Bora falar sobre livros?
Hoje trago a resenha de "Vento Endiabrado", publicado pela @minotauro_editora , de autoria de @reginahelenapaivaramos lido para a leitura coletiva promovida com carinho pela @lcagcomunicacao
A história se passa na fictícia Jacurici, ao longo de quarenta anos, com as transformações daquela comunidade.
Conhecemos Veridiana, escultora renomada, e Venâncio, rapaz simples que se torna seu amante. A relação é complexa, cada um com seu interesse, e bastante real.
A trama se desenvolve com diversos outros personagens, tais como Carolina, que vive seus desejos; Tereza, mãe solo corajosa; o médico Dr. Zé Luiz; Dona Quicas, a fofoqueira da cidade; e diversos outros que, somados a turistas que passam pelo local, fazem o dia-a-dia da cidade.
A leitura, embora envolvente, pode ser dificultada pela linguagem pois, ao mesmo tempo em que a oralidade caiçara traz autenticidade, pode comprometer a fluência. Penso que isso não retira o mérito literário, mas exige maior atenção.
O livro me lembra a vida em cidades pequenas interioranas do Brasil, com as conversas e suas fofocas, o que reforça o caráter humano da história de vida de cada um.
Os personagens mais velhos são especialmente bem construídos, cheios de vida, sabedoria e singularidades, ocupando pouco a pouco seu espaço na trama.
E, como ressaltaria qualquer mineira encantada pelo mar, a praia é um elemento que dá frescor e beleza à narrativa, funcionando como refúgio e testemunha dos encontros - e desencontros - humanos.
Vento Endiabrado é sobre memória, pertencimento e identidade, e nos mostra como o tempo é capaz de transformar lugares e pessoas.
Apesar da dificuldade inicial que eu tive com a linguagem, a leitura foi recompensadora, pelos personagens reais, pelos conflitos que geram identificação e, sobretudo, por trazer reflexões profundas sobre escolhas de vida.
E aí, curtiu a resenha? Ficou com vontade de ler? Me conta aqui embaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário