30 de novembro de 2022

[Resenha] Do incisivo ao canino


 

Sinopse: A narrativa vai do incisivo ao canino nestas estórias de umas & outros, em que o tema da alteridade se faz central. O autor usa diferentes dosagens de humor para abordar o complicado das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico. Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica. Tintas de horror assinalam o conto A sombra. Já em Cães da praia vemos um policial aposentado converter-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Autoral e Entre dentes. Em Programa alimentar e Ana Lógica entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução, enquanto em Parisiense uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro afluente de São Paulo, guiada por tênues reminiscências.
Por fim, Perfil nos traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, o leitor encontrará um quadro inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.



Oi oi!

Hoje trago a resenha desse livro de contos do autor @_bertjunior que recebi por minha participação na leitura coletiva realizada pela @lcagcomunicacao

Do incisivo ao canino é um livro forte que traz contos densos e reflexivos e outros surreais e um pouco mais leves.

O assunto em comum? As relações humanas. O aspecto em comum? O absurdo!

E como o livro é real! Pois somos seres complexos e exagerados. Sim, dentro da razão que achamos que temos, e, levados por grandes emoções, acabamos passando da conta em comportamentos, palavras, sentimentos e ações.

O que se revela perfeitamente no conto "Entre dentes", por exemplo. Aqui, é o marido que ultrapassa limites. Primeiramente, para surpreender a esposa, mas acaba assustando-a. Depois, vai ainda mais longe, no intuito de tentar resolver o problema. E aí, como diz o ditado: "A emenda é pior que o soneto."

Em "Cães na praia", também percebemos como a mente humana é implacável e impiedosa. E, por vezes, segue um caminho bem temerário, inaceitável, claro. Mesmo que se possa ter razão, no objetivo final.

Em "Justina", tudo isso se mistura à realidade da desigualdade social em que vivemos e com o preconceito. A típica empregada doméstica que cuida do patrão irresponsável e imaturo.

O autor tem uma escrita de fácil entendimento, o que fez da minha leitura bem rápida e agradável.

Os enredos são bem pensados e trazem histórias com fácil identificação. Afinal, quem nunca conheceu um assediador, um folgado que não recolhe a caca do próprio cachorro ou, ainda, alguém com Alzheimer que se esqueceu da própria identidade?

Ressalto os plots das histórias, quase sempre marcantes e imprevisíveis, o que é mais um ponto positivo do livro, em meu entendimento. 

Recomendo muito a quem curte contos, sobretudo para quem gosta de se embrenhar pelos caminhos das relações humanas!

Aos interessados, a obra está disponível para compra na Amazon.

E aí, já conhecia o livro? Me conta aqui embaixo um livro de contos que leu esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.