26 de novembro de 2019

[Resenha] Um mais um


Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320
Classificação: 4/5

Sinopse: 
Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.


Olá leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer para vocês a resenha do livro Um mais um, da autora Jojo Moyes.

Como já mencionei aqui, sou muito fã dessa escritora, que tem o dom de nos emocionar com suas histórias. Com esse livro não foi diferente!

Recebi o livro em uma ciranda literária de que participo e achei muito válida a indicação e a leitura!




Jojo vem nos contar a história de uma família diferente da tradicional, em que Jess trabalha como faxineira para sustentar os filhos.

Recém separada do pai de seus dois filhos adolescentes, trabalha duro para nem sempre ter o bastante para pagar as contas ao fim do mês.

Certo dia, sua filha recebe a proposta de participar de uma olimpíada de matemática com o objetivo de conseguir uma bolsa de estudos para uma maravilhosa escola particular.

Ocorre que Jess não tinha dinheiro suficiente sequer para que a menina viajasse, para que fosse possível fazer a prova nas olimpíadas!


"Sentia alívio por não ter que se preocupar com a possibilidade de ele roubar seu futuro e o das crianças com um próximo projeto mal planejado."

Após uma primeira tentativa frustrada, alguém aparece em sua vida e eles embarcam rumo ao local da prova. No carro, além do cavalheiro que lhes auxilia, Jess, seus dois filhos e o cachorro da família viajam por horas a fio. Muitos problemas, discussões e acontecimentos depois, chegam para que Tanzie demonstre toda a sua habilidade matemática.

Ed tem uma história completamente diferente daquela família e, cheio de problemas profissionais, resolve ajudar Jess por gratidão a uma noite em que precisou de seu auxílio e pôde contar com ela.




O livro se desenvolve para muito além desse enredo principal, com diversos pontos interessantes e variações de escrita entre drama e comédia.

Um tema muito bem trabalhado foi a questão do bullying, tanto a sua gravidade quanto a reação de quem sofre com tal prática e, ainda, as consequências que isso traz para a vida de quem faz e para as vítimas.

Outro ponto muito interessante no livro (em que a autora sempre arrasa!) é o drama familiar! Todos os personagens têm feridas abertas de cunho familiar e é muito sofrido e muito gostoso, ao mesmo tempo, ver algumas coisas se desenrolarem.

Uma polêmica sobre pensão alimentícia é muito bem colocada no livro, tendo em vista que o pai nunca contribuiu para a criação dos filhos de Jess, mas uma descoberta pode mudar a forma como eles viviam até então!

Muitas lições são aprendidas durante a viagem! E, no retorno, como nada são flores nas vidas desses pobres personagens, um segredo guardado naquela noite em que Jess ajudou Ed volta à tona e maltrata os coraçõezinhos de todos, inclusive o do leitor!


"Minha mãe sempre nos disse que coisas boas acontecem a pessoas boas. Adivinhe só? Ela não diz mais isso."

O final é muito interessante e só posso dizer que adorei, pois a meu ver, cada um teve o que realmente mereceu de acordo com a história.

Os capítulos são narrados por vários personagens, o que nos dá a visão de cada um deles, sem perder o fio da meada da história.




A edição da Editora Intrínseca é simples, mas elegante, com uma capa bonita, folhas amareladas, fonte confortável à leitura e revisão impecável!

Recomendo a leitura a todos que curtam um bom romance recheado de dramas pessoais e familiares, dúvidas, problemas e pessoas que realmente querem resolver e enfrentar de frente o que a vida lhes propõe!


O livro faz parte do desafio #leiamulheres já explicado aqui no blog!

E você, já leu este livro ou outros da autora? O que achou? Conte-nos nos comentários!



3 comentários:

  1. Oi Karlinha
    Que bacana esta resenha!!
    Adorei, pois ainda não li e achei bem interessante
    Dica anotada.
    Amei as fotos também.
    Dela só li dois livros, mas quero ler mais
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla! Já li esse livro tem um tempinho e simplesmente é o meu favorito da autora!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, esse livro é tão amorzinho, né? É um dos livros que mais gosto da autora, pois temos uma mãezona aqui! Sem contar que eu já havia esquecido sobre o bullying apresentado na trama. Adorei a sua resenha e as fotos estão super amorzinhos.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.