25 de fevereiro de 2024

LI MAIS UM DOS 1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER


 


"Ligações perigosas" foi sucesso de crítica em 1782, quando lançado. Isso porque o autor conseguiu traçar uma história repleta de questões internas e, ao mesmo tempo, trazer a hipocrisia da sociedade da época, através de um romance epistolar.


POR DENTRO DA HISTÓRIA: O livro traz a troca de cartas entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, duas peças muito importantes no "jogo de xadrez" da sociedade francesa, à época. Ao todo, são 175 cartas em que ambos contam suas proezas ao fingirem situações, manipularem pessoas e deixarem as circunstâncias mais fáceis para si mesmos - ou um para o outro.

ALÉM DA HISTÓRIA PRINCIPAL: O pano de fundo para os acontecimentos do livro são a França pré-Revolução Francesa, o que, para mim, foi a parte mais interessante.

MINHA OPINIÃO: Achei a linguagem do livro fácil, pois a maioria das cartas tratam de coisas do cotidiano. Ocorre que são muitos personagens sobre quem se fala e isso dificultou bastante em momentos de menos concentração. Algumas partes das cartas - e a totalidade de algumas - são totalmente desnecessárias para o desenrolar da história, então foi a parte enfadonha da leitura.

Recomendo a quem curte esse tipo de trama, mas confesso que, se não fosse lido com um grupo de amigas, provavelmente eu o teria abandonado nas 50 primeiras páginas.

O livro foi adaptado ao cinema e ainda quero assistir!

E você, ficou com vontade de ler? Já assistiu ao filme? Curte romances epistolares? Me conta aqui embaixo, seu comentário ajuda esse conteúdo a chegar a mais pessoas!




Um comentário:

  1. Eu amei conhecer esse livro e gostaria muito de seguir o livro 1001 livros para ler antes de morrer, deve ser incrível participar de um projeto assim. Acho maravilhoso desafios que nos fazem sair da zona de conforto e acaba nos ensinando muito.
    Beijos.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.