3 de março de 2022

[Resenha] Maus

#pracegover Foto do livro com flores e caneca com referência às 2ª Guerra. A capa do livro traz desenhos de um gato e dois ratos, título acima e nome do autor abaixo.

Sinopse: Clássico contemporâneo dos quadrinhos, Maus é um relato comovente sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai. Única história em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer.
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.





Olá, olá!

Hoje venho contar para vocês as minhas impressões sobre Maus, esse livro que peguei emprestado com um amigo e super me arrependo de não ter lido antes.

Aqui temos um chargista que quer contar um pouco da história de seu pai.

Então, o filho faz visitas a esse pai, às vezes rabugento e avarento, onde podem conversar sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, onde foi perseguido e tudo o que ele viveu lá fica muito bem relatado.

Só que tudo é feito através de quadrinhos, o que para mim fez toda a diferença, pois a informação visual também é bastante nítida e eficaz para quem lê.

Para além de tudo o que ocorreu na Guerra, ali percebemos que o filho passa a se entender melhor e, sobretudo, a compreender bastante dos comportamentos do pai, hábitos e tradições que ele mantém até os dias atuais.

Com animais diferentes representando cada nacionalidade, tudo é abordado de forma muito intensa, então, embora seja uma leitura rápida, sua mensagem permaneceu por muito tempo em minha mente.

Ao ler, pude compreender porque foi o único quadrinho que já venceu o  Pulitzer e faz tanto sucesso!

A HQ que mais fez sentido para mim até hoje e se tornou a minha favorita da vida!

Se ainda não leu, está na hora de colocar na sua lista. Você não irá se arrepender.

Agora me conta: já leu ou tem vontade de ler Maus? Deixe aqui nos comentários!

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.