2 de março de 2017

[Resenha] Um Pôr do Sol


UM PÔR DO SOL
Autor: Lucas Eberle
Editora: Chiado
Ano: 2015
Páginas: 133


Livro cedido em parceria com a Editora

Sinopse: Alice, divertida, extrovertida, feliz.Pedro, solitário, desanimado, triste.Dois adolescentes de diferentes personalidades que são unidos pelo acaso, quando a vida de Pedro está em risco e Alice é a única que pode ajudá-lo.Num mundo egoísta e individualista, os dois precisarão estar unidos, pois têm apenas um ao outro.




Hoje vou contar sobre esse livro repleto de sentimentos, que desperta diversas sensações no leitor, pois tem boa dose de drama, de maneira "nua e crua", bem como a realidade.

Primeiramente, cabe ressaltar a capa maravilhosa dessa obra, trabalho perfeito da Editora Chiado, pois, além de linda, a capa tem tudo a ver com a história.



O livro é dividido em duas partes: a primeira, narrada por Pedro, nos conta um pouco de sua vida em um abrigo para crianças.

Pedro tem 18 anos e perdeu seus pais em um acidente, aos 13. No orfanato em que reside, convive com bullying por parte dos demais e a diretora o pressiona para que consiga um emprego, já que nessa idade só poderia permanecer na casa se cumprisse essa condição.


"- A gente tem que aprender a jogar as pedras que aparecem na nossa vida, não podemos nos prender a elas. Temos que esquecê-las e jogá-las o mais longe possível de nós, para então podermos seguir em frente e sermos livres."


Extremamente depressivo e sem ter com quem contar, Pedro tem apenas os "conselhos" de Mel, sua amiga imaginária, com quem conversa antes de dormir.

Certo dia, ele toma uma decisão para colocar fim ao seu sofrimento e encontra Alice, uma jovem de 16 anos, em uma ponte. Ela passa a mostrar a Pedro uma nova forma de ver a vida, dando valor às coisas simples como apreciar um pôr do sol.



A segunda parte da trama, contada por Alice, traz detalhes de sua vida após Pedro ter sofrido um suposto acidente (vou falar bem por alto, para não dar spoiller).

Alice faz estágio em um hospital onde Pedro é internado (e se encontra desacordado) e se apaixona perdidamente por ele.

Pedro respira através de aparelhos e o seu estado de saúde é tão grave que querem desligá-los. Alice tem que tentar salvá-lo, pois não pode deixar morrer o amor de sua vida!

"Estou parada em frente à entrada, do outro lado da calçada, não sei se me deixarão entrar no quarto dele, não estou trabalhando hoje, mas são quatro horas e agora é o horário de visitas, como ele não recebe visitas, acredito que me deixarão entrar, espero que sim, quero ver Pedro."


O livro é bem escrito e se desenvolve em uma leitura fácil, fluida e rápida. Na primeira parte, o autor é um pouco repetitivo e, na segunda, o leitor chega a ficar perdido, pois a narrativa muda completamente, bem como os acontecimentos na história.

A obra nos traz temas muito fortes, como a depressão, a orfandade, o suicídio, a eutanásia e o bullying e, em minha opinião, todos eles poderiam ter sido explorados de forma mais profunda na trama.

Com essas ressalvas e, principalmente por se tratar de um autor extremamente jovem, recomendo o livro a quem curte um bom drama que pode ser facilmente absorvido em uma rápida leitura.

As folhas são bege claro e a fonte é confortável, embora um pouco menor que o usual, o que não dificulta a leitura.



Clique aqui e adicione Um Pôr do Sol no Skoob

Para Adquirir:
Chiado Editora









4 comentários:

  1. Oi Karla! Simplesmente adorei essa linda capa e já fiquei interessada na leitura, pois adoro bons dramas.

    ResponderExcluir
  2. Karla, achei muito bacana seu post
    Adoro os livros da Chiado e fiquei bem curiosa para ler sete livro também. Estes temas sempre me chamam a atenção.
    Ja coloquei na minha lista
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dessa editora, vou levar a dica com certeza.

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Muito interessante este livro. Achei a capa bem bonita, a editora fez um ótimo trabalho. Eu gosto de livros que tem pontos de vistas diferentes, parece que faz a história ficar mais completa. Tomara que o autor consiga "crescer" para o próximo livro e tire um pouco a questão da repetição que não lhe agradou.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.