15 de abril de 2020

[Entrevista] com a autora Thaisa Lima

#PRACEGOVER: Montagem com a foto da autora (que traz um cachorro no colo)
e a inscrição "Entrevista THAISA LIMA"


Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje é dia de entrevista por aqui!

Nossa estrela de hoje é a autora parceira Thaisa Lima, por quem o Pacote tem um imenso carinho.

Vamos às perguntas?

Quem é Thaisa Lima?

Uma blogueirinha apaixonada por café e protetora ferrenha dos animais. Vegetariana, leitora compulsiva e faz qualquer coisa para ver a família feliz. Thaisa Lima é gente como a gente. (risos)

Quando e como começou a escrever?

Eu escrevo desde criança, mas nunca tive a intenção de publicar nada. Me tornei blogueira há 10 anos atrás, em um blog sobre o jogo World of Warcraft, depois passei a escrever sobre o universo literário também. Em 2016 comecei a escrever meu primeiro romance, como forma de terapia para me ajudar numa crise de depressão e luto, sem muitas pretensões de publicação, mas em 2018 a escritora nasceu junto com o Minha Resiliência. Incentivada por uma amiga, resolvi publicar meu primeiro livro e me surpreendi com a aceitação das pessoas.

#PRACEGOVER: Thaisa Lima sentada em uma cadeira preta. Ela tem a pele clara, cabelos castanhos pouco abaixo dos ombros, está de calça preta e blusa listrada de preto e branco.


Tem algum autor que você considere uma referência para o seu trabalho como escritora?

Eu sou fã de alguns autores e gosto de estudar a forma como eles escrevem. São eles: Stephen King, Diana Gabaldon e Harlan Coben (bem diferente do que costumo escrever, eu sei). Cada um tem algo que me chama atenção e me inspira. É, posso dizer que servem como referência sim.

Fale um pouco sobre seu livro “Minha resiliência”. 

O Minha Resiliência é um livro muito especial para mim. Não só pelo fato de ter sido meu primeiro romance, mas por ser uma autoficção e conter alguns elementos que aconteceram de verdade. É um livro que me acompanhou no pior momento da minha vida, onde eu não via saída e estava sofrendo muito. Ele é uma homenagem para a minha mãe e um lembrete de que toda tempestade, em algum momento, dá lugar ao sol. É um livro onde eu derramei meu coração, minha esperança, dor e amor.

Fale um pouco sobre a série de contos “Quatro estações”. 

Quatro estações é uma série introdutória para os meus próximos romances. Cada livro trata da história de um casal diferente, porém são histórias que se entrelaçam, pois todas se passam com pessoas que se conhecem e na cidade de Esperança. É uma série onde resolvi abordar alguns temas que julgo importantes no combate aos preconceitos diversos que existem na nossa sociedade. É uma série que está me dando um certo trabalho em escrever mas que tem me deixado muito orgulhosa do resultado.

Tem algum personagem favorito ou com quem mais se identifique nos seus livros? 

Todos os meus personagens são importantes e carregam alguma coisa de mim, mas a que mais eu me identifico é Maria Clara de Minha Resiliência. Emprestei pra ela a minha personalidade e as minhas dores...

#PRACEGOVER: Thaisa Lima tem a pele clara, cabelos castanhos longos, blusa vermelha.
De frente para a foto, traz em mãos um exemplar do seu livro Minha resiliência. Ao fundo, estante com livros.


Quanto às características dos personagens, você se inspirou em alguém que conhece?
Acho que todo autor sempre se inspira em alguém conhecido, seja um amigo, um amor, um parente, um vizinho ou mesmo algum caso que conheceu através dos jornais e internet. Eu gosto de me inspirar em pessoas que conheço para criar meus personagens e eu tenho alguns que foram criados assim, mas não posso falar quem são. Outros surgem em minha mente, prontinhos, me pedindo para contar suas histórias.

Qual o seu próximo projeto?

Atualmente estou trabalhando na série As quatro estações. Estou escrevendo o primeiro romance da série, o “Um outono de saudade” que é a continuação de “Aconteceu no outono”. Tenho mais alguns projetos de contos para esse ano também. Aguardem as novidades.

Deixe um recadinho aos leitores do Pacote Literário.

Eu só tenho a agradecer pelo carinho de cada leitor, em ler meus livros, acompanhar meu trabalho e me presentear com cada comentário sobre minhas obras. Obrigada por vocês existirem em minha vida, afinal eu não seria uma escritora sem os meus leitores.

Espero que tenham gostado da entrevista. Caso tenham mais perguntas para a autora, ela ficará feliz com sua visita através do seu Instagram.

Thaisa, o Pacote Literário agradece pela sua atenção e lhe deseja todo sucesso!

Caricatura de Karla Samira,
inscrição "Matéria de Karla Samira"

2 comentários:

  1. Eu amei essa entrevista e só tenho muito o que agradecer a vocês. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista, Karlinha! Adorei!
    Estou na LC de Minha resiliência e estou adorando.
    Muito bom conhecer um pouco mais esta autora tão querida
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.