13 de abril de 2022

[Resenha] A vida como ela era - Retratos da pandemia





Sinopse: Nas crônicas aqui reunidas, Lino de Albergaria aborda, como indica o subtítulo, os efeitos produzidos pela pandemia na vida de personagens os mais variados. O que torna esses instantâneos especiais é, mais que o tema, o ponto de vista em que se situa o narrador. Ele funciona como uma câmera postada em frente a um prédio, que registra o que acontece nos diferentes apartamentos e em seus arredores.
A câmera giratória não se contenta em flagrar tais cenas, mas volta a focar os mesmos personagens em outros momentos de suas vidas, tecendo, com esses variados fios misturados, uma trama multicor e variada.
Perpassando toda a coletânea, a referência a Nelson Rodrigues se faz
desde o título, que remete à coletânea A vida como ela é, e explicita-se na epígrafe tomada ao autor, onde ele constata a hostilidade do mundo em relação ao homem e a eterna nostalgia de um Paraíso perdido.





Oi gente!

Hoje venho lhes contar sobre A vida como ela era - Retratos da pandemia, livro de @linodealbergaria.autor publicado pela @quixote.do que recebi em parceria com a @etccomunicacao

Aqui temos um apanhado de crônicas sobre casos ocorridos durante a pandemia. Os medos iniciais, o pavor de ver as notícias na TV, o número de mortos, o receio em sair nas ruas, em conversar com outras pessoas...

E pude perceber, durante a leitura, que quase todos tivemos pensamentos parecidos. A brutalidade da pandemia e a forma de sentir o vírus no organismo acabaram igualando ricos, pobres, homens, mulheres, na mesma dor.

Me identifiquei muito com algumas das falas presentes no livro, pois o autor traz tudo com muita verdade e humor.

O medo de ir ao salão cortar o cabelo, o entregador sendo o único contato que a pessoa tem por meses com outra pessoa. A carência, a irresponsabilidade das festas e aglomerações, o cuidado dos filhos para com os pais, casais que adoeceram juntos, alguns idosos que não resistiram...

Essa é a realidade que enfrentamos diariamente há mais de 2 anos em todo o mundo.

Mas o ponto alto do livro para mim é que Lino soube dar autonomia a cada história e, depois, entrelaçou-as. Sim, alguns personagens voltam a aparecer e o leitor te acesso a partes de suas histórias sob outros olhares, com outros pontos de vistas, o que achei uma grande sacada!

Sei que a pandemia parece ser uma página virada para muitas pessoas e sim, a vida precisa continuar, é claro, com todos os cuidados necessários. Mas, para mim, tem sido um grande alívio poder ler sobre o que enfrentamos e saber que não estou sozinha em meus medos, mágoas, tristezas, em fim, em todas as sensações experimentadas nesse período!

Recomendo muito a leitura!

E você, leu algum livro que relate algo sobre a pandemia de covid 19? Me conte nos comentários!


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.