16 de julho de 2016

[Homenageado do Mês] Robin Williams



Em julho, mês de aniversário de Robin Williams, o blog Pacote Literário vem fazer a sua singela homenagem a esse ator americano conhecido por suas atuações em filmes de comédia mas que, de forma muito marcante, também atuou em dramas e romances que mexeram com os corações das pessoas, além de outros estilos de filmes.

Vamos saber um pouquinho mais sobre esse ator fabuloso?




Robin Williams nasceu em julho/1951 em Chicago, EUA e nos deixou em agosto/2014, vítima de uma doença neurodegenerativa progressiva que causou forte depressão no ator que acabou por cometer suicídio, por não suportar mais os sintomas da doença, segundo declarações de sua família à imprensa.

Influenciado desde muito jovem a encenar, por sua imensa capacidade de improviso, estudou dramaturgia na renomada Juilliard School em Nova York e adorava vídeo-games.

Selecionamos alguns filmes em que atuou para deixar as indicações aqui para vocês. Tal tarefa não foi fácil para duas admiradoras de seu trabalho, tendo em vista a enorme quantidade de filmes em que Robin Williams atuou.


Gênio indomável



Nesse filme maravilhoso, temos o jovem Will, interpretado por Matt Damon. Certo dia, ele resolve facilmente uma questão matemática que há tempos intrigava até os maiores pesquisadores da área, inclusive o renomado professor da escola onde trabalhava como servente.
Will se envolve frequentemente em brigas e, quando elas chegam à esfera judicial, o professor da escola se responsabiliza por ele perante o juiz, mas para isso ele lhe impõe uma condição: que ele faça terapia. E o terapeuta escolhido é o Dr. Sean, interpretado por Robin Williams



A partir daí a trama segue entre as sessões de terapia e os altos e baixos na vida e na carreira dos personagens.
Indicado a 7 Oscars, o filme venceu o de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, que foi para o nosso homenageado do dia, Robin Williams.



Sociedade dos poetas mortos




A história se passa em uma tradicional escola interna onde, além das matérias regulares, os professores ensinam aos alunos, de forma muito rígida, a terem disciplina e obediência. Professor Keating, professor recém-chegado à escola, é um visionário e ensina aos alunos de forma muito diferente do habitual, o que faz com que sua aula seja muito interessante.



Até que um problema acontece e o professor tem que deixar a escola, com o que os alunos não concordam. Quando se manifestam contra essa saída, mesmo de forma tão singela, é impossível não rolarem lágrimas nos olhos!
O filme é de uma simplicidade que impressiona e traz diversas lições para a vida de quem o assiste.
Recebeu 4 indicações ao Oscar, tendo vencido o de melhor roteiro original.



Uma Babá Quase Perfeita



Inspirado no livro "Alias Madame Doubtfire", de Anne Fine, o filme tem Robin Williams no papel de Daniel Hillard, um ator desempregado e sem muitas responsabilidades.  Sua esposa, Miranda, cansada da situação resolve se divorciar, com isso Daniel é limitado nas visitas aos três filhos.



Desesperado resolve criar uma personagem, a babá Euphgenia Doubtfire, uma senhora inglesa bastante rigorosa. A babá consegue conquistar a todos,  até mesmo Miranda.
O filme conta com cenas hilárias de Robin Williams na pele da babá, por outro lado, a carga emocional é enorme, na relação pai e filhos.


Patch Adams - O Amor é Contagioso




No filme temos Patch Adams, interpretado por Robin Williams - um homem em busca de mudanças, que acredita que a alegria pode e muito melhorar a qualidade de vida.
No início do filme, Patch é apresentado como interno em uma clínica após uma tentativa de suicídio. Ao perceber que nada é feito em relação aos pacientes, Patch ajuda seu colega de quarto a enfrentar seus medos, após isso, decide ser médico.



Nesse filme vemos que não somente a ciência, mas também o amor, pode salvar vidas.
Patch Adams é cativante e comovente, uma lição de vida, uma mensagem linda de solidariedade e afeto.
O filme recebeu indicação ao Oscar, como Melhor Trilha Sonora de Comédia/Musical. Recebeu também duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Comédia/Musical e Melhor Ator em Comédia/Musical para Robin Williams.


Bom dia, Vietnã!



Na Guerra do Vietnã, um aeronauta é transferido para ser radialista em uma rádio operada pelo governo americano, em Saigon. 
Adrian Gronauer se depara com forte censura, indo contra as orientações passadas, ele toca músicas não autorizadas e dá notícias não aprovadas. 



O personagem vivido por Robin Williams  inova toda a programação, tentando amenizar um pouco a vida dos soldados e o sofrimento da guerra.
O filme mostra a importância e o peso da informação em uma situação como essa. Com  bom humor é uma crítica a uma guerra infundada.


Amor Além da Vida




Nesse filme maravilhoso, Robin Williams interpreta Chris, é casado e tem dois filhos. Um acidente leva os filhos do casal, que sente muito a morte, sendo que Annie (a esposa de Chris) sofre uma profunda depressão.


Alguns anos depois, o destino é ainda mais cruel com Annie e decide dar mais uma reviravolta em sua vida. 

O filme se desenrola de forma dramática e doce ao mesmo tempo. Juntamente com Cuba Gooding Jr., Robin Williams nos traz uma infinidade de sentimentos e faz as lágrimas rolarem, com muitos aprendizados que ficam para a vida toda.



E esta foi nossa homenagem a este que foi um grande ator!

E vocês? Assistiram algum dos filmes? Teriam alguma outra indicação? Conte para nós!

Até a próxima!




7 comentários:

  1. Infelizmente perdemos um ator ótimo de uma forma muito triste.
    Assisti a muitos filmes do Robin, mas Uma Babá Quase Perfeita marcou minha infância, deu até vontade de rever.
    Obrigada pelas dicas, vou conferir Bom dia, Vietnã! que ainda não conhecia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu adorava e ainda adoro, apesar de estar falecido, o autor Robin Williams. Todo filme que eu assistia dele eu amava e não tem um que eu não goste.Excelente ator, que infelizmente nos deixou por causa de uma doença. O filme que mais me marcou dele foi Amor Além da Vida. Chorei litros!
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  3. Oie, que homenagem bacana. Achei ue eu não tinha assistido nada do aotr porque não gosto muito de filmes mas depois percebi que já assisti sim o uma babá quase perfeita que é muito bom e divertido e também o Bom dia, Vietnã. Fiquei super interessada no sociedade dos poetas mortos.

    ResponderExcluir
  4. Não consigo olhar para este ator sem pensar automaticamente em Patch Adams, filme incrível!
    Gosto muito também de Uma Babá Quase Perfeita e Sociedade dos Poetas Mortos. Ator inesquecível!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Este ator é incrível! Lembro de ter assistido "Sociedade dos poetas mortos" na escola, e de ter gostado MUITO, mas o meu favorito mesmo é "Patch Adams". Eita filme maravilhoso ♥ Não sabia que o Robin possuía uma doença degenerativa, e que por conta disso cometeu suicídio *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse ator, acompanhei muito o trabalho dele desde o início e a morte dele foi realmente uma grande perda para o cinema mundial.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Adorei o post. Gostava muito do Robin Williams e fiquei chateada quando soube de sua morte. Vocês escolheram ótimos filmes pra representar e sei que realmente isso foi tarefa dificil, acho que não tem um filme dele que seja ruim!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.