28 de junho de 2020

[Resenha em trio] Só escute

#PRACEGOVER: Capa do livro
SÓ ESCUTE

Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 347
Minha classificação: 4,5/5 

Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.

Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje trazemos a vocês mais uma resenha em trio feita por mim, Isa (do Olhar Cotidiano) e Dani. O livro da vez é Só Escute, publicado pela Editora Seguinte.

O livro nos conta a história de Annabel, uma adolescente que, desde muito jovem, faz alguns trabalhos como modelo, mas ultimamente já não tem gostado tanto disso. Quem a mantém na profissão é sua mãe, que sempre foi apaixonada pelo mundo da moda, a quem a filha não suportaria decepcionar.

Na escola, um motivo bastante misterioso a afastou de sua melhor amiga, Clarke, bem como de Sophie, a garota mais popular da escola. Sophie agora considera Annabel uma vagabunda.

Em casa, nossa protagonista também enfrenta problemas diversos, inclusive uma irmã com um transtorno alimentar grave e muito bem trabalhado pela autora.

#PRACEGOVER: Fundo neutro, o livro, uma pequena muda de salsinha, CD´s e fones de ouvido.


Annabel tenta, a todo custo, se manter bem diante de tudo isso.

Até que aparece Owen, para mostrar a ela uma outra perspectiva, um novo caminho e uma outra forma de ver a vida, além tornar a história gostosa e ainda melhor!

"Eu estava começando a perceber que o desconhecido nem sempre era o que mais deveríamos temer."

Seguem as impressões de cada uma:

Opinião da Isa: Adorei o livro, curti todos os detalhes, a forma sutil como foi trabalhada a depressão da mãe de Annabel e o abuso reportado na história. Considero a trama bastante real, são coisas que podem acontecer em qualquer família, pois transtorno alimentar em modelos é algo comum, mas raramente tratado de frente. A cena que mais curti foi a da leitura da carta de uma para as outras irmãs.

Opinião da Dani: O romance se desenvolveu “antes de ser um romance em si”. O fato de a história central (o motivo da briga entre as amigas) ter sido contada aos poucos me prendeu muito. Tive dó da personagem principal, que tentou segurar a família toda e não tinha tempo para ser ela mesma.

Adorei a forma como foi tratado o transtorno de alimentação da irmã de Annabel e as diversas terapias, bem como a sinceridade de Owen e sua relação com a música. No fim, senti que a família precisava conversar.

Minha opinião: Como as meninas já falaram, foram muitos os detalhes que me fizeram curtir esse livro. Recheado de assuntos pesados, paradoxalmente a autora nos brindou com uma escrita muito leve, de forma que não foi difícil a leitura. Algumas simbologias me marcaram, como o fato de a casa de Annabel ser de vidro. Será que demonstrava fragilidade, força, frieza? Além disso, o livro é repleto de cenas lindas, como a sugestão da terapeuta para que a paciente plantasse ervas e as usasse na culinária. Algo tão simples explorado de forma grandiosa pela autora.

O final do livro é lindíssimo e nós três recomendamos muito a leitura.

"As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros."

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo de paisagem de uma cidade, com uma mulher ao centro. A imagem está espelhada na parte debaixo da capa. Acima, o nome da autora, embaixo, o título.

#PRACEGOVER: Logo do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.