21 de setembro de 2017

[Entrevista] Joe de Lima

Olá, leitores queridos!

No post de hoje, o Blog Pacote Literário traz uma entrevista especial com o autor parceiro do blog Joe de Lima!


Vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele?!



1 - Quem é Joe de Lima?

R: Um apaixonado por livros e HQs, por games, filmes e séries. Basicamente, tudo que envolve cultura pop me interessa. E lógico, adoro contar histórias.

2 - Quando e como começou a escrever?
R: Como já disse, adoro contar histórias e nem sei dizer quando comecei. Desde que me lembro eu gostava de encher o chão da sala com desenhos de giz, até minhas brincadeiras tinham tramas com começo, meio e fim. Então esse sempre foi um caminho natural pra mim. Nem consigo imaginar minha vida sem isso.

3 - Tem algum autor que considere uma referência para o seu trabalho como escritor?
R: Gosto muito da dinâmica narrativa de James S. A. Corey e dos personagens profundos de Robin Hobb. Acredito que essas sejam minhas duas maiores influências, mas não tenho uma só. Comecei a ler Brandon Sanderson recentemente e estou adorando, quero ver mais dele e tentar absorver algumas coisas. No fim, acabo pegando um pouco de cada livro que leio.

4 - Fale um pouco sobre a "Trilogia Vera Cruz”
R: Vera Cruz é uma série young adult ambientada numa espécie de versão futurista do Brasil. O protagonista dessa história é um rapaz chamado Marcel, que luta para superar as próprias limitações num cenário com muita ação e aventura, com um fundo político complexo, com questões ambientais e também com um pouco de romance e espionagem. Também aproveitei para falar sobre muito do que tem acontecido em nosso país nos últimos anos.


resenha aqui


resenha aqui

5 - Tem algum personagem favorito em algum de seus livros ou um com quem mais se identifique? 
R: Os personagens que mais gosto são aqueles que começam pequenos e acabam maiores e mais interessantes do que eu tinha previsto. É gostoso ver até onde esse tipo de personagem pode chegar. Mas não tenho um favorito, todos os meus personagens me ajudam a externar algum pensamento, alguma visão que eu tenho ou um sentimento. Não dá para apontar só um deles, gosto de todos, até os vilões.

6 - Quanto às características dos personagens, você se inspirou em alguém que conhece?
R: Sei que muitos autores e autoras se inspiram em amigos, eu mesmo conheço muita gente que faz isso, mas não é muito meu estilo. Em geral, me inspiro mais nas minhas próprias experiências. Outras vezes, crio personagens que me permitam colocar para fora algo que estou pensando ou sentindo.

7 - Qual o seu próximo projeto?
R: Bom, já lancei um livro fora da Trilogia Vera Cruz, o Dragão de Gaia, que foi bem gostoso de escrever. Tenho muitas ideias para os próximos livros, mesmo assim, prefiro não ser específico quando falo do futuro. Os planos podem mudar, sabe como é. O que posso garantir é que vão ver mais ficção cientifica com a minha assinatura. Já tivemos o boom do terror nacional e o boom da fantasia nacional, só que ainda está faltando o boom do sci-fi nacional, e quero muito ser parte disso.





8 - Deixe um recadinho aos nossos leitores.

R: Leiam meus livros! Falando sério agora, deem uma chance à literatura brasileira. E convençam pelo menos mais uma pessoa a ler um livro nacional. E não digo isso por nacionalismo, mas por serem boas obras, que merecem ser lidas. E quando forem dar essa chance, não esqueçam dos meus livros (risos).
Abraços!


Joe, o Blog Pacote Literário agradece pela entrevista! Reiteramos nossa admiração pelo seu trabalho e lhe desejamos muito sucesso !!!


2 comentários:

  1. Que legal! Adorei saber um pouco mais sobre o autor! Essas capas dos livros dele são lindas e as resenhas me deixaram com água na boca. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força, Karla e por me emprestar o blog para contar um pouco da minha jornada :D
    Abraços!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.