10 de agosto de 2020

[Resenha da Karla] A diferença invisível


#PRACEGOVER: Capa do livro
A DIFERENÇA INVISÍVEL

Autoras: Julie Dachez/
Mademoiselle Caroline
Editora: Nemo
Ano: 2017
Páginas: 192
Minha classificação: 4/5 

Sinopse: Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e vive com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Seus movimentos são repetitivos e seu universo precisa ser um casulo. Ela se sente assolada pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela irá ao encontro de si mesma e descobrirá que é autista – tem a Síndrome de Asperger. Sua vida a partir daí se transformará profundamente.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Vocês já se surpreenderam com a facilidade com que um autor conta algo?

Foi isso o que me aconteceu ao ler A diferença invisível, da Editora Nemo, que trata do tema autismo em uma pessoa adulta.

Sempre quis muito ler esse livro em forma de quadrinhos. Um tema pesado e complicado retratado de forma muito leve, sensível, e prática.

Digo isso porque o livro nos conta a história de Marguerite que, aos 27 anos, tem visíveis dificuldades de interação social.

Ela tem uma forma que considera correta para resolver todas as questões da sua vida e é um grande transtorno lidar com qualquer coisa que não saia como planejado.

Marguerite odeia imprevistos e não sabe como enfrenta-los. Fica desconcertada na presença de pessoas com quem não tem intimidade e aprecia o silêncio.

No trabalho, é extremamente detalhista, gosta de estar sozinha, tem certos hábitos que gosta de seguir de forma "sagrada" e metódica. Aprecia, ainda, quando as regras são enviadas por escrito e detesta reuniões e conversas pelo telefone.

Isso tudo é muito característico da pessoa autista, sem contar a grande dificuldade que tem de compreender e viver as regras socialmente impostas.

Marguerite custou a perceber o que lhe estava ocorrendo (como acontece na maioria dos casos). Era vista como fresca, chata, sem graça. Até que encontrou alguns profissionais de saúde comprometidos e que conheciam o transtorno que lhe acometia.

O livro se desenvolve entre os problemas que Marguerite enfrenta ao lidar com o seu transtorno. Primeiramente, sem saber do que se tratava, foi praticamente impossível que ela tivesse um pouco de paz.

#PRACEGOVER: Fundo de pilha de livros, dispositivo kindle com a capa do livro. Em torno, um leque verde claro aberto, uma pequena escultura,
uma folha de outono e flores brancas.



Posteriormente, ao descobrir seu diagnóstico, conseguiu equilibrar a sua vida de forma a ter um pouco mais de sossego e tranquilidade para lidar com o autismo.

Sem sombra de dúvidas, Marguerite tomou decisões difíceis, que lhe exigiram grandes escolhas, mas sempre baseadas no respeito e no que fosse melhor para todos.

A partir de então, se amando e se conhecendo mais, ela só se permitiu continuar relações com quem se sentia compreendida, respeitada e amada.

Algo que pude sentir foi que a confiança de uma pessoa com autismo é dos maiores presentes que se pode receber, pois quando ela confia em alguém, o faz com toda a sinceridade.

É um livro que explica bem o universo de uma pessoa adulta com autismo, algo que raramente vemos.

A meu ver, as ilustrações são primorosas e essenciais para se compreender o enredo.

Super recomendo a leitura para quem curte o tema.

E você, curte livros que retratam transtornos neurológicos? Me indique alguns nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro traz os nomes das autoras. Toda em tons de cinza, algumas pessoas passam distraídas e Marguerite aparece de frente. O destaque colorido em toda a capa é apenas o seu tênis vermelho.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Um comentário:

  1. Oi Karlinha
    Eu AMO as graphcis novels da Nemo! Li várias e adoro.
    Esta está nos meus super desejados e agora, depois da sua resenha, mais ainda!!
    Dica anotada
    Adorei o post e a foto :)
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.