3 de abril de 2020

LEITURA COLETIVA... O que é???

#PRACEGOVER: Inscrição "LEITURA COLETIVA... o que é???"
em imagem explicada abaixo.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Vocês já ouviram falar em leitura coletiva?

Eu ouvi muito falar a respeito, mas demorei a topar participar de uma.

Hoje venho falar com vocês sobre como funcionam e as vantagens de se fazer uma leitura coletiva, uma forma diferente de devorar um livro, conforme explico a seguir.

Na leitura coletiva, um grupo de pessoas se compromete a ler determinado livro ao mesmo tempo. São feitos cronogramas relativos à quantidade de páginas a cada período de dias e metas de prazo para conclusão e discussão da leitura.

Tal medida incentiva a leitura, sobretudo para quem ainda não tem o hábito de ler diariamente determinado número de páginas. Normalmente, a quantidade de páginas definida para cada período de dias é pequena e, para leitores habituais, é possível até mesmo revezar com outros livros sem perder o prazo.

A ideia é que se reúnam para participar pessoas com o mesmo gosto de leitura, para que se tenha a possibilidade de gerar uma discussão interessante.

Como sabem, um livro pode gerar muitas reflexões e, a depender do leitor, visões, impressões e opiniões diferentes. É muito gostoso poder compartilhar nossas ideias com os demais participantes e ter acesso ao que cada um sentiu com aquela história.

Em regra, é muito difícil que se tenha, na convivência do dia a dia, pessoas que compartilhem o mesmo gosto por leitura, a ponto de ler os mesmos livros e dividir as opiniões. Assim, a garantia de que leitores habituais leram o mesmo livro, ao mesmo tempo e estão dispostos a discuti-lo é muito reconfortante.

Um ponto muito importante a ser mencionado é a necessidade de que cada leitor tenha compromisso com a leitura e o prazo, pois não há nada pior que o prazo findar e algumas pessoas não terem terminado a leitura.

Em algumas leituras coletivas há, ainda, a possibilidade de participação do autor nas discussões, o que aumenta ainda mais a empolgação dos leitores, afinal... quem não queria ter a oportunidade de conversar sobre a história logo com a pessoa que a escreveu? (Seja para elogiar, para perguntar sobre alguma cena ou até para confessar suas mágoas por matar o seu personagem favorito! rs)

Daqui para frente, participaremos de algumas leituras coletivas e em breve trarei posts específicos sobre cada uma para vocês!

E vocês, já participaram de alguma leitura coletiva? O que acharam? Me contem nos comentários!

#PRACEGOVER: Fundo bege com desenhos de folhas, foto centralizada que traz uma pilha de livros amarrada com uma fita rosa. Na frente, uma flor vermelha, um pequeno urso de pelúcia, um pequeno anjo e um marcador do blog. Inscrição: "Leitura coletiva... o que é???"

#PRACEGOVER: Caricatura de Karla Samira,
inscrição "Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Que bacana seu post, Karlinha!
    Muito oportuno neste momento que vivenciamos
    Eu adoro leituras coletivas e participo de várias
    Tomara que você goste!
    Vou acompanhar as suas também
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida, cada pessoa com seu livro, sendo o mesmo em uma rodinha ou todos lendo no mesmo livro literalmente?

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.