20 de agosto de 2022

[#12livrospara2022] As alegrias da maternidade

 

#pracegover Estante, livro em destaque. A capa traz ilustrações de algo arredondado que parece uma planta, nas cores roxa,
 vermelha e branca. No canto, mulher com turbante e o filho nas costas. Abaixo, título e nome da autora.


Sinopse: Nnu Ego, filha de um grande líder africano, é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma "mulher completa", submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.




Oi, oi gente!

Dia 12 é dia do post do desafio dos #12livrospara2022 que a gente tanto ama produzir e é realizado em parceria com as queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Clauo, do Mãeliteratura.

Infelizmente, em agosto não consegui postar na data certa, mas hoje trago a resenha dele para vocês!

Para o mês de AGOSTO, o tema foi Literatura Estrangeira e o livro que vocês escolheram foi As alegrias da maternidade, publicado pela @dublinense

Aqui conhecemos Nnu Ego, uma mulher extremamente forte, filha de um chefe africano. Em uma cultura totalmente diferente da nossa, em que o único valor da mulher é dar filhos (preferencialmente homens) ao marido, inicialmente em dúvida se vai conseguir cumprir sua função, a vida dessa personagem me gerou muita angústia.

O livro se desenvolve entre muitas tristezas, a saída dessa mulher da moradia paterna para residir com o marido e, posteriormente, sua mudança do campo para a cidade.

É nítido, a todo momento, o sofrimento dela, justamente pelas cobranças sociais e culturais que acompanham todas as mulheres da época, pois eram literalmente propriedades dos homens (fossem seus pais, irmãos, maridos, cunhados ou filhos, a depender a situação).

Portanto, o título do livro é uma grande ironia e sua história traz certa semelhança na atitude dos homens de um modo geral, já que, mesmo outro país e em outro momento histórico, as cobranças sociais sobre as mulheres ainda pesam bastante em nossas vidas.

Um livro forte, denso, sofrido, que me emocionou muito e, assim, a leitura foi feita um pouco mais devagar do que o normal. Assim, a justificativa no meu atraso com o post.

Por aqui, "As alegrias da maternidade" entrou para a lista de favoritos e, certamente, foi uma das melhores leituras do ano, que recomendo demais!

E você, já leu ou tem vontade de ler esse livro? Comente aqui embaixo.

Ah, e não deixe de passar nos blogs da Hanna e da Clauo para ver os livros vencedores e ler as resenhas que elas fizeram.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



3 comentários:

  1. Olá Karlinha, tudo bem? Nossa, que livro forte e impactante esse. Não conhecia, mas fiquei curiosa por ser de um continente não muito presente nas minhas leituras. Mas acho que deixarei para ler em outro momento, pois não estou bem para leituras fortes assim agora. Fico feliz que esteja conseguindo cumprir o 12 livros. Até o mês que vem! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla nossa... Este livro parece ser bem tocante. Já vou colocar ele na minha lista. Bjs!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, parece interessante e fiquei com vontade de ler este livro!
    Parabéns pelo seu cantinho ♥ voltarei mais vezes. =*

    https://www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.