ela emagrecesse. Não acredito que ela fazia por mal. Observo o mesmo comportamento em muita gente atualmente. É a gordofobia disfarçada de "preocupação" com a saúde da pessoa gorda, um assunto sobre o qual é muito necessário falar.

É lindo ver a amizade de Maitê com Isaac, para mim o ponto alto do livro desde o início! Fiquei com vontade de ser amiga dele também! Isaac aceita Maitê como ela é, ressalta como ela é incrível independente do peso e da opinião dos outros.
Alexandre é o garoto popular da escola que se aproxima de Maitê, o que gera burburinhos na turma e muda o comportamento de vários colegas, que passam a ver Maitê com outros olhos.

Maitê então se decepciona e, ao relatar sua fossa para Isaac, esse a encoraja a fazer umas fotos para melhorar a autoestima. Essas fotos chegam às mãos de um produtor de modelos plus size e, a partir daí, a trama traz diversas reviravoltas.

Me identifiquei bastante com a personagem principal com relação às dores da adolescência. Apesar de eu não ter sofrido tanto bullying, passei por coisas parecidas no tocante aos estudos, vestibular, inseguranças, etc...

#PRACEGOVER: Fundo neutro, toco de madeira, buquê, mini pregadores e laços cor de rosa, dispositivo kindle com a capa do livro e fita métrica.



Achei a forma como a autora contou a história é bastante crível e comum de se acontecer, inclusive quanto aos problemas graves de saúde, como a anorexia e a bulimia.

Maitê ganhou meu coração quando conseguiu ser empática até mesmo com as piores pessoas da trama. Já a mãe dela, a meu ver, se redimiu quando foi capaz de sentir a dor do outro ao pensar: foi com outra pessoa, mas poderia ter sido com a minha filha.

Uma história linda, que traz amizade, perdão e muita superação. A transformação na vida de Maitê retrata bem como é a nossa sociedade! Ficou nítido para mim que só com muita fama uma pessoa gorda será respeitada (e às vezes, nem assim!), o que é lamentável!

Leitura cheia de lições para se refletir, com um pouco de humor e muito aprendizado. Recomendo a todos!

E você, já leu ou recomenda algum livro desse tipo? Me conte nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo multicor, traz o desenho de uma mulher à esquerda, o nome da autora e o título à direita.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.