20 de janeiro de 2017

[Entrevista] Clarice Pessato

Olá, leitores!

Hoje é dia de mais uma entrevista com os autores parceiros do nosso Pacote Literário e a entrevistada do mês é a querida Clarice Pessato.



Vamos conhecer um pouquinho mais sobre ela?!




1. Quem é Clarice Pessato?

R: Nasci em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. No ano de 1981, com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, vi minha vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica.
Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, porém através da fé eu recebi forças para prosseguir. A cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos.
Após o acidente, formei-me em Letras, bem como fis Curso de Inglês. Cursei o Seminário de Especialização em Teologia  e o Curso de Missões. Sou professora da Escola Bíblica, escrevo artigos para o jornal local e anuncio a palavra de esperança e salvação do evangelho on-line e off-line. E em Novembro de 2013 foi lançado o livro que escrevi 'O Penúltimo Capítulo'. Espero oferecer esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão.




2. Quando e como começou a escrever?
R: Minha primeira experiência foi escrever uma coluna para um jornal local. Mesmo gostando muito de ler e escrever não pensava em escrever um livro, especialmente minha biografia, porém, quando eu percebi que minha experiência de vida poderia ser importante para ajudar outras pessoas, decidi compartilhar minha história em um livro.



3. Seu livro fala sobre fé. Como você definiria essa palavra?
R: Meu livro fala sobre fé, porque, embora eu não possa defini-la, foi a fé que me possibilitou prosseguir efetuando o milagre da superação. Na caminhada de reabilitação fui testada com muitas decepções. Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos.
A fé me ajudou e foi essencial para prosseguir. Mesmo com tantas perdas e impossibilidades, eu fui aprendendo a ter uma atitude de apreciação às pequenas coisas, com uma profunda gratidão, com perseverança e alegria não dependentes das circunstâncias. Hoje, tantos anos depois que tudo aconteceu, eu desfruto do poder e da força derramados diariamente por meu Deus. A fé transformou minha cruz em símbolo e esperança e liberdade e iluminou minha escuridão.


4. Fale um pouco sobre "O penúltimo capítulo". 


R: Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que escrevesse um livro sobre minha vida. Expor nossa vida para que os outros conheçam não é simples, é preciso ter um propósito. Eu entendi que minha história de vida poderia ajudar outras pessoas e que eu poderia divulgá-la através do que eu faço de melhor: escrever. Então, decidi contar em um livro minha experiência de superação da deficiência física através da fé.
O livro que apresento é minha biografia. O título do meu livro 'O Penúltimo Capítulo' surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro porque o verdadeiro e eterno capítulo de nossa vida é escrito por Deus. Nossas escolhas no penúltimo capítulo de nossa vida decidirão o capítulo eterno!




Trailer:



5. Existe alguma lição que você aprendeu com o acidente e suas consequências que acha importante ressaltar para seus leitores?

R: Ficar tetraplégica aos 18 anos, vivendo em uma sociedade com padrões e valores que consideram mais a aparência do que a essência foi muito difícil. Minha frágil fé foi testada com as muitas decepções. Mas, antes que eu pudesse desanimar, Deus mostrou que este não era o fim, era apenas o início de uma caminhada de fé. Embora não pudesse reconstruir meu corpo, comecei a entender que seria possível reconstruir minha vida sem depender das circunstâncias.
Existem dois pontos que ressalto ao descrever os acontecimentos de minha vida. Além de chamar atenção para o inesperado da vida, destaco a discriminação existente ao redor de nós e em nós. No entanto, a principal lição que aprendi foi que somente a fé pode sustentar e transformar as situações. Fé remete às crianças, por isso destaco a beleza e a simplicidade das crianças com o objetivo de auxiliar aos leitores a serem humildes como as crianças. Necessitamos ser simples como as crianças que conseguem ver as pessoas além das aparências e sem acepção amam sem distinção.
Se nós agirmos como as crianças, olharemos para todos com bons olhos e vamos entender que ao nos preocuparmos com o coração, com o sentimento humano, o preconceito será eliminado e o amor ao próximo será real.
Ao compartilhar minha fé nas páginas de meu livro, pretendo espalhar a semente que um dia foi plantada no meu coração, transmitir o que aprendi sobre Deus e permitir que através da minha experiência outras vidas sejam edificadas e abençoadas.




6. Tem alguma curiosidade do livro que você gostaria de compartilhar?


R: Eu acredito que num livro de 200 páginas eu não poderia escrever toda minha experiência de vida e existem muitas curiosidades que não foram reveladas. Geralmente as pessoas fazem perguntas sobre como é minha vida diária, dependendo de outras pessoas. Acho importante deixar as pessoas meditarem a esse respeito, por exemplo sobre como uma pessoa sem movimentos faz para as simples necessidades diárias. Mas eu posso revelar que, com o adaptador que uso no meu braço esquerdo, escrevi o livro sem ajuda, sozinha, cada letra em cada capítulo.


7. Qual é a mensagem que você quer passar com a capa e o título do livro?


R: A alegoria da vida é demonstrada no livro desenhado na capa. A borboleta sem cor e o título do livro nos remetem a algo inacabado, representando a nossa vida sempre em processo de transformação. Nossas escolhas escreverão cada capítulo. Especialmente as escolhas feitas no penúltimo capítulo, pois elas decidirão o capítulo eterno com Deus. A nossa história não acaba no ponto final de um livro, porque o verdadeiro e eterno capítulo de nossa vida é escrito por Deus.
Passados tantos anos depois que tudo aconteceu, eu desfruto do poder e da força derramadas diariamente por meu Deus. Jesus, o Senhor da minha vida, transformou minha cruz em esperança e liberdade e a minha escuridão em luz.
Hoje seu que todo o sofrimento que vivi não foi sem propósito, o que aconteceu contribuiu para que eu possa estar aqui e afirmar que, através de todas as situações da vida, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, por mais dolorosa que possa parecer aos nossos olhos e que é possível, mesmo em meio ao sofrimento, encontrar alegria em Deus.


8. Como fez a escolha dos nomes dos personagens? E quanto às características deles, você se baseou em alguém que conheça?

R: Por ser uma história real eu mudei o nome de alguns personagens e descrevi algumas de suas reais características.


9. Qual o maior desafio que enfrentou na criação do livro?


R: São poucas as atividades que posso fazer sozinha, mas minha principal atividade é escrever e para isso faço uso de um adaptador que me possibilita alcançar uma única tecla de cada vez. Todo o livro foi digitado dessa forma. Assim, trazer à luz essa obra - o que para muitos que conhecer minhas limitações seria impossível - foi um grande desafio e a manifestação do poder de Deus.
Porém, mais que superar minhas limitações físicas, eu precisei superar minhas limitações interiores. Eu tentei escrever esse livro mais de uma vez, mas não consegui. Eu queria um último capítulo com final feliz, segundo o meu conceito humano, e isso impediu que esse livro fosse divulgado antes. Para mim um último capítulo com final feliz seria voltar a caminhar. Existia a discriminação e o preconceito dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. O meu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. Então Deus me deu essa cura e, somente quando isso aconteceu, eu consegui concluir o livro que hoje estou apresentando.
Expor nossa vida não é nada simples, principalmente quando os fatos estão distantes. Retomar a eles é revivê-los e nem sempre é fácil. Por isso foi como se eu estivesse fazendo uma viagem onde revivi bons momentos, mas também momentos tristes e difíceis que marcaram profundamente minha vida. Em muitos momentos foi difícil escrever e algumas lembranças me fizeram chorar. Muitas palavras escritas no livro foram regadas com lágrimas, mas com o objetivo de abençoar a frutificar. 
Encontrei a felicidade quando entendi que sou uma obra de Deus, criada de acordo com o plano que Ele designou para mim. Eu descobri a cura que Deus dá pode acontecer sem que as circunstâncias sejam mudadas. A maneira como eu lido hoje com a minha situação foi um longo processo de aprendizagem. A maneira como eu lido com minha situação foi um longo processo de aprendizagem. Ocorreram mudanças na minha vida física, mas eu consegui vencer provas, continuo a superar obstáculos e encontrar a felicidade, sabendo que por trás de tudo está a soberania de Deus demonstrando Sua bondade em todos os seus atos.
O desejo de transmitir esse aprendizado me fortaleceu e possibilitou enfrentar e vencer os obstáculos até a conclusão do livro.


10. Tem algum livro que a inspirou?

R: Já li muitos livros bons e que marcaram minha vida, mas não posso deixar de mencionar o livro pelo qual eu tenho um carinho maior, pois ele mudou a minha história de vida para melhor: A Bíblia.


11. Qual seu próximo projeto?

R: Muitas pessoas têm feito essa pergunta e sugerem que eu desenvolva alguns assuntos com a dependência, a inclusão e a vida de fé. Eu já estou começando a fazer algumas anotações.


12. Deixe um recadinho aos nossos leitores.

R: Posso dizer para os leitores do blog que Deus pode transformar de forma positiva qualquer situação, sem que necessariamente as circunstâncias sejam mudadas de acordo com os nossos padrões de certo ou errado, de bom ou ruim. E, por mais desesperada que a vida de alguém possa parecer, existe esperança. Deus diz: Vinde a mim e eu vos aliviarei.
Algumas pessoas têm o coração doente, talvez são seja o preconceito, mas uma mágoa, um ressentimento ou uma tristeza e Deus pode sarar e dar um novo coração. Eu afirmo isso porque Deus não esqueceu de mim. Ele não se esqueceu da minha dor, Ele não se esqueceu da minha família e mesmo sem poder usar minhas pernas e braços, Jesus me deu asas e me sustenta a cada dia. Através da palavra de Deus eu recebi conforto para minha vida e também para transmitir a outros.
Descobri que a minha vida tem valor e importância e que, mesmo na condição de tetraplégica, eu posso sentar à mesa com Jesus e cear com Ele em alegria, pois Ele não faz acepção de pessoas e acolhe a todos indiscriminadamente em amor.
Hoje sei que todo sofrimento que vivi não foi sem propósito, o que aconteceu contribuiu para que eu possa estar aqui e afirmar que, através de todas as situações da vida, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, por mais dolorosa que possa parecer aos nossos olhos e que é possível, mesmo em meio ao sofrimento, encontrar alegria em Deus. Pretendo fazer a diferença para todas as pessoas, prestando auxílio em suas necessidades e em suas escolhas sobre a eternidade, por isso, ao apresentar 'O Penúltimo Capítulo', espero que este livro seja um instrumento nas mãos de Deus para ser usado na vida daqueles que o lerem.
Sejam quais forem as circunstâncias, enquanto estivermos respirando, temos uma contribuição a dar. Por ser obra de Deus, somos preciosos. O mesmo Jesus que fez na minha vida pode fazer na vida de todos. Nós só temos que estar dispostos a segui-lo, abrir nosso coração e permitir a ação Dele em nossas vidas. Por isso, é importante destacar que nossas escolhas no penúltimo capítulo de nossa vida decidirão o capítulo eterno.
"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." Rubem Alves
Que a leitura desse livro possa abençoar e edificar a vida de todos. Graças a Deus e a glória somente a Ele.
Agradeço ao blog Pacote Literário pela oportunidade de divulgar meu trabalho.


Clarice, somos nós que lhe agradecemos pela concessão da entrevista!! O Blog Pacote Literário lhe deseja muito sucesso e que seu livro possa cumprir o seu objetivo de mostrar a muitas pessoas que, com esperança e fé, pode-se mudar qualquer situação.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista linda!
    É incrível como a leitura, ou no caso dela, a escrita, pode ajudar, pode mudar sua vida, servir como válvula de escape.
    Parabéns pela entrevista! E coisas maravilhosas para Clarisse!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!

    Eu não conhecia a autora e meudeus que história linda!!!!! Eu adorei saber sobre a carreira dela e a obra e fiquei curiosa para conhecer o enredo.
    Adorei! Parabéns pela entrevista!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, legal sua entrevista. O legal é saber o quanto algo que amamos pode mudar nossa vida, nesse caso, a leitura/escrita foi o amor da vida da aula. Fiquei com vontade de conhecer o livro, apesar de ter várias leituras pra esse ano já, hahahaha.

    parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei saber um pouco mais sobre essa autora que nos dá uma grande lição de vida com sua obra que é autobiográfica, mostrando que precisamos ter fé e nos aceitarmos como somos e a partir daí coisas boas irão acontecer.
    Tive o prazer de ler O penúltimo capítulo e foi uma leitura que me emocionou bastante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Não conhecia a autora e nem seu trabalho até então, amei conhecê-los aqui. Tanto sua história de vida quanto sua obra deve ser repleta de lições e reflexões.
    Parabéns!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Que mulher! Não a conhecia, mas já tem minha admiração só por sua história, escrever um livro foi só a cereja do bolo! Vou pesquisar sobre o livro e tentar ler, porque a mensagem que ele tem é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Uau!! Não conhecia a autora, mas sua história é muito inspiradora, ainda bem que ela decidiu dividir suas experiências em um livro. Não tenho dúvidas de que a mensagem que ela passa é muito forte e bonita. Adorei a entrevista, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee Karla ^^
    Eu já tinha visto várias coisas a respeito da autora e do livro (várias resenhas, inclusive), mas não é uma obra que me chama a atenção, apesar de eu gostar de coisas verídicas. Não consigo imaginar quão difícil foi para a Clarice sofrer um acidente tão horrível , mas fico feliz que ela tenha encontrado algo em que se apoiar :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Já conheço o livro da autora, apesar de não lê-lo pelo teor cristão, mas fiquei profundamente comovida e tocada com sua história, a superação, a maneira como encarou a vida.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.