11 de abril de 2020

[Resenha] A bailarina de pano

#PRACEGOVER: Capa do livro
A BAILARINA DE PANO
Autor (a): Sterlayni Duarte
Editora: Páginas Editora
Ano: 2019
Páginas: 32
Classificação: 
5/5 


Sinopse: Envolvida com a dança desde os 4 anos de idade, Sterlayni Duarte descobriu o teatro na adolescência, como atriz e dramaturga. Mais tarde, como professora alfabetizadora, ela utilizava o texto teatral par ensinar os estudantes a ler e escrever histórias reais e fictícias. A peça de teatro "A bailarina de pano" foi o primeiro texto profissional da autora, escrito em 1988. E, agora, mais de 30 anos depois, ele é lançado pela Páginas Editora, com belíssima ilustração de capa feita por Mariana Tavares. A peça é o volume I da Coleção Histórias em Cena, projeto desenvolvido pela autora, apenas com textos teatrais.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes convidar para entrar no mundo do teatro infantil acompanhados pela autora Sterlayni Duarte, nossa parceira.

Recebi, em parceria com ela, “A bailarina de pano” da Páginas Editora e me encantei pela leitura ao viajar no mundo de brinquedos de uma menina.

Os personagens do livro são uma Bonequinha de pano, um Soldadinho de chumbo, um Ursinho de pelúcia e um Palhacinho. Todos pertencem à Paulinha que, no momento em que se passa o livro, está em viagem de férias.

Os brinquedos conversam sobre seus sonhos para o futuro. Um deles quer ser dono e apresentador de circo. O outro sonha em substituir o leão como rei da selva.

Mas, quando a Bonequinha de pano conta sobre seus planos de se tornar uma bailarina, é alvo de piadas e risadinhas de alguns dos outros brinquedos.


#PRACEGOVER: Fundo rosa claro, 3 canetas em tons de rosa, um laço rosa, um bonequinho de brinquedo e o livro


Alguns brinquedos acham que ela não tem técnica para ser bailarina. Além disso, é só uma boneca de pano, então, seu sonho jamais se tornará realidade.

Mas Bonequinha de pano é obstinada e jamais desiste do seu sonho. Pede a ajuda de seus amigos e, todos juntos, fazem uma apresentação bem linda, como nos sonhos da Bonequinha.

A história reforça bastante a importância do papel da amizade nas vidas das pessoas, bem como a ideia de que ninguém vive sem amigos.

Sterlayni trabalha muito bem o significado da amizade, informa que há um dia reservado a comemorar esse dia e ensina a ter gratidão pelas ações dos amigos.

O livro é escrito em forma de roteiro de teatro e, assim, o foco principal é nos diálogos, posições e falas dos personagens para uma verdadeira apresentação.


#PRACEGOVER: Fundo rosa claro, o livro aberto com um pequeno urso de pelúcia branco entre as páginas


Recomendo, pois se trata de uma história linda para ser trabalhada por pais e educadores em geral.

E você, o que achou da história? Deixe seu comentário!

#PRACEGOVER: A capa do livro traz o título e o nome da autora centralizado acima. Abaixo, uma bailarina de pano e um soldadinho de chumbo.


#PRACEGOVER: Caricatura de Karla Samira
e texto: "Matéria de Karla Samira"

2 comentários:

  1. Ai que livro mais fofo gente! Dá até vontade de apertar essa bonequinha de pano também, espero que ela tenha conseguido ser a bailarina que sonhava. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros infanto-juvenis e acho que eles devem ser lidos por leitores de todas as idades
    Não conhecia este livro e adorei esta bonequinha
    Já vai pra minha lista de desejados
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.