#PRACEGOVER: Capa do livro |
Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 280
Minha classificação: 5/5
Sinopse: Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz.
Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.
Olá, leitores do Pacote Literário!
Hoje venho contar para vocês sobre esse livro pelo qual me interessei há bastante tempo, não só pela história em si, mas também pelo título.
Trata-se de Amor Plus Size, publicado pela Editora Verus. O livro vem nos contar a história de Maitê, bem tímida, que levava a vida sofrendo bullying na escola, devido ao seu sobrepeso.
Importante ressaltar que, inicialmente, sua mãe tinha uma obsessão para que ela emagrecesse. Não acredito que ela fazia por mal. Observo o mesmo comportamento em muita gente atualmente. É a gordofobia disfarçada de "preocupação" com a saúde da pessoa gorda, um assunto sobre o qual é muito necessário falar.
É lindo ver a amizade de Maitê com Isaac, para mim o ponto alto do livro desde o início! Fiquei com vontade de ser amiga dele também! Isaac aceita Maitê como ela é, ressalta como ela é incrível independente do peso e da opinião dos outros.
Alexandre é o garoto popular da escola que se aproxima de Maitê, o que gera burburinhos na turma e muda o comportamento de vários colegas, que passam a ver Maitê com outros olhos.
Maitê então se decepciona e, ao relatar sua fossa para Isaac, esse a encoraja a fazer umas fotos para melhorar a autoestima. Essas fotos chegam às mãos de um produtor de modelos plus size e, a partir daí, a trama traz diversas reviravoltas.
Me identifiquei bastante com a personagem principal com relação às dores da adolescência. Apesar de eu não ter sofrido tanto bullying, passei por coisas parecidas no tocante aos estudos, vestibular, inseguranças, etc...
#PRACEGOVER: Fundo neutro, toco de madeira, buquê, mini pregadores e laços cor de rosa, dispositivo kindle com a capa do livro e fita métrica. |
Achei a forma como a autora contou a história é bastante crível e comum de se acontecer, inclusive quanto aos problemas graves de saúde, como a anorexia e a bulimia.
Maitê ganhou meu coração quando conseguiu ser empática até mesmo com as piores pessoas da trama. Já a mãe dela, a meu ver, se redimiu quando foi capaz de sentir a dor do outro ao pensar: foi com outra pessoa, mas poderia ter sido com a minha filha.
Uma história linda, que traz amizade, perdão e muita superação. A transformação na vida de Maitê retrata bem como é a nossa sociedade! Ficou nítido para mim que só com muita fama uma pessoa gorda será respeitada (e às vezes, nem assim!), o que é lamentável!
Leitura cheia de lições para se refletir, com um pouco de humor e muito aprendizado. Recomendo a todos!
E você, já leu ou recomenda algum livro desse tipo? Me conte nos comentários!
#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo multicor, traz o desenho de uma mulher à esquerda, o nome da autora e o título à direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário