21 de janeiro de 2017

[Resenha] Batom no Dente


BATOM NO DENTE
Autora: Maria Helena Mossé
Editora: 7 letras
Ano: 2016
Páginas: 108
*Cortesia da Oasys Cultural


SinopseA mulher e suas dúvidas, amores e dissabores. Batom no dente, livro de estreia da escritora e psicanalista Maria Helena Mossé, como o título sugere, traz uma galeria de personagens femininos em situações de insatisfação, inadequação ou expectativa. Afinal, o que querem as mulheres?, indagaria o fundador da psicanálise Sigmund Freud. A autora não tenta responder, mas apresenta, através de sua prosa madura e elegante, rica em recursos narrativos, protagonistas de variadas idades e classes sociais – inclusive dois homens preocupados com o que as mulheres e os amigos pensam deles – que se inquietam, questionam e se movem em busca de realizar seus desejos. Como a moça do interior que ascende a dondoca na Barra da Tijuca e vai procurar a amiga que a desafia, a ex-esposa que finalmente se livra do jugo subliminar do ex-marido, a mulher casada e entediada que sai para passear com o cachorro numa noite chuvosa e vislumbra um grande amor.




Batom no Dente reúne contos que falam principalmente do universo feminino, de seu cotidiano e que poderiam se passar com qualquer uma de nós ou mesmo com uma conhecida.

Em uma escrita elegante e cheia de recursos, a autora nos apresenta diversos personagens com seus problemas, dilemas e a busca por soluções. São personagens muito reais e com a garra feminina.



Os textos são curtos, completos e muito dinâmicos, li em poucas horas e terminei com a sensação de querer mais.

O que achei interessante é que alguns se interligam entre si, focando no ponto de vista de outro personagem da história. Achei o máximo isso!



Foi uma leitura bastante prazerosa, a escrita da Maria Helena é cativante, na medida certa e muito original. 

Não tem como escolher um conto favorito, todos me cativaram. A identificação com as histórias é muito grande.

A capa está linda!! Achei muito a cara do livro.

Agradeço pela oportunidade de conhecer a autora, que arrasou na estreia. Que venham mais livros!




"Na fala me perco, mergulho em brumas, cada sílaba torna-se pegajosa, o pensamento ficar frouxo e furado. Minha verdade é o que eu escrevo."

Clique aqui e adicione Batom no Dente no Skoob


9 comentários:

  1. Oi Nanda, tudo bem?
    Eu vi esse livro esses dias e mesmo não sendo muito fã de contos, acabei me intensando pela obra por se tratar do universo feminino, que nunca fica entediante.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa que legal um livro de contos do universo feminino, fiquei bem curiosa agora, ainda mais pelo fato da escrita da autora ser bem cativante e o livro parece que flui rapidamente a leitura. Gostei da resenha e anotei a dica.
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Fiquei bem curiosa para conferir esses contos que são bem reais e saber de que forma alguns deles estão interligados.
    Parece realmente ser uma leitura bem prazerosa e já anotei a dica de leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. fico feliz com os comentários de vocês sobre o meu livro Batom no Dente. Essa é a melhor gratificação para um escritor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo me senti atraída por livros de contos... Esse ainda tem o diferencial de alguns se interligarem, mas como não costumo me envolver com o gênero vou passar a dica mesmo assim. Mas fico feliz que tenha gostado tanto de tudo que nem conseguiu escolher um conto favorito!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Há muito tempo relutava em ler contos, mas já perdi esse medo hahaha. Gostei da ideia do livro e talvez me indentificasse em certos pontos. Também curto muito quando histórias se interligam. Definitivamente gostei da sua dica e anotei aqui :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Adoro quando consigo me identificar com os personagens de uma história, ou nesse caso, dos contos, o universo feminino é tão plural, quem bom que a autora conseguiu retratar tão bem essas nuances em sua estreia.
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia o livro e acho essa capa fantástica! <3
    Uma pena que ultimamente não estou lendo muitas crônicas, mas quando voltar a ler com certeza vou querer conferir esse.

    Beijinhos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando, tudo bom?
    Ao contrário de você, eu já achei a capa pouco atrativa rs mas parece ter a ver com o tema mesmo. Legal você ter gostado de todos os contos, isso é difícil de acontecer. Eu estou um pouco enjoada de livros do tipo (antologia, coletâneas) então passo a dica por enquanto.
    beijos

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.