8 de maio de 2020

[Resenha] Brincando de comer


#PRACEGOVER: Capa do livro
BRINCANDO DE COMER
Autor (as): Janice Maria Danielli e Mayra Eugênio Rodrigues Alebrante
Editora: Inverso
Ano: 2018
Páginas: 52
Minha classificação: 5/5

Sinops
e:
Você lembra como foi sua alimentação na infância? Busque na sua memória aquela receita saindo do forno, aquele cheirinho misturado com tantas outras sensações, como a família reunida para o café da tarde, aquele lanchinho que só a sua mãe sabia fazer, ou até mesmo aquele piquenique com os amigos em que você se divertia tanto. Sabe essa memória que te faz voltar no tempo e se sentir lá naquela ocasião tão especial? É ela que queremos resgatar!

Este livro foi pensado para trazer de volta esse gostinho de infância, recriar esses momentos com seus filhos. Criar uma memória afetiva com alimentos bons, feitos pelas suas próprias mãos e com aquele ingrediente especial que não se encontra à venda em lugar nenhum: carinho e amor depositado no preparo da receita!


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar sobre um livro delicioso de ler: Brincando de comer, das autoras Janice Maria Danielli e Mayra Eugênio Rodrigues Alebrante, recebido em parceria com a Editora Inverso.

Conforme anunciado na capa do livro, o livro traz receitas práticas mesmo! Tudo para se fazer de forma rápida, sem muita enrolação e o principal: com um sabor realmente maravilhoso e para se habituar o paladar desde criança.

No início do livro, temos uma apresentação das autoras, que prezam muito por uma alimentação mais saudável e pelos cuidados com o corpo mas, principalmente, com os alimentos e com o momento de comer.

Eu sempre acreditei que uma alimentação saudável (e também o próprio conceito de saúde) não pode abordar apenas o número de calorias e a quantidade de exercício físico que se faz. É preciso olhar mais profundamente, captar as emoções e memórias que aquele alimento nos causa e, para mim, essas questões também devem fazer parte da escolha de sabores, alimentos e receitas que colocamos à mesa para nossa família.

Outro ponto em que concordo com as autoras é o resgate, tão fundamental nos dias de hoje, da “comida de verdade”. Legumes, verduras, frutas e todos os grupos alimentares devem ser utilizados da forma mais natural possível e, assim, se evitam os processamentos que tanto lhes diminuem os nutrientes e o sabor.

#PRACEGOVER: Fundo com um pano de prato de coruja, o livro à esquerda e, em seu entorno, coco, banana, abacaxi, laranja, pimenta, tomates e ovos.

Dessa forma, o livro veio no momento certo para que eu pudesse colocar em prática os pensamentos e sentimentos que eu já desejava implantar no meu dia-a-dia e eu simplesmente amei as receitas!

Dividido em lanches (doces e salgados), caldos e sopas, carnes e acompanhamentos, o livro nos traz uma explosão de sabor que nos dá vontade de fazer suas receitas diariamente.

Em cada receita, o livro traz, ainda, a "dica da nutri", ou seja, sugestões da autora nutricionista para implementar os alimentos nela presentes na alimentação das crianças.

Paixão número 1 em minha casa, não resisti a testar, primeiramente, o Bolo cremoso de milho e o resultado foi um bolo realmente lindo, com uma textura deliciosa e sabor de pamonha doce. Acabou na mesma tarde e foi aprovado por todos em minha casa!

#PRACEGOVER: Livro aberto na página da receita de Bolo de milho cremoso e o resultado da
receita à frente, em um prato branco.


Outra indicação que amei está na parte de acompanhamentos: o repolho roxo refogado com maçã e uvas passas. Porém, como aqui estamos acostumados a comê-los sem levar ao fogo, apenas fiz essa mistura e a salada do dia foi enriquecida de textura, cor, nutrientes e sabor. Em uma variação, substituí a maçã por pera e o resultado também foi fantástico.

Acho que todos perceberam como amei o livro e como é proveitoso tê-lo para futuras consultas, não é mesmo?

Recomendo a todos os que curtam boas receitas! Pela praticidade, indico também a quem quer ou precisa se aventurar no mundo das comidas saudáveis para o corpo e para a alma!


E vocês, curtem se aventurar na cozinha? Gostam de receitas práticas e fáceis? Me contem nos comentários.

#PRACEGOVER: A capa do livro tem o título e os nomes das autoras à esquerda, seguidos da inscrição "Receitas e dicas práticas para o dia a dia". À direita, uma menina sorridente carrega uma vasilha transparente cheia de uma colorida salada.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Ah, que delícia de livro!
    Eu amo livros assim e já quero este também.
    Adorei a cara deste seu bolo e não vejo a hora de saborear um destes, com um bom cafezinho e muita prosa!
    Excelente dica, Karla
    Adorei
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir
  2. Oi Karlinha! Eu até curto me aventurar na cozinha, o que está acontecendo com mais frequência agora durante o isolamento social. Amei essas propostas de receitas mais saudáveis e voltadas para as crianças... que podem ser de 8 a 80 anos! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.