31 de maio de 2020

[Resenha em Dupla] O sol também é uma estrela

O SOL TAMBÉM É UMA ESTRELA
Autor (a): Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 288
Minha classificação: 4/5 

Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?
Poético e envolvente, cheio de esperança, dor... e toda a vibração universal do coração humano. – Booklist
Emocionante e surpreendente. – Publisher’s Weekly



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje temos resenha em dupla do livro O sol também é uma estrela, publicado pela Editora Arqueiro, da autora Nicola Yoon, a mesma de Tudo e todas as coisas (resenhado aqui).

Isadora, nossa resenhista, indicou, Dani e eu fizemos a leitura e hoje trazemos a resenha com muito carinho para vocês.

Daniel e Natasha são dois adolescentes de famílias imigrantes dos Estados Unidos. Ele, coreano. Ela, uma linda negra jamaicana. Ela adora física. Ele poesia. Ela não acredita em destino. Ele acredita em amor à primeira vista. Ele só queria ter coragem de dizer ao pai o que ele realmente quer. Ela sabe que quer continuar morando nos EUA, e está disposta a lutar por isto.

Ambos têm difíceis escolhas para fazer e se encontram em um dia particularmente complicado para cada um. Ele tem a entrevista de admissão para a faculdade e ela, uma reunião importante que pode terminar com a notícia de deportação de sua família. 

#PRACEGOVER: Fundo em madeira, livro à esquerda, uma estrela do mar, um girassol e uma folha vermelha de outono à direita.


A narrativa segue intercalada entre esses dois pontos de vista, e alguns outros que aparecem conforme o andar da história. Tudo acontece no decorrer de um dia.

Natasha está prestes a ser mandada de volta para a Jamaica com sua família, mas parece ser a única a se importar. Seu pai, um ator fracassado, não ajuda muito. E sua mãe, que parece só ter se conformado com uma vida miserável e já se encontra de malas prontas e sem qualquer esperança.

Já Daniel, tem uma importante entrevista, que pode ser seu ingresso para a faculdade. Com a admissão, busca com todas as forças a aprovação de seu pai, dono de uma loja de cosméticos, com muitas preocupações e a exigência de que os filhos se relacionem apenas com pessoas coreanas.

Opinião da Dani: Entre conversas sobre destino, acaso, questões raciais, preconceitos, o livro se desenrola e achei as discussões tão bem feitas e até mesmo ilustradas, que me fizeram refletir junto com os personagens. Apesar de ser um romance, senti que o livro conseguiu ir além do casal com sutileza.

Opinião da Karla: A história tinha tudo para estar entre as minhas favoritas, mas tem alguns detalhes que, a meu ver, atrapalham a leitura. Um deles é que os capítulos são intercalados por muitos personagens narradores. Isso me deixou um pouco perdida e consegui pegar um bom ritmo de leitura lá pela página 100. Mesmo assim, achei que a história vale a pena.


A edição lida pela pela Karla foi a da capa do filme e está bem bonita. Excelente trabalho de revisão da Editora Arqueiro, além de páginas amareladas e letras confortáveis. São bem bonitinhos os desenhos próximos ao nome de cada personagem narrador, no início dos capítulos.

E vocês, já leram este ou outro livro da autora? Me contem nos comentários!


#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo azulado, o título acima, o casal protagonista e o nome da autora mais abaixo. 




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.