5 de janeiro de 2017

[Resenha] Entre Loucos e Condenados


ENTRE LOUCOS E CONDENADOS
Autor: Flavio P. Oliveira
Editora: Amazon
Ano: 2013
Páginas: 202


SinopseAbra os olhos... Fabrício atende ao pedido, abre os olhos e percebe que se encontra em algum hospital, mas perdeu a memória e não sabe como chegou lá, se adoeceu, sofreu acidente, está delirando ou em coma; não sabe.Ele vê desenhos e frases nas paredes, um enfermeiro, pacientes, e com o tempo descobrirá o necessário para se recuperar da amnésia: pedir desculpas; passar por etapas, salas incríveis e confrontar seus maiores temores. E terá em mãos, entre outros itens, três fotografias, da mãe que o abandonou enquanto criança, de uma prima que faleceu tragicamente e da amante. Além disso, falar é proibido e os pacientes se comunicam por telepatia. Tudo com um propósito: descobrir o grande trauma que o enclausurou naquele ambiente fantástico, esquisito, angustiante e único.



Fabrício abre os olhos e se imagina em um hospital, ou não? Purgatório? Na verdade ele não se lembra de nada, perdeu a memória. Não sabe como chegou a este lugar, se está doente, em coma ou qualquer outra possibilidade.

Falar não é permitido, existe um grande xis em seus lábios e todos devem se comunicar por telepatia.

A única coisa que Fabrício possui, e pode servir de pista, são três fotos: de sua falecida prima, a mãe que o abandonou e de sua amante. Além dos gizes de várias cores, o vermelho para as urgências.




"Um ser humano dividido em si mesmo nunca realiza nada por completo."


É difícil falar sobre o livro durante a leitura porque, assim como Fabrício, não sabemos o que realmente acontece. E não é só esse fato, somos tão absorvidos pela história que não há palavras para descrever. Tem que ser sentido.

Fabrício passa por vários, digamos, "tratamentos", durante os quais vivenciamos partes de sua vida, as falhas, a busca pelas memórias e sua libertação.

No transcurso da leitura vivemos tudo junto ao protagonista, sentimos todo sua angústia e eu digo, a leitura é muito intensa.


"Nem sempre pedimos desculpas para desfazer o que não fizemos, repensar o que não pensamos, entender o incompreensível. Em muitas ocasiões, pedimos desculpas para evoluirmos como pessoa e recuperar um caminho."

Acompanhar Fabrício nessa jornada não é fácil, eu me senti pequena em diversas partes, vivi cada momento, são coisas que podemos trazer para nossa vida. É uma leitura para ser feita com a alma e refletir.



Eu aprecio muito a escrita do Flavio e esse foi o livro mais intenso que li e, mais uma vez, fui envolvida do começo ao fim.

Pena que seja um livro pouco conhecido, pois acho que vale muito a pena ser divulgado e lido por todos. Principalmente para aqueles que gostam de uma leitura intensa, que te faz passar por um turbilhão de sentimentos inexplicáveis.

O fim, bom, o fim é daqueles que você fica com raiva e ao mesmo tempo aplaude a maestria do autor, querendo mais. Instigante!


"Louco é aquele que pune a si mesmo na tentativa ilusória de obter o perdão de terceiros."

Queria poder falar mais, mas não posso, não somente pelo medo de soltar um spoiler, mas por ser uma leitura que deve ser feita, ou melhor, degustada e sentida.

Vale muito a pena! Leitura obrigatória!


"Toda pessoa, durante momentos da vida, acaba sendo alguém diferente de si próprio. O exagero é o pecado capital."



Para adquirir:



9 comentários:

  1. Oi, Fê!

    Esse livro é maravilhoso! Top 5 de 2016. Adorei a jornada do Fabrício e toda a intensidade de sentimentos que a história suscita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigadoo pelos elogios, e sim, esse livro ficou meio desconhecido. :D
    Mudemos isso! :D

    ResponderExcluir
  3. É uma pena algumas obras não serem conhecidas como esta. Fiquei tentada a ler, gosto de tramas fortes e envolventes.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Tenho que dizer que desconhecia a obra, mas já fiquei bem interessada. Realmente por toda carga que ele traz creio que uma leitura mais calma seria ideal e a tornaria mais agradável.
    Adorei saber suas impressões e fiquei muito intrigada para acompanhar Fabrício e descobrir o que realmente está acontecendo e porque eles podem só se comunicar por telepatia.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, e sendo sincera não sei se virei a ler. O enredo não me empolgou tanto. De qualquer forma, vou anotar a dica, afinal foi a primeira vez que ouvi sobre ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Adorei sua resenha. Me deixou super com vontade de ler a obra e sentir tudo o que nos falou. Dica anotada!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, nossa realmente você conseguiu me deixar curiosa. Adoro quando o autor mexe com nossas emoções através da leitura, só isso já me empolga para começar a ler. Vou anotar a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, não conhecia o livro e sinceramente não sei se leria, não faz muito meu estilo, mas a história parece ser instigante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda.
    Adoro dica de ebooks da amazon, e história reflexivas e intensas eu não dispenso.
    Eu realmente não conhecia o livro mas já anotei, porque fiquei curiosa quanto a esse enredo e principalmente esse final surpreendente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.