Autora: Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Ano: 2014
Páginas: 208
Livro cedido em parceria com a autora
A história de Clarice Pessato é uma trajetória de aprendizado na seara cristã através da resignação. É um novo mundo que se revela por um olhar mais apurado; que mesmo estando sempre diante de nós, muitas vezes não enxergamos.
Ainda muito jovem, aos 18 anos, Clarice sofre um grave acidente automobilístico que muda toda a sua vida. Cheia de anseios, planos e aspirações ela vê tudo isso se esvair pela imprudência de um outro condutor, causador da colisão.
A autora alterna tempos diferentes de sua vida durante um primeiro momento da narrativa; descreve o choque do acidente e toda a conturbação familiar com o fato. Sentimos, intimamente, a angústia de seus pais em busca de informações, a falta de compreensão das lesões e suas consequências para o futuro.
Clarice retoma lembranças sobre a rotina de estudante, as escolhas de cursos e os planos para o futuro. Tudo estava agora paralisado por conta de um momento transformador em todos os sentidos; o medo assombrava a todos pela incerteza dos resultados dos tratamentos.
Ao ir tomando consciência de seu estado, a autora passa a refletir sobre sua nova e restritiva condição. Relembra sua postura diante de pessoas que possuíam limitações físicas e esse exame de consciência lhe traz novo aprendizado.
Ela relata toda a sua luta e de seus pais em busca de tratamentos e terapias que possibilitem reverter as lesões, mesmo minimamente. São diversas as frustrações em virtude de resultados não alcançados, minando energias e esperanças.
Clarice, então, encontra o recurso mais eficiente para o seu tratamento: a fé. A crença verdadeira em Jesus a ampara na aceitação e entendimento de sua nova condição física. Ela entende que terá que se renovar e desprender daquela antiga "roupa" para se apresentar de maneira diferente, mas ser melhor que antes. E assim vislumbrar um novo mundo, cheio de possibilidades de valor elevado; não uma construção rotineira com a qual a maioria de nós se preocupa e sim os valores do espírito.
A fé possibilita que Clarice realize diversos trabalhos, mesmo diante de tantas limitações. E a felicidade ampara seus esforços através dos frutos da evangelização de tantas pessoas alcançadas por seus textos.
Senti-me como alguém muito próximo de Clarice, ansioso por saber sua condição, após o acidente, e os resultados possíveis a cada novo tratamento. Como a ela, também me frustava cada esperança desfeita por não recuperar os movimentos, mas ao transcorrer da história entendemos a finalidade dessa condição imposta à autora, sob seu próprio ponto de vista.
É uma história de superação, de compreensão mais abrangente, considerando não o fato danoso em si, mas o propósito dele para sua vida. Entregar-se à depressão não é caminho produtivo para ninguém, por isso a autora nos fala sobre deixar de enumerar obstáculos e passar a escolher as oportunidades. Recomendo!
"É Deus quem escreve o último capítulo."
Clique aqui e adicione O Penúltimo Capítulo no Skoob
Que livro encantador, encantador sua resenha e fotos. Amei tudo! Essa premissa me deixou com muita vontade pra ler.
ResponderExcluirOoi, Junior! Eu tenho esse livro comigo, já li e ainda tenho toda a história viva na memória. É impactante, marcante e muito bonita. A história de Clarice é um verdadeiro testemunho sobre a fé em si, fé em Deus e fé na vida. Me emocionei muito e tenho certeza que voltarei a lê-lo, é uma bela lição pra levar pra sempre no coração!
ResponderExcluirParabéns pela resenha, ficou muito bacana ^-^
Abraços!
Olá,
ResponderExcluirNossa que fotos lindas. Gostei da premissa da história embora não seja meu gênero literário do momento, mas um dia pretendo dar uma chance a esse livro.
Abraços
oblogcaentrenos.blogspot.com
Oi, que livro encantador e tocante, eu me senti emocionada ao ler a resenha e sinto que deve ser um livro bem reflexivo e que nos coloca no lugar do outro, sentindo suas dores e anseios. Fiquei bem curiosa para ler esse livro e vou anotar a dica.
ResponderExcluirbjus
Oiee ^^
ResponderExcluirAcho muito bacana quando os autores contam suas próprias histórias e as compartilham com o mundo, é um ato de coragem muito grande. O livro parece ser incrível, mas eu não gosto de livros que tem essa evangelização toda, então eu não sei se o leria.
MilkMilks ♥
Ola Junior não conhecia o livro, gostei da premissa e o fato da Fé ser o alicerce da protagonista, desde que não seja em exagero o destaque a religião. abraços
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi
ResponderExcluirQue fotos lindas que você escolheu ☺
Que livro intenso. Complicado ler histórias assim. Parabéns pela resenha! Está maravilhosa 😉
Abraços
Oi
ResponderExcluirQue fotos lindas que você escolheu ☺
Que livro intenso. Complicado ler histórias assim. Parabéns pela resenha! Está maravilhosa 😉
Abraços
Olá! Que capa linda e sinopse linda também. Parece ser uma história bem bonita, gosto de livros que nos passam reflexões, ensinamentos. Fazem um bem enorme! Beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Eu tenho muito interesse nesse livro, Já tinha visto algumas resenhas dele, só ainda não o encontrei pra comprar.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Olá;
ResponderExcluirParece ser um ótimo livro, com boas reflexões. Vou deixar anotado aqui e assim que tiver um tempinho livro vou conferir.
Beijos.
Oie
ResponderExcluirmuito legal sua resenha, espero poder ler em breve e gostar apesar de não ser o que costumo ler, não conhecia ainda a leitura
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/