11 de outubro de 2020

[Resenha da Karla] Um caminho para a liberdade


#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 368
Minha classificação: 5/5 (favoritado)

Sinopse: Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um Caminho Para a Liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.




Olá, querido leitor!

Hoje o livro que trago para vocês é da queridíssima Jojo Moyes. Vocês sabem da minha admiração por ela. Se você também curte as obras dela, que tal conferir as resenhas de Um mais um e Baía da esperança, já postadas aqui?

Em Um caminho para a liberdade, publicado pela Intrínseca, Jojo nos leva para as décadas de 30/40 para conhecer mulheres maravilhosamente fortes que lutam contra diversos padrões sociais.

Elas amam os livros e sabem o quanto a leitura é importante nas vidas das pessoas. Assim, vão entrega-los pessoalmente, através de uma biblioteca itinerante que se move a cavalo.

São livros de todos os tipos, quase sempre começando por livros infantis e de receitas e, claro, despertando o interesse dos leitores para obras clássicas e romances.

Apenas por esse início, acho que esse livro encanta a todos os amantes de leitura, não é mesmo?

Mas Jojo vai bem além disso e nos apresenta Alice, uma moça com diversos problemas no relacionamento com os pais, que se apaixona e se muda para outra cidade. Lá, percebe que todas as promessas de amor vão para o ralo e a realidade está bem longe do que ela sonhou.

Margery é outra mulher extremamente forte que, sem coragem de assumir seu relacionamento, acaba enfrentando uma carga ainda maior de machismo e bastante opressão naquela comunidade.

A forma como as relações são construídas nesse livro me deixou, de fato, suspirando! Jojo teve bastante perspicácia e conseguiu colocar drama, suspense, aventura, romance e muitos outros ingredientes nesse livro que se tornou um dos favoritos para mim.

A forma como ela escreveu a história, para mim, foi outro ponto alto do livro. Às vezes me peguei desejando certo destino para um personagem e, quando percebi, já está totalmente envolvida em sua história, devido à quantidade de elementos que ela conseguiu trazer para o enredo.

#PRACEGOVER: Fundo com um caminho de pedras. Em destaque, o dispositivo Kindle com a capa do livro.



Algo que também me marcou muito foi a forma como aquelas mulheres cuidam dos livros, com a qual me identifiquei bastante. Quando ocorriam acidentes com eles ou as páginas já estavam velhas e desgastadas, elas aproveitaram cada um de novas formas, o que foi bonito de ver!

Uma personagem que me tocou bastante foi uma mulher com deficiência, que era tratada como inútil, mas conseguiu mostrar a força que tem. Algo bem comum até os dias de hoje, infelizmente. Foi dolorido de ver, inicialmente, mas a força dela é inspiradora.

As questões familiares se desenvolvem muito facilmente e, na história, certos livros causam alvoroço na comunidade, trazendo até mesmo certa dose de humor nas simbologias e exageros!

No livro, são trabalhadas muitas questões como racismo, machismo e como os estigmas podem alavancar ou atrapalhar a vida das pessoas.

Uma história que traz incontáveis lições e tenho certeza de que é impossível passar por essa leitura sem se modificar por dentro!

Super recomendo!

E você, gosta dessa autora e desse tipo de leitura? Me conte nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo escuro, com detalhes de estrelas brilhando. O título e o nome da autora bem grandes, ao centro.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.