14 de junho de 2020

[Resenha da Karla] Mamãe & Eu & Mamãe


#PRACEGOVER: Capa do livro
MAMÃE & EU & MAMÃE

Autora: Maya Angelou
Editora: Rosa dos tempos
Ano: 2018
Páginas: 176
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: Último livro publicado pela poeta e ativista, Maya Angelou, Mamãe & Eu & Mamãe descreve seu relacionamento conturbado com a mãe, a empresária Vivian "Lady" Baxter, com quem voltou a morar aos 13 anos, depois de dez sob os cuidados da avó paterna. É a jornada de uma mãe e filha em busca de reconciliação assim como uma reveladora narrativa de amor e cura.
"Conduzindo-nos a um portal no qual acessamos em profundidade temas como casamento, cuidado, família, maternidade, lazer e trabalho, tendo como pano de fundo os EUA da segregação racial e da luta por direitos civis, Mamãe & Eu & Mamãe é um clássico, representativo do universo no qual Mulheres Negras são do começo ao fim autoras, sujeitas e donas de suas próprias histórias." - Giovana Xavier, Historiadora, Profa. Faculdade Educação UFRJ e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer para vocês a resenha dessa leitura autobiográfica e bem interessante. Recebi este livro através da Ciranda Literária, se ainda não conhece esse projeto, saiba mais sobre ele neste link.

Publicado pela Editora Rosa dos Tempos e de autoria de Maya Angelou, que também é cantora, ativista, uma mulher forte e inspiradora, o livro me marcou bastante.

Marco do feminismo negro nos Estados Unidos e no mundo, Maya nos conta muito sobre sua vida e a presença das duas mulheres extremamente fortes de sua vida: Lady (sua mãe) e sua avó.

Quando Maya ainda era criança, em St. Loius, Missouri, nos Estados Unidos, seus pais decidiram que ela e seu irmão iriam residir junto de sua avó paterna, não Arkansas, uma vez que nenhum deles se sentia obrigado a parar seus planos para cuidar dos filhos.

As crianças cresceram e o irmão de Maya passou a preocupar a avó com seu comportamento adolescente. Por esse motivo, decidiu que “devolveria” à mãe a responsabilidade de cuidar deles.

Após esse acontecimento, Maya teve a sorte de continuar vivendo “com duas mães”. Cada uma a seu modo, avó e mãe cuidaram, mimaram, aconselharam, apoiaram e puxaram a orelha de Maya sempre que necessário.

O livro se desenvolve com Maya contando como foi a vida de seus avós e de seus pais; bem como sua relação com a mãe e com a avó que a criou, desde esse momento até quando o livro foi escrito.


#PRACEGOVER: Fundo de toco de madeira, uma flor branca, um espelho em forma de coração
e o livro à direita.


Muitas questões são abordadas, inclusive relacionamentos tóxicos, o abuso de poder de um marido que a proibia de ir à Igreja, sua profissão (e as diversas viagens que fez devido a ela).

Em várias circunstâncias, inclusive depois de adulta, estavam a seu lado a mãe e/ou a avó para auxiliar nos momentos complicados, consola-la quando necessário e lutar por ela, no melhor sentido da palavra.

Outro ponto muito abordado é a questão do racismo nos Estados Unidos, que, se hoje ainda é algo marcante, naquela época era ainda mais forte e Maya e seus familiares sofreram na pele, literalmente.

A edição da Rosa dos Tempos é maravilhosa, com a foto na capa, páginas amareladas e fonte adequada à leitura. Revisão perfeita.

Um livro sobre vida, família, amor e o perdão que liberta. Um dos melhores livros lidos em 2020 e, no meu ponto de vista, absolutamente necessário.


Recomendo a todos!

E vocês, curtem esse tipo de leitura? Já leram algo nesse sentido? Não deixem de comentar!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo em tom rosa seco com uma foto de duas mulheres. O nome do autor e o título vêm no alto da página capa.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.