Recebi o livro "Seu nome é David e ele é autista" da Parceria6 durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, onde tive o prazer de visitar o estande da Cortez Editora e me deliciar com muitos títulos lindos e bem ilustrados!
Neste livro, conhecermos David, um menino com TEA - Transtorno do Espectro do Autismo, uma condição neurológica que, em regra, modifica a forma de interação social, a comunicação e o comportamento dos pacientes.
Assim como na vida real, no livro, a pessoa com autismo pode não ser bem compreendida pelos outros, pois, com seu olhar único, David vê o mundo de uma maneira bem diferente.
Ele gosta de girar as rodas do carrinho e, ali, os pais suspeitam que, no pensamento de David, ele está disputando uma corrida com o campeão Lewis Hamilton.
Quando ele passa um tempo observando o ventilador, seus pais já logo imaginam que ele está se vendo em uma roda gigante.
E se David se balança para frente e para trás, seus pais acham que ele pode estar se vendo em um show do AC/DC.
É importante lembrar que o livro não romantiza o autismo e o reconhece como um transtorno psíquico que traz imensos desafios ao paciente e à família.
Porém, ao contrário de muita literatura que já li sobre o tema, o livro também humaniza o acolhimento e o cuidado com a criança com autismo que é, antes de tudo, uma criança e, assim, merece nossa atenção, dedicação e carinho.
Em suma, o que aprendi com o livro é que não devemos reduzir nenhuma pessoa ao seu diagnóstico e que a pessoa com autismo tem suas qualidades e dificuldades, suas habilidades e preferências e deve ser respeitada, como todas as outras.
Livros como esse são muito importantes para que se compreenda melhor as questões específicas do TEA e para que todos aprendamos a lidar com as diferenças e, sobretudo, a transformá-las em um detalhe, minimizando o preconceito e nos acostumando a lidar com pessoas com a dignidade e a empatia que todas merecem.
Eu amei a leitura e recomendo muito a pais e educadores, para que leiam com suas crianças.
E você, curtiu a resenha? Já leu algo sobre esse tema? Deixe seu comentário ou sugestão de leitura. Assim, acrescento as indicações à minha lista e esse conteúdo chega a mais pessoas.
Prezada Karla. Fiquei muito feliz com a sua resenha. Permaneço à disposição. Grande Abraço Laerte Asnis
ResponderExcluir