21 de dezembro de 2020

[Resenha da Karla] Positivo

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Marcela Brazão
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 58
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Aos 40 anos, Rosa estava vivendo um dos melhores momentos da sua vida: divorciada do homem abusivo e violento com quem ficou casada por 12 anos, uma visão gentil do seu próprio corpo gordo, um excelente emprego que ela amava, planos para ter sua própria casa e um recente novo amor. Havia uma coisa que nunca esteve nos planos de Rosa: ficar grávida. No entanto, quando o resultado do teste dá positivo, a sua vida vira de cabeça para baixo desestabilizando as relações e os planos que estavam sendo construídos. Durante os noves meses, Rosa vai viver os medos, os alívios, a insegurança sobre sua capacidade de amar aquela criança, as instabilidades do mercado de trabalho, os palpites alheios e o temor de lidar com o pai do bebê.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho contar para vocês sobre mais uma experiência lendo contos. O escolhido da vez foi Positivo, lido em parceria com a autora Marcela Brazão.

No conto, conhecemos Rosa que, para início de conversa, é uma personagem totalmente diferente do comum. No auge dos seus 40 anos e após (mais) uma decepção na vida, se abriu para um novo relacionamento, mas não esperava o tamanho da mudança que estava para chegar em sua vida.

Após se livrar do ex-marido com que teve um relacionamento abusivo, sabemos que toda mulher precisa iniciar um bom trabalho de auto conhecimento e melhora da auto estima. Rosa estava conseguindo isso, mesmo sendo gorda, uma condição que muitas vezes impede o crescimento do amor próprio.

Rosa trabalhava muito em um emprego que gostava e já fazia planos para sair da casa em que morava com a irmã e a madrasta, com quem nunca se deu bem.

Um teste de gravidez positivo faz com que seus planos caiam por terra e ela se vê eternamente presa ao ex abusivo, pois para piorar, o filho em seu ventre é fruto desse relacionamento.

#PRACEGOVER: Fundo claro, kindle com capa do conto ao centro. Em torno, chupeta, flores, caixinha rosa escrito baby, botões decorados.



Daí para frente, várias são as decisões que aguardam Rosa, que já prevê a reação da madrasta e, infelizmente, da maioria das pessoas da sociedade. Contar ou não para o pai do bebê acaba sendo um outro dilema, pois Rosa não queria remexer novamente naquela ferida recém fechada em seu coração.
Essa história mexeu muito comigo, pois não é nada clichê e não romantiza a gravidez, nem mesmo a maternidade em si.

Além disso, os personagens são bem humanos e cheios de inseguranças o que, a meu ver, trouxe bastante verdade à leitura.

Estou impressionada com a forma como a autora conseguiu abordar tão bem e em tão poucas páginas tantos assuntos importantes como violência doméstica, maternidade, gordofobia e homofobia.

Vemos como ainda precisamos refletir e trabalhar na evolução de nossa sociedade, evitar julgamentos e se colocar para ajudar em situações que podem se resolver com um ombro amigo.

A escrita de Marcela é fluida e, ao contrário de outros contos tão pequenos, o desenvolvimento da história tem um bom ritmo.

Adorei e recomendo a todos!

E vocês, gostam de ler contos? Já leram alguma história com esses temas? Me contem nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa do conto tem fundo rosa e a silhueta de uma mulher grávida, título e nome da autora abaixo. 


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Um comentário:

  1. Que resenha mais linda! Fiquei tão feliz de saber que você curtiu a leitura de Positivo. Muito obrigada

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.