Autor: José Manuel Fernández
Editora: Petit
Ano: 2015
Páginas: 224
Livro cedido em parceria com a Editora
Morreu e Não Sabia - A história de um jovem desencarnado trata-se de um livro espírita, porém, um pouco diferente. A história não é sobre uma vida passada, mas sim da trajetória de um jovem que acaba de desencarnar, ou seja, morre, não compreende de imediato sua nova realidade e assim o acompanhamos até ele ter essa elucidação e seguir seu caminho.
João, nosso protagonista, cego pelo ciúmes em relação à garota que ama e seu melhor amigo, acaba perdendo a vida de forma brusca e precoce.
Com apenas 17 anos, João se vê em outro plano e não entende em nada o que lhe ocorreu. Nesse momento encontra o espírito de um militar que o ajuda a compreender seu desencarne. Mesmo assim, João continua a nutrir forte ciúmes e o imenso desejo de vingança, principalmente contra o seu amigo.
"Trata-se de sua liberdade e decisão. Só pretendia deixar claro que cada ação praticada por você é seguida de uma reação equivalente."
Com João temos a visão de um recém-desencarnado, suas dúvidas, o choque ao constatar a morte do corpo, o achar que está só, a mistura de sentimentos. E vemos que ninguém fica desamparado. Em sua jornada ele encontrará o auxílio de espíritos evoluídos que o ajudarão em sua nova condição e redenção.
"Não sei o que pensar, mas estou convencido de que os bons companheiros nunca nos deixam sozinhos diante das dificuldades nem nas piores circunstâncias, inclusive depois de mortos."
Morreu e não sabia traz bons ensinamentos para nossa vida e a relação com as outras pessoas. Fala sobre amizade, perdão, amor. Faz refletir sobre o modo como vemos as coisas e as conclusões que tiramos.
Para mim, a maior mensagem do livro foi sobre as escolhas que fazemos e a nossa responsabilidade sobre essas escolhas e suas consequências.
" O amor não tem barreiras, está livre delas, e tenho certeza de que não importa o plano em que se esteja, nem o lugar onde se viva."
O único ponto é que achei que algumas mudanças foram um pouco rápidas mas nada que atrapalhe a compreensão do leitor. Fora isso, a leitura flui bem e o autor é claro em suas explicações.
O livro está muito bem escrito, as folhas são brancas, com o tamanho da fonte adequado para um boa leitura, e não encontrei erros de revisão. O trabalho da editora é impecável.
Uma leitura edificante e com grandes lições.
Indico a todos que apreciam a literatura espírita e para aqueles que têm curiosidade sobre o assunto.
Clique aqui e adicione Morreu e Não Sabia no Skoob
Não sou espirita, mas gosto muito de livros espiritas... de certa forma eles nos ajudam a ver a realidade de outra forma, sabe? Certa vez li "O amor é para os fortes" e era incrível.
ResponderExcluirEsse me pareceu ser muito bom, livros que tratam de assuntos relacionados a nossa realidade, nossas escolhas... não é apenas um livro que você leu... é um livro que você leu e aprendeu, e pelo visto com esse a gente aprende bastante coisa. Beijos <3
www.quetransborde.com.br
Eu não conhecia esse título, mas isso talvez pelo fato de não ler muito sobre o gênero. De qualquer maneira, espero poder ter a oportunidade de conferir obras do gênero e esse parece ser interessante, ainda mais por conta das lições.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Tô querendo muito ler esse. A Petit sempre trás livros que nos fazem refletir sobre o que fazer e como isso trás consequências.
ResponderExcluirFica uma dica para você Pelos Caminhos da Vida, é lindo.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olá,
ResponderExcluirNunca li livros espiritas, mas esse em especial chamou bastante atenção, pela mensagem que ele passa. Pelo que eu vi, a Petit, publica bons livros reflexivos.
Bjs
Oi Fernanda, eu não curto livros desse gênero mas sei reconhecer quando uma obra é boa e esse livro parece ser interessante para os que gostam do tema. A história não me atrai e não tenho pretensões de lê-lo algum dia mas estou certa que é um bom livro para que curte.
ResponderExcluirOi Fernanda, eu não conhecia esse livro e apesar dele falar sobre amizade, perdão, amor que são temas que me atraem para a leitura, além de ser reflexivo, não costumo ler livros espíritas, mas parece ser bem interessante para quem gosta do gênero.
ResponderExcluirBeijos.
Olá
ResponderExcluirAcho a sinopse desse livro bem interessante, essa coisa meio Sexto Sentido,da pessoa morrer e não saber, mas lendo sua resenha acho que não é bem o que eu esperava, isso me deixou indecisa quanto a leitura.
Beijos
www.poyozodance.blogspot.com.br
Já conheci a história e achei edificante. Possui muitos aprendizados e lições de vida. Aprendemos as consequências de nossas escolhas e também da importância se saber perdoar. Excelente resenha! Grande abraço!
ResponderExcluirwww.lostgirlygirl.com
Olá!
ResponderExcluirLivros espíritas não são muito minha praia, mas já li um da Zibia e gostei da mensagem que ele trouxe. Creio que Morreu e não sabia seja da mesma forma.
Acho que a caminhada de João para compreender sua condição, e deixar de lado a vingança, pode trabalhar uma lição muito boa que acalenta o coração.
Bj
Olá,
ResponderExcluirEu nunca fui muito de ler livros espiritas mas gostei muito da premissa dessa história. Gosto de livros que tocam o coração e esse livro parece fazer exatamente isso. Com certeza pretendo ler em breve.
Abraços
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/
O primeiro livro espírita que li foi mês passado, o título é Pelos Caminhos da Vida. Eu gostei muito. Morreu e não sabia me parece uma leitura enriquecedora, e espero ter a oportunidade de fazê-la um dia. Sua resenha ficou ótima :)
ResponderExcluirBeijos
Olá,
ResponderExcluirNunca li nenhum livro espírita mas tenho muita curiosidade, e a história desse livro chamou bastante a minha atenção. Amei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve. =)
Beijos