18 de setembro de 2020

[Resenha da Karla] Um lugar bem longe daqui

 

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Delia Owens
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 336
Minha classificação: 5/5

Sinopse: Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.
Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.
Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um Lugar Bem Longe Daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.
A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.

Olá, leitores do Pacote Literário!

Resenha linda hoje, desse livro simplesmente fantástico que li para o Clube da Leitura. Mais uma discussão deliciosa, uma conversa muito rica e valiosa para mim.

De autoria de Delia Owens e publicado pela Editora Intrínseca, o  livro vem nos contar a história da vida de Kya, uma menina abandonada, aos 6 anos de idade, por sua família, em um brejo nada seguro.

Totalmente à margem da sociedade, Kya sofreu bullying não apenas quando tentou ir à escola, como por toda a comunidade que vivia ao redor.

São poucas as pessoas que se aproximam de Kya. Dentre elas, tive um carinho especial por Tate, apesar de ter ficado chateada com ele em alguns pontos do livro.

Pude sentir a solidão de Kya doer em mim, as cenas em que ela luta para conseguir o mínimo para subsistir são muito tristes e me emocionaram.

Um personagem de quem tive raiva foi Chase, por sua total indiferença e maldade com Kya. Pois é justamente ele quem morre e causa grande reboliço na cidade.

O livro é narrado em dois períodos temporais, em capítulos intercalados. No primeiro, acompanhamos a fase em que Kya foi abandonada pelos pais, suas lutas, medos e sua lindíssima relação com a natureza.

Em outra fase, temos Kya adulta, quando ocorre a morte que está sendo investigada como assassinato.

A leitura se desenvolve entre as investigações, os preparativos para o julgamento e outros pontos da vida na cidade. Ao mesmo tempo, conhecemos melhor a infância de Kya e todas as questões dramáticas que envolvem sua família, as idas e vidas de seus parentes e seus destinos.

"De todos, as conchas eram as que melhor guardavam segredos."

A autora tem aproximadamente 70 anos e esse é seu primeiro romance. O livro demorou 10 anos para ser escrito e, por ser bióloga, a autora caprichou nos detalhes de solo e vegetação do local descrito como brejo.

Não conhecia nada a respeito dos detalhes da natureza que são muito bem explorados por ela. Cada cor e costume das aves pelas quais Kya é fascinada, nuances do mar, da lua e outros que podem ser facilmente compreendidos, tendo em vista a bela descrição em toda a história.

#PRACEGOVER: Karla sorri e segura o dispositivo Kindle com a capa do livro.


A escrita é bastante poética e descritiva! Temos até uma poetisa na história, por quem me encantei e ao final do livro, há uma surpresa a respeito dela. Mesmo sendo bastante contemplativa, a leitura é fluida e o suspense construído pela autora não nos deixa largar o livro!

A autora vai além desse período no tempo e narra as demais etapas da vida de Kya. Algumas são bastante tristes e outras me aqueceram o coração.

Ao terminar de ler, me senti plena e satisfeita com o desfecho, que não deixou nenhuma ponta solta.

Cheio de simbolismos, o livro é um convite a adentrarmos em reflexões sobre a solidão, o amor verdadeiro, acolhimento, saudade e racismo. Tudo isso em um cenário incrível, do qual nunca me esquecerei.

Não é à toa que está no Clube da Reese e se encontra há mais de 100 semanas na lista dos livros mais lidos nos Estados Unidos! Recomendo!

Vocês já leram ou querem ler? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro traz uma paisagem de céu e água, com um pequeno barco e uma mulher pessoa dentro. O título centralizado e o nome da autora abaixo.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.