12 de maio de 2022

[#12livrospara2022] A trança

    

#PRACEGOVER Foto do livro, que tem fundo azul com desenho de mãos fazendo uma trança, nome da autora acima e título abaixo.

Sinopse: Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Índia. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente e ela precisa assumir o comando, logo percebe que o negócio está à beira da ruína.
No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. Quando está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, descobre estar gravemente doente.
Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele. Vibrantes, suas histórias remontam a uma imensa gama de emoções muito familiares e que, por isso, tecem uma trama que fala sobre dois aspectos essenciais de nossas vidas: esperança e solidariedade.






Oi, oi gente!

Hoje é dia de lhes contar sobre a leitura de A trança, da Laetitia Colombani, lido no mês de maio para o desafio dos #12livrospara2022 , que é realizado em parceria com as queridas @mundinhodahanna e @maeliteratura 'livro escrito em 2021'.

No livro, conhecemos 3 mulheres maravilhosamente fortes, que moldam seu destinos com escolhas extremamente difíceis, questões de partir o coração do leitor.

Smita é da casta mais inferior da Índia e não quer que o destino condene sua pequena filha a limpar latrinas, como ela.

Giulia tem um ateliê na Sicília e, quando seu pai se acidenta, precisa resolver o que será feito de seus negócios.

Sarah é uma advogada renomada no Canadá que se descobre doente e, de repente, passa a ser praticamente invisível para os colegas de trabalho.

Essas três mulheres são verdadeiras forças da natureza e, cada uma a seu modo, dentro das possibilidades que suas vidas permitem, nos surpreendem a cada página lida.

Os capítulos narram a vida delas de forma intercalada e eu me senti muito próxima de cada uma, quase uma observadora da cena a acontecer ali na frente dos meus olhos.

Me envolvi muito nessa história, senti empatia por todas elas, pelos seus filhos e familiares que, inevitavelmente, sofriam junto. Me identifiquei com a vontade que têm de proteger a todos a seu redor e, ao mesmo tempo, se desenvolver como pessoa e profissional.

O livro me colocou a pensar sobre muitas questões, como dedicação exagerada ao trabalho, os sinais de cansaço que o corpo dá, até onde vai a fé de cada pessoa, a coragem de mudar de vida e, claro, como o machismo está arraigado em nós em qualquer lugar do mundo.

A parte ruim do livro é que ele termina! Na verdade, eu queria um livro inteiro de cada uma das personagens! 

Um drama marcante que eu recomendo demais!

E você, leu recentemente algum livro lançado no ano passado? Me conta nos comentários...

Ah, e não deixe de passar nos blogs da Hanna e da Clauo para ver suas escolhas e resenhas desse mês! Estão imperdíveis!



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"




Um comentário:

  1. Já ouvi muitos elogios sobre esse livro, ainda não estava na minha lista, agora está.
    É muito bom quando nos deleitamos na leitura, apesar das tramas e dramas, ou, por causa delas.
    Bjoo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.