12 de abril de 2022

[Resenha] Minha irmã mora numa prateleira - #12livrospara2022

   

#pracegover Livro em uma prateleira. O fundo é a foto de um menino com o dedo pedindo "silêncio". Título e nome da autora à direita.



Sinopse: Jamie Matthews tem 10 anos de idade e uma família desintegrada por uma tragédia: aos cinco, sua irmã gêmea foi morta num ataque terrorista em Londres. De lá pra cá, sua mãe saiu de casa, seu pai bebe cada vez mais, sua irmã mais velha se transformou numa típica adolescente rebelde. Em meio ao luto e ao clima de ódio e ressentimento que Jamie sequer entende muito bem, ele encontra numa amiga de origem islâmica a companhia e o afeto de que precisa. Livro de estreia de Annabel Pitcher, Minha irmã mora numa prateleira recebeu resenhas elogiosas de publicações de prestígio na Grã-Bretanha como o Guardian e o Telegraph.





Oi, oi gente!

Dia 12 é o dia daquele desafio que a gente ama!!! Venho lhes contar sobre a leitura de Minha irmã mora numa prateleira, livro que vocês escolheram para que eu lesse em abril no desafio dos #12livrospara2022 , que é realizado em parceria com as queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Clauo, do Mãeliteratura.

Esta é minha primeira experiência com a escrita de Annabel Pitcher e aqui conhecemos James, um menino de 10 anos que perdeu a irmã em um ataque terrorista a Londres e, desde então, sua família se desestruturou totalmente!

Seu pai se entregou ao álcool após sua mãe sair de casa. De alívio, James tem apenas sua irmã, Jas e uma nova amiga que vai lhe gerar alguns problemas na escola.

Achei a história extremamente forte, narrada de forma doce, em primeira pessoa, por uma criança. E poucas coisas conseguem me fazer sofrer mais que toda essa tristeza na voz de alguém tão jovem!

As temáticas densas são abordadas pelos olhos de James de maneira bastante leve, o que me transmitiu o tamanho de sua ingenuidade. Bullying também é um tema recorrente no livro e algumas cenas são bem pesadas de se ler.

E esse final? Eu jamais estaria preparada para ele. Mas posso dizer que foi um dos mais lindos que já li, apesar da tristeza que tomou conta de mim. Há beleza na tristeza também, eu sempre defendo isso.

Em fim, mais um livro com dramas familiares muito interessantes e, ainda, perspectivas diferentes sobre o luto. Impossível não se emocionar, nem se identificar com detalhes de como cada pessoa enxerga a morte de entes queridos (e tenta superar).

Um drama marcante que eu recomendo demais!

E você, tem algum livro com nome diferente para me indicar? Me conta nos comentários...

Ah, e não deixe de passar nos blogs da Hanna e da Clauo para ver suas escolhas e resenhas desse mês! Estão imperdíveis!

Mundinho da Hanna

Mãeliteratura


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

2 comentários:

  1. Oi Karlinha, nossa, que livro forte esse, né? Achei o título bem diferente mesmo, e acho que agora entendi o motivo dele, hehe.
    Adoro essa nossa parceria. Bjks e até o mês que vem! =)


    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob


    ResponderExcluir
  2. Karlinha, que escolha maravilhosa!
    Eu amei este livro! Li logo que saiu por aqui.
    Adoro a capa também
    Gostei muito das suas impressões, parecidas com as minhas
    Amo a nossa parceria neste projeto!
    Beijos e até o mês que vem

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.