8 de fevereiro de 2018

[Resenha] A Festa de Divórcio



A FESTA DE DIVÓRCIO
Autora: Laura Dave
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Páginas: 292


Sinopse: A festa de divórcio conduz o leitor à vida de duas mulheres que se encontram nos extremos opostos do casamento, uma se divorciando e outra no momento de confirmação do relacionamento dos sonhos. Apesar de todas as diferenças - distância, condição financeira, idade - Gwyn e Maggie têm uma coisa em comum: ambas estão em uma encruzilhada e enfrentam as mesmas perguntas: até que ponto você deve se esforçar para ficar com a pessoa que ama? quando é hora de desistir? O best-seller de Laura Dave apresenta um costume cada vez mais comum nos Estados Unidos: a celebração do rompimento amoroso. Talvez para os brasileiros isso seja estranho, mas para o povo do país norte-americano, este momento, quando consensual, deve ser celebrado. Isso porque os envolvidos foram corajosos pela decisão e porque agora os dois poderão ser finalmente felizes, mesmo que com outras pessoas. Laura chega à raiz das questões mais importantes e faz o leitor acreditar em todas as faces do amor, até a do divórcio.


O livro nos conta a história de duas protagonistas, Maggie e sua sogra, Gwyn. Maggie acabou de receber o convite para a festa de divórcio de seus sogros e está muito apreensiva, pois vai conhecê-los pessoalmente nessa ocasião.

"Maggie, com quem Gwyn apenas falara pelo telefone, mas que tinha uma risada de quem Gwyn gostara, uma risada em que ela confiara, especialmente porque aprendera com o tempo que o modo como uma pessoa ri geralmente reflete quem ela é, como ela é."


No caminho para a cidade dos sogros, Maggie e seu companheiro, Nate, encontram uma “velha amiga” de Nate que provoca ciúmes e deixa Maggie bastante insegura. Depois de um caminho cheio de percalços e desconfianças, eles finalmente chegam à casa dos sogros para a grande festa.

O que ninguém imaginava era que, por trás da “desculpa” de que se tornava mais espiritualizado, Thomas, pai de Nate, marido de Gwyn, escondia um grande segredo. Ao descobrir, Gwyn planeja a festa de divórcio e traz para a festa todos os elementos de que necessita para demonstrar a descoberta e expor a sua vingança a todos os conhecidos do casal.




Esse é o primeiro livro da autora lançado no Brasil e já adianto que, para mim, ela começou com o pé direito! Laura Dave provoca raiva e risos no leitor, na mesma proporção! Com situações absurdas, lindas, emocionantes e engraçadas, o livro se desenvolve em uma leitura fácil e fluida.

Narrado em primeira pessoa por ambas as personagens principais, em capítulos alternados, o livro traz pitadas de humor, sarcasmo e muita realidade, apesar de uma festa de divórcio não ser algo tão comum de presenciarmos no dia a dia do brasileiro.



Pode parecer estranho um livro cujas personagens principais são sogra e nora, mas acredito que o que a autora quis demonstrar foi que as inseguranças da vida, dos sentimentos e do amor acompanham a todas as pessoas desde o início do relacionamento (ponto em que se encontra a nora) até o final dele (onde se encontra a sogra).


"- O que eu acho é que não existe um jeito certo ou errado. E, quanto mais cedo abandonarmos nossas expectativas sobre como tudo deveria ser, mais felizes seremos."


A capa do livro é um verdadeiro convite à leitura e a Editora Bertrand Brasil arrasou em toda a edição, com páginas em tom bege claro e fontes confortáveis à leitura.

A mensagem que o livro passa, em minha opinião, é a de que todos precisamos estar preparados para saber até que ponto vale a pena acreditar e ir em frente, quando o assunto é amor.







Clique aqui e adicione A Festa de Divórcio no Skoob



6 comentários:

  1. Eu AMO os livros da Bertrand, uma das minhas editoras favoritas!
    Adorei seu post, Karla e fiquei muito curiosa para ler este livro
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas ja coloquei na minha lista
    Depois te conto. Ótimo post!
    Adorei a dica e as fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clauo! Também acho sensacionais os trabalhos dessa editora! A leitura super vale a pena, pois o enredo é bem diferente e original! Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, um livro para comemorar um divórcio... e pior ainda, ambas as partes presentes na mesma festa?! Não sei o que seria mais estranho disso tudo... rsrs Acho que leria só pela curiosidade, já logo pela capa... rs
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Hanna! Super original o enredo, não é? Achei bem bacana a leitura e vale a pena ler e matar a curiosidade! Beijos!

      Excluir
  3. Que interessante uma festa em que se comemora o divórcio! Fiquei curiosa pela leitura e adorei as fotos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vale muito a pena a leitura, a forma como tudo se desenvolve! Espero que leia e volte pra nos contar. Beijos!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.