30 de setembro de 2016

[Resenha] Horas Decisivas

HORAS DECISIVAS - A HISTÓRIA REAL DO MAIS OUSADO RESGATE MARÍTIMO
Autores: Michael J. Tougias e Casey Sherman
Editora: Única
Ano: 2016
Páginas: 256
Livro recebido em parceria com a Editora

Sinopse:  Você tem que ir, mas não tem que voltar.” O lema não oficial da Guarda Costeira martelava na cabeça de Bernie Webber depois de ter sido convocado para resgatar os tripulantes de um petroleiro que se rompera ao meio, numa das mais aterrorizantes tempestades de inverno da costa norte-americana. 
As chances de sobrevivência dele e dos três outros jovens que o acompanhariam na missão eram mínimas. Nessa mesma noite, um segundo petroleiro também se partira ao meio a poucos quilômetros do primeiro, e outra equipe de resgate estava em busca dos sobreviventes da outra embarcação. Aquele 18 de fevereiro de 1952 ficaria para sempre na memória de todos os envolvidos. 
Horas decisivas é o resultado da extensa pesquisa de dois autores que uniram forças para escrever sobre um dos resgates marítimos mais extraordinários da história. Quase sessenta anos depois daquela noite fatídica, o relato ainda tira o fôlego dos leitores, além de ter inspirado uma superprodução da Disney estrelada por Chris Pine


“Horas Decisivas” é baseado na história real de um dos maiores resgates marítimos feito por um pequeno barco salva-vidas nos Estados Unidos.

Os fatos ocorreram em uma pequena cidade litorânea, que vivia basicamente da pesca nos anos 50. A cidade, além dos pescadores, contava com um posto da Guarda Costeira.

Em 18 de fevereiro de 1952, uma grande tempestade atinge as cidades litorâneas, causando vários danos. Neste cenário uma equipe da Guarda Costeira recebe um chamado de resgate do navio petroleiro Pendleton, que se partiu no meio e está afundando.

Quatro oficiais são convocados para o resgate dos trinta tripulantes, são eles: os oficiais Bernie Webber, Andy Fitzgerald, Richard Livesey e Ervin Maske, assumindo o risco a bordo do barco de resgate CG36500.

E o que era pior, o Pendleton não foi o único navio a sofrer com a tempestade naquela noite.



O livro é dividido em três partes cheias de agonia e tensão, onde acompanhamos a bravura e heroísmo de quatro homens em meio a um mar revolto e sem saber o que ocorreria.

Os autores foram bastante detalhistas aos acontecimentos da noite do dia 18, resultado de um bom tempo de pesquisa que dedicaram sobre o ocorrido.

Contamos ainda com entrevistas e o pós com todos os sobreviventes.

Horas Decisivas” foi um livro surpreendente que tive a oportunidade de ler. Além de toda agonia que senti pensando nos momentos do resgate, nas famílias, me emocionei muito tanto com os sobreviventes quanto com a bravura desses quatro oficiais.

A edição está perfeita, sem erros e no começo do livro ainda temos um mapa marítimo como auxiliar na leitura e melhor entendimento dos fatos.

O livro deu origem para o filme da Disney estrelado pelo ator Chris Pine, o qual ainda vou conferir!


Clique aqui e adicione Horas Decisivas no Skoob



8 comentários:

  1. Oi, Fernanda!
    Nossa, a história parece ser bastante tensa! D: Não costumo gostar muito dessas leituras que acabam com os meus nervos, mas a história parece bastente interessante, principalmente por ser baseada em fatos reais. Sua resenha me deixou com vontade de ler, acho que vou procurar saber um pouco mais sobre ele...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa história, achei muito interessante o livro, deve ser um drama bastante intenso e angustiante. Adoro quando o livro é baseado em histórias reais, torna a leitura ainda mais emocionante. Quero muito conferir a obra, ainda bem que li sua resenha! ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Assisti ao filme, mas não sabia que havia um livro que ele tinha sido baseado.
    Gostei bastante da adaptação por se tratar de uma história baseada em fatos reais.
    Com certeza pretendo procurar o livro para conferir esses relatos dos sobreviventes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gosto muito de livros baseados em histórias reais, e este, por ter sido um resgate, acredito que seja uma leitura um tanto tensa.
    Confesso que fiquei curiosa para conhecer a obra e saber detalhes do ato de bravuras desses heróis.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, nem a história e acho que também não ouvi falar sobre o filme, mas parece algo super angustiante e cheio de tensão. Nunca li nada baseado em história real, acho, minha memória é péssima hahaha. Acho que assistirei ao filme antes e caso eu goste, procurarei o livro. Obrigada pela dica!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei tenso só em ler a resenha...
    Livros com base em fatos reais e com sólida pesquisa são instigantes na maioria das vezes.
    Adorei a resenha!!!
    Farol Cultural

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!

    Menina, acho que não teria paciência para ler um livro como esse. Só que não entendi muito bem se narra exatamente o que aconteceu ou se é uma história fictica do que aconteceu... Mas enfim, esses livros que não mudam muito de cenário não fazem nem um pouco meu estilo. Mas imagino a tensão que as vítimas e os próprios salvadores sofreram viu.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda!
    O livro conta exatamente o que aconteceu? Ao falar que é baseado eu fiquei com essa dúvida, porque pode ter uma pitada de ficção em cima né. Acho legal ver esse tipo de coisa em filme (e vou procurar!) mas em livros já não sei, tenho um certo desespero com mar/água por não saber nadar e me da uns negócio ler sobre essas coisas uhuashauaushas mas parece ser um ótimo livro mesmo.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.