29 de setembro de 2020

[Resenha da Karla] Garoto encontra garoto

 

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 240
Minha classificação: 3,5/5

Sinopse: Paul estuda em uma escola nada convencional. A rainha do baile é uma quarterback drag queen, líderes de torcida andam de moto e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrareligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola e, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah.




Olá, pessoal! Hoje é dia de falar desse livro interessante, mas que deixou algo a desejar em minha leitura.

Estou falando de Garoto encontra garoto, de David Levithan, publicado pela Editora Galera Record.

Como vocês podem perceber aqui no feed, eu tenho o hábito de fazer leituras e trazer para vocês muitas indicações de livros com a temática LGBTQIA+.

Quando soube desse livro, foi fácil coloca-lo em minha lista de leitura.

Primeiramente, cabe ressaltar que o livro se passa em uma sociedade mais evoluída que a nossa, onde as pessoas podem viver de forma mais livre, inclusive no período escolar.

Paul, nosso personagem principal, tem 15 anos e creio que ele foi minha primeira ressalva com esse livro, tendo em vista que, não consegui me conectar a ele, que hora era bem maduro, em outros momentos fazia coisas que eu pensava: Oi???

Nesse romance bem voltado ao público adolescente, o livro se desenvolve tratando de temas seríssimos dessa fase da vida, tais como dúvidas e inseguranças com relação a amigos e amores.

Mas não deixa de lado temas específicos de pessoas LGBTQIA+, tais como a aceitação da sociedade por aquela condição ou orientação sexual, a forma como os pais lidam com a desconfiança (ou certeza?) de que o filho não é heterossexual, dentre outros bem pertinentes.

Me tocou muito a forma como uma família extremamente religiosa faz com que um dos personagens fique extremamente "preso" em uma mentira por tanto tempo, representando alguém que não é.

#PRACEGOVER: Fundo com livros na vertical, azul de bolinhas na horizontal. Pequeno buquê de flores, dispositivo kindle com a capa do livro ao centro e uma lâmpada decorativa. 



Costumo ler muito sobre o tema e creio que aqui o problema não foi tal abordagem, mas sim a escrita e o desenvolvimento da história.

Os personagens não são bem desenvolvidos, eu não consegui sentir, "ver a cara" de cada um em sua atitudes e opiniões.

Mas houve duas exceções. Infinite Darlene e Tony foram personagens secundários que ganharam o meu coração e sobre quem eu gostaria que o autor tivesse falado mais (bem mais!) na história.

Senti falta das questões serem abordadas de forma mais profunda, bem como achei o desenvolvimento de alguns pontos um pouco confuso.

Fiz uma pesquisa sobre esse livro e li muitas críticas à tradução, o que explicaria, de certa forma, a minha dificuldade em alguns pontos narrados, mas de toda forma, não posso afirmar.

Um livro que aborda, muito além de um amor entre dois garotos, relações de amizade; entre pais e filhos; com os estudos; com a religião, pontos que considero muito importantes.

Mesmo eu não tendo me conectado tanto com o livro, acredito que é um tema que precisa ser lido por todos, por abordar temas de extrema importância 

E assim, super recomendo a leitura!

E vocês, gostam desse tipo de livro? Têm alguma leitura na temática LGBTQIA+ para me indicar? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo roxo e o desenho de um coração partido em tom verde. O nome do autor acima e o título sobrescrito no coração.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.