24 de junho de 2020

[Resenha da Karla] Um limite entre nós


#PRACEGOVER: Capa do livro
UM LIMITE ENTRE NÓS

Autor: August Wilson
Editora: Única
Ano: 2017
Páginas: 176
Minha classificação: 4,5/5 

Sinopse: Até quando permitiremos que as nossas barreiras afastem aqueles que mais amamos? Troy Maxson é um homem difícil. Orgulhoso e acostumado a encarar o mundo com olhos de quem sempre espera por hostilidade, ele não consegue aceitar que seu filho, Cory, queira seguir carreira no esporte – sonho que também já lhe pertenceu, mas acabou se tornando a raiz de suas maiores frustrações. Por mais que Rose, sua esposa, tente abrir os olhos do marido para lhe mostrar que o mundo já não é o mesmo de sua juventude, para Troy, negros como eles nunca serão aceitos – não importa quão bom você seja naquilo que faz. Em seu trabalho, Wilson descreveu as lutas dos negros norte-americanos com rara riqueza lírica, densidade teatral e peso emocional, em peças que dão vozes vivas às pessoas nas margens desgastadas da vida. — The New York Times


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar as minhas impressões sobre “Um limite entre nós”, livro da Editora Única que comprei em 2018, mas só agora realizei a leitura.

O livro vem nos apresentar Troy, um homem negro que luta para sobreviver em um emprego que considera pequeno e difícil de ser realizado, como a maioria dos trabalhos braçais.
Em diálogos praticamente contínuos, os personagens nos falam sobre suas vidas, em como as oportunidades são diferentes, a depender da cor da pessoa.

Tais diálogos são, na maioria, com sua esposa, seu filho, seu irmão e um amigo que sempre passa para visita-lo, saber como está e lhe dar conselhos.

"Algumas pessoas constroem cercas para manter as pessoas fora... e outras pessoas constroem cercas para manter as pessoas dentro. Rose pretende segurar vocês como uma família."

O livro se passa no final do século passado e trata de racismo, uma atitude completamente descabida e criminosa, que ainda permeia e parece guiar as pessoas em todo o mundo.

Retrata indiretamente, questões machistas e fiquei absolutamente chocada com a forma como o machismo é a única maneira na qual os personagens pensam para decidir algumas questões. É como se a única saída fosse exatamente tal atitude!

O livro é vencedor do prêmio Pulitzer e inspirou a adaptação cinematográfica de mesmo nome, que ganhou um Oscar.
Escrito em forma de roteiro de teatro, pode incomodar um pouco a quem não está acostumado a esse tipo de leitura. Foi o meu caso e, por isso, não levou nota máxima em minha classificação.

#PRACEGOVER: Fundo verde, livro ao centro rodeado por pétalas de rosas.


A história traz outros dramas muito fortes, como alcoolismo, adultério, adoção de uma criança gerada fora do casamento, morte e a recusa de um filho a comparecer ao funeral do pai. Confesso que o autor teve tão grande habilidade ao pensar nas cenas, que me emocionei bastante em várias delas.

Quero muito assistir ao filme para comparar e, após fazê-lo, venho trazer para vocês as minhas impressões também!

A edição é bem bonita, com a capa do filme (estrelado pela maravilhosa Viola Davis), páginas amareladas e fonte em tamanho confortável à leitura. A revisão está impecável também!

Adorei e recomendo a quem curte bons dramas, sobretudo dos que, necessariamente, tratam do assunto racismo de forma mais ampla, profunda, estrutural.

E vocês, curtem esse tipo de leitura? Assistiram ao filme inspirado neste livro? Já leram algo sobre racismo? Não deixem de comentar e me indicar.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo preto, com título e nome do autor acima. Inscrições sobre os prêmios (Oscar e Pulitzer), conforme resenha. Abaixo, a foto do casal protagonista do filme.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.