25 de março de 2017

[Série Indicação] House of Cards



Oi pessoal!

É um grande prazer para mim poder escrever sobre filmes e séries nesse espaço tão bacana... espero que gostem! Eu sou bem eclético e sugestões são super bem-vindas. Como esse é meu primeiro texto aqui no blog, resolvi escrever sobre a minha série favorita: “House of Cards”! Eu fiquei viciado desde os primeiros minutos do “piloto”... e ainda estou assim depois de mais 51 episódios.

House of Cards” é uma série norte-americana produzida pela Netflix, e já em 2013, quando foi lançada, tornou-se um dos carros-chefes do conteúdo exclusivo oferecido pela plataforma. 

Com um elenco de peso, liderado por ninguém menos que Kevin Spacey (Oscar de melhor ator em 2000 por “Beleza Americana” e melhor ator coadjuvante em 1996 por “Os Suspeitos” ) e Robin Wright (“Forrest Gump” e “O Homem que Mudou o Jogo”), a série retrata a escalada de Frank Underwood, um congressista ávido por poder, interpretado por Spacey, no complexo sistema político dos Estados Unidos. Frank é dono de escrúpulos reduzidos e uma moral, no mínimo, duvidosa, o que leva a arcos de história muito interessantes e, por vezes, chocantes, em sua busca incansável pelo topo.





Além da interpretação magistral de Spacey, que confere grande credibilidade ao personagem, outro trunfo da série atende pelo nome de Claire Underwood. Claire, interpretada por Wright, é a esposa de Frank e representa uma figura tão forte quanto ele próprio na série. Apoiando (ou não) seu marido nas mais diversas situações, Claire se destaca como uma das personagens mais complexas, independentes e bem escritas no cenário atual de séries.

O elenco coadjuvante também não deixa a desejar, com destaque para Michael Kelly como Doug Stamper, assessor e braço direito dos Underwood, Corey Stoll como Peter Russo, congressista aliado de Frank, e Kate Mara como Zoe Barnes, jornalista que desenvolve um complicado relacionamento com Frank. Entre outros prêmios recebidos por “House of Cards”, Spacey e Wright já foram agraciados com o Globo de Ouro por suas atuações na série.

É muito interessante acompanhar o desenvolvimento da trama no âmbito da famigerada estrutura de poder nos Estados Unidos. Torcer a favor ou contra Frank é uma prerrogativa de quem assiste, mas é impossível ficar indiferente à sua personalidade e às suas atitudes. Mais do que um anti-herói, Frank é um retrato brutal da obstinação, com toda a agressividade que isso pode trazer.





O (des)equilíbrio da delicada relação política-imprensa também é um tema recorrente na série, e suas nuances têm interferência direta no enredo. A grandiosidade dessa história jamais poderia ser transmitida sem um roteiro redondo e uma produção à altura, e é isso que a competente equipe por trás das câmeras entrega aos espectadores.

Não se enganem, porém. Não se trata de uma série fácil de assistir; linguagem forte, cenas picantes e situações em que se mostra o que há de pior na natureza humana são comuns ao longo dos episódios. Nada, no entanto, fora do contexto necessário à série.

House of Cards” tem quatro temporadas, com 13 episódios cada uma. A quinta temporada estreia na Netflix em 30 de maio desse ano; todos os novos episódios serão liberados simultaneamente. Até lá, eu estarei aqui, muito ansioso para acompanhar as novas artimanhas de Frank e Claire.


Até a próxima!






4 comentários:

  1. Ah, que dica boa, Leo!
    Confesso que não assisto muito séries, mas aqui em casa todos amam!
    Já tinha lido ótimas críticas e quero muito assistir
    Adoro o trabalho do Kevin Spacey
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro!!! E não vejo a hora da quinta temporada.
    Seja bem vindo, Leo!

    ResponderExcluir
  3. Leo, seja bem vindo! Comecei a assistir e acabei não levando à frente, mas pretendo voltar, ainda mais depois de ler sua indicação!

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Seja bem vindo ao blog!
    Eu já conhecia a série pois meu pai começou a assistir quando assinei a Netflix, mas ele não é lá muito paciente e abandonou a série no começo da segunda temporada, diz que enjoou, vai saber, rs
    Gostei bastante da sua resenha, deu uma ideia bem geral de como é a série e sem spoilers, hahaha.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.