7 de fevereiro de 2021

[Resenha da Karla] Diário de Bitita

 

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Carolina Maria de Jesus
Editora: Sesi-SP
Ano: 2014
Páginas: 208

Sinopse: Um romance muito forte, com imagens muito trabalhadas, sobre a vida no negro no início do séc. XX. As primeiras escolas surgiam, e o racismo estava impregnado naquela cultura de uma forma mais explicita que hoje: “No ano de 1925, as escolas admitiam alunas negras. Mas quando as alunas negras voltavam das escolas, estavam chorando. Dizendo que não queriam voltar à escola porque os brancos falavam que os negros eram fedidos.”




Olá, leitores do Pacote Literário!

É complexo fazer a resenha de um livro dessa grandeza! Recebi Diário de Bitita na nossa ciranda literária que se iniciou em 2020 e tem novamente a temática feminista presente em todos os seus livros.

Estou com Quarto de despejo, também de Carolina Maria de Jesus para leitura e quero muito realiza-la em breve.

Em Diário de Bitita, publicado pela Editora Sesi SP, a autora vem nos contar um pouco sobre como era sua vida pobre no interior de MG, onde viveu a infância. Nascida aproximadamente 30 anos após o término oficial da escravidão no Brasil, a criança que era já carregava muitas dúvidas sobre como o mundo funcionava.

Dentre as questões mencionadas no livro, algo que me chocou foi que, desde muito cedo, ela fazia perguntas à mãe para as quais não temos respostas até hoje. Por que pessoas de pele escura são tratadas de forma inferior? Por que negros não podem fazer as mesmas coisas que os brancos? Por que os negros não recebem terra para plantar e trabalhar? Essas são apenas algumas das coisas que ela queria saber e sua mãe não conseguia lhe responder.

#PRACEGOVER Estante ao fundo, mão segurando o livro em destaque



Um pouco crescida, Bitita trabalhou em diversos lugares, seja com seus familiares ou por sua conta e fiquei angustiada com o tratamento que recebeu em várias situações de sua vida.

Achei de suma importância essa leitura para aprendermos, na prática, a importância das atuais políticas afirmativas, como as cotas raciais em faculdades e concursos públicos, como tentativa de se pagar a dívida histórica que nosso país tem com a escravidão.

Cenas difíceis e duras de ler relatadas de forma muito fluida e em primeira pessoa por Carolina. O livro foi publicado, primeiramente na França e só depois aqui no Brasil. 

Absolutamente recomendado, para entender melhor a história que não nos contam na escola.

Para quem se interessar, fiz vídeos sobre essa leitura. Estão nos destaques Livros Igualdade lá no nosso Instagram

E você, já leu ou quer ler algo dessa autora?

#PRACEGOVER: A capa do livro traz a foto da autora na capa, título e nome da autora.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"







Um comentário:

  1. Não li ainda, mas quero muito ler este livro, Karlinha!
    Me parece um livro muito importante e necessário
    Ótima resenha
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.