12 de setembro de 2020

[Resenha da Karla] Mentes perigosas


#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
Ano: 2008
Páginas: 218
Minha classificação: 5/5 

Sinopse: Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.

"Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem".
Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes" e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.
Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.

Olá, leitores!

Um livro muito forte e revelador é o que aguarda quem quiser ler Mentes perigosas.

Escrito pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e publicado pela Editora Fontanar, sempre tive vontade de ler esse livro, que chegou em uma troca do Skoob.

Ana Beatriz explica, com muita propriedade e uma linguagem bastante acessível, o que é a psicopatia e como agem os psicopatas. Em fim, o livro é um verdadeiro manual de como identificar as mentes psicopatas que existem por aí.

A autora esclarece que existem vários tipos, várias classificações para as pessoas com psicopatia, dentre elas os sociopatas e as que têm desvio de conduta. Mas no livro, ela utiliza apenas o termo ‘psicopata’, para facilitar a comunicação e o entendimento do leitor.

A autora explica que os psicopatas são pessoas sem consciência, incapazes de ter bons sentimentos por qualquer coisa ou pessoa. Exatamente por isso, essas "mentes perigosas" não pensam em ninguém na hora de agir, a não ser em si mesmas.

Com isso, trazem grandes problemas às vidas de outras pessoas e vão embora levando sonhos, o esforço e, algumas vezes, a vida delas.

O estrago na vida financeira das suas vítimas também costuma ser grande. Assim que conseguem a confiança de alguém, pegam para si tudo o que ela construiu: dinheiro da poupança, a admiração de outras pessoas, a empresa, aquele cargo importante no trabalho...

O que mais me preocupou, no livro, foi saber que a maioria deles está solto por aí, convivendo conosco em sociedade.

Apenas uma minoria dos psicopatas chega a cometer um crime bárbaro, como um assassinato e desses, poucos são presos. Fiquei pensando o que fazer com os presos que se enquadram nessa categoria já que, pelo que compreendi, não há ressocialização possível para eles. 

No geral, psicopatas são pessoas de natureza combativa, transgressoras, que não se importam em seguir regras, sejam elas a lei em si, sejam regras sociais ou as mínimas parcerias de convivência estabelecidas dentro de uma relação, por exemplo.

#PRACEGOVER: Fundo de madeira, o livro ao centro. Em torno, uma faca de cozinha, um estilete e um broche de "sherif". Em cima do livro, algemas.



E o conselho da autora é claríssimo em todo o livro: MANTENHA-SE LONGE DELES! Não tenha dó em se afastar, pois qualquer remorso demonstrado por um psicopata será apenas uma representação da parte deles para manipular e convencer a vítima a fazer o que eles desejam.

Terminei essa leitura com um misto de emoções! Fiquei pesarosa pelas pessoas que têm esse transtorno, já que imagino não ser uma escolha livre de sua parte. Por outro lado, de coração partido pelas vítimas desses verdadeiros predadores emocionais.

Foi uma leitura intensa, com linguagem super compreensível mesmo nas partes mais técnicas.

A edição da Editora Fontanar é muito bonita, com a capa intrigante, páginas brancas e letras confortáveis à leitura.

Recomendo a quem é leigo e deseja saber mais sobre o tema. 

#PRACEGOVER: LOGO DO PROJETO 12 LIVROS PARA
2020 COM TÍTULO E NOMES DOS PARTICIPANTES

Escolhido para o desafio dos #12livrospara2020 (blogagem coletiva em parceria com as queridas Clauo do Maeliteratura e Hanna, do Mundinho da Hanna), esse é o oitavo livro que leio para o desafio. As meninas também postaram hoje seus livros do desafio, não deixem de conferir.

Volto com as minhas impressões do próximo livro desse desafio no dia 12 de outubro!

E vocês, já leram algum livro que trate de transtornos mentais? Já leram algum outro livro dessa autora? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro é preta, com o nome da autora no alto. Centralizados, a foto de olhos claros e o título. 


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Oi Karlinha, eu gosto bastante desse assunto. Lembro que saiu também uma edição especial sobre psicopatia na Scientifc American e eu fiquei fascinada com as pesquisas sobre como funciona um cérebro de uma psicopata. E dizia também como os pais podem diagnosticar se seus filhos são psicopatas ainda cedo. É muito assustador pensar nisso, mas eles existem.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Karlinha
    Eu adorei sua escolha para este mês!
    Também adorei este livro, foi o primeiro livro da Ana Beatriz que li e devorei! Fiquei fã da escrita dela.
    É um assunto difícil e o psiquiatra é o profissional capacitado para fazer estes diagnósticos, por isso também a escrita dela é tão boa!
    Amo nossa parceria aqui nesta tag também
    Beijos e até o mês que vem
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.