12 de abril de 2021

[Resenha da Karla] Crer ou não crer

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autores: Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal
Editora: Planeta
Ano: 2017
Páginas: 192


Sinopse: O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje a resenha é de mais um livro escolhido por vocês no projeto #12livrospara2021 em conjunto com a Claudia do MãeLiteratura e a  Hanna do Mundinho da Hanna.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"


Um livro bem diferente do que costumo ler, “Crer ou não crer” traz a discussão entre Fábio de Melo, um padre católico, e Leandro Karnal, um historiador ateu, sofre nada mais nada menos que a fé.

Ambos extremamente instruídos sobre o tema, foi muito interessante acompanhar o debate, muito rico e repleto de informações sobre religiões, condutas humandas e o que se espera do mundo.

Afinal, na atualidade em que a fé se tornou um negócio rentável para alguns, é muito interessante ter acesso a duas pessoas que, embora sintam de maneira diferente, conseguem racionalizar sobre a importância de se ter humanidade, independente da crença.

Padre Fábio já disse, certa vez, que preferia ateus honestos a falsos cristãos. O próprio Papa Francisco, ao fazer afirmação semelhante, gerou grande polêmica! E o que pude notar foi exatamente a sinceridade de ambos em todo o debate.

#pracegover Fundo de madeira, livro ao centro. Em torno, colar com crucifixo, pequena imagem de Jesus e ramo de trigo. 



Pude sentir que os dois se entregaram ao que parecia ser uma conversa entre amigos, repleta de detalhes históricos de grande importância para que eu pudesse compreender de verdade os motivos de cada um.

Outro ponto que achei de suma importância foi o respeito com que utilizaram suas palavras, de forma a não se ofenderem, nem a quem pensa diferente.

Esse diálogo é um exemplo de tolerância, uma vez que, em nenhum momento senti que um tentava convencer o outro a pensar à sua maneira, o que, a meu ver, engrandeceu a conversa.

Um livro que me colocou para pensar não apenas sobre minha própria fé (ou sobre a falta dela), mas na importância do diálogo e, sobretudo, no respeito e na tolerância com o pensamento diverso, algo que tem feito tanta falta no mundo de hoje.

Sensacional, indico a quem queira embarcar nas reflexões propostas!

E você, curte esse tipo de leitura?

#pracegover O livro tem capa alaranjada, nome dos autores acima e título ao centro.

#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"






4 comentários:

  1. Amo esse livro, padre Fábio é muito sábio.

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana suas impressões sobre este livro, Karlinha!
    Ele está na minha lista, quero ler também.
    Amo a nossa parceria nesta TAG e fico sempre curiosa para ver as escolhas de vocês
    Beijos e até o mês que vem

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante desse debate entre eles, de maneira sutil e inteligente. Ninguém meteu o dedo na cara de ninguém, se dizendo o único certo, pelo contrário, foi um livro assertivo, num tema bem importante de ser abordado em tempos sombrios, como os de hoje.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Que interessante o tema do livro. Com certeza deve trazer muitas reflexões. Bjs!

    https://leituracomigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.